terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Liga Sagres: Sporting vence em Setúbal com um bis de Liedson

O Sporting venceu esta noite o V. Setúbal por 2-0, em jogo a contar para a 12ª Jornada da Liga Sagres, disputado no Estádio do Bonfim, na cidade do Sado.

Com este resultado, os "leões" sobem para o 6º lugar, ultrapassando o Rio Ave, que nesta ronda não foi além de um empate a zero com o Belenenses.

Crónica do Jogo:

Numa partida em que a equipa leonina estava proibida de perder pontos, sob pena de se afastar definitivamente da luta pelo título, Liedson conseguiu inaugurar o marcador logo aos 4 minutos, depois de um passe incrível do chileno Matias Fernandez.

Com este golo madrugador, o Sporting deitou a pressão para "trás das costas" e começou a jogar a um ritmo calmo e tranquilo.

Apesar de estar a perder por 1-0, o V. Setúbal manteve a mesma táctica e, aos 15 minutos, conseguiu introduzir a bola na baliza de Rui Patrício, mas o árbitro Elmano Santos invalida (e bem) o tento marcado pelo senegalês Keita, que estava em clara posição de fora-de-jogo.

A meio da primeira parte, o mesmo avançado falha uma soberana oportunidade para empatar: quando estava sozinho perante Rui Patrício, Keita rematou para as bancadas, levando Manuel Fernandes ao desespero.

Ao intervalo, Carlos Carvalhal teve de fazer uma substiuição forçada, pois russo Izmailov sofreu uma contusão muscular (que não tem nada a ver com a anterior lesão, segundo os responsáveis médicos do Sporting) e teve de abandonar a partida mais cedo do que o previsto.


Apesar desta contrariedade, o Sporting apresentou-se muito forte no início da segunda parte e só não marcou o segundo golo por manifesto azar.

Quanto ao V. Setúbal, a equipa sadina atacava pouco e mal, o que levava a intensas discusões entre os jogadores e o treinador Manuel Fernandes.

A toada de jogo manteve-se até ao minuto 87, altura em que aconteceu o segundo golo do Sporting, marcado por Liedson de forma estranha e caricata: a bola é bombeada para a zona de ataque dos "leões", mas não é atacada por ninguém, pois o jogador mais perto é Liedson, que nem sequer se faz ao lance, pois está em clara posição de fora-de-jogo; no entanto, como o esférico seguiu calmamente até ao guarda-redes Nuno Santos, o árbitro deixa seguir o lance, apesar do seu auxiliar ter levantado a bandeira a assinalar falta. Assim que o guardião consegue captar a bola chuta-a para a frente não se apercebendo que o jogo não estava interrompido, tal como pensava. Quem não estava distraído era Liedson, que correu para a bola, andou dois metros e colocou-a no fundo da baliza sadina, que estava completamente sem ninguém.

Mas, em todo este caricato lance, há 1 erro do árbitro Elmano Santos, que passou despercebido a toda a gente, e que só visível através das repetições televisivas. Antes de Nuno Santos ter captado a bola, esta sai pela linha de fundo e deveria ter sido assinalado um pontapé de baliza. No entanto, como a jogada é muito rápida, temos que dar o benefício da dúvida ao juiz da partida, que, tal como nós, não se deve ter apercebido da situação durante o lance corrido.

A terminar, uma última nota para referir outro acontecimento no mínimo inédito: as únicas 2 jogadas que André Pinto fez foram punidas com cartão amarelo, o que quer dizer, que o jogador sadino esteve apenas alguns minutos em campo, depois de ter entrado durante a segunda parte.

Com este resultado, o Sporting passa a somar 18 pontos, ficando a 1 do Marítimo e a 3 do Nacional da Madeira, que estão na 5ª e 4ª posições, respectivamente, enquanto o V. Setúbal continua na última posição com apenas 8 pontos em 12 jogos.


POSITIVO - A exibição da equipa leonina, especialmente do médio Marat Izmailov e do avançado Liedson, autor de um bis

NEGATIVO - A distração de Nuno Santos e o erro de Elmano Santos no lance que originou o segundo golo do Sporting


Sob arbitragem de Elmano Santos (AF Madeira), as equipas alinharam com:

V. SETÚBAL – Nuno Santos; Zarabi, Marc Zoro, Lourenço e Rúben Lima; Sandro, Djikiné; Luís Carlos, Álvaro Fernandez e Alan; Keita.

SPORTING – Rui Patrício; Abel, Daniel Carriço, Andresson Polga e Marco Caneira; Miguel Veloso, Adrien Silva, João Moutinho, Marat Izmailov e Matias Fernandes; Liedson.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: O Jogo

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Liga Europa: Sporting empata com Heerenveen e garante o apuramento para a próxima fase

O Sporting empatou esta noite com os holandeses do Heerenveen (1-1), em jogo a contar para a 5ª e penúltima jornada da Liga Europa, disputado no Estádio Alvalade Séc. XXI, em Lisboa.

Com este resultado, os "leões" garantem o primeiro lugar do Grupo D, pois a uma ronda do fim, têm 4 pontos de vantagem sobre o Herta de Berlim, que actualmente ocupa a 2ª posição.

Crónica do Jogo:

Apesar de ter tido uma entrada de leão, o Sporting voltou a realizar uma péssima exibição, mostrando-se muito apático e sem atitude.

Logo no início da partida, Liedson teve a primeira (e única) oportunidade da equipa leonina durante os primeiros 45 minutos, mas não conseguiu bater Vandenbussche, que segundos antes tinha perdido a bola para o levezinho, depois de um desentendimento com Beerens.

A partir daqui o jogo entrou numa toada morna, com a equipa do Sporting a mostrar um futebol sem criatividade, e o Heerenveen a jogar com a táctica "pontapé para a frente".

Só no fim da primeira metade é que se voltou a ver uma jogada com perigo no mal tratado relvado de Alvalade: Elm surge isolado na grande área, mas Rui Patrício consegue resolver a situação sem grandes sobressaltos.

Logo depois, o árbitro checo Pavel Kravolec apitou para o intervalo e começou-se a ouvir os primeiros assobios vindos da bancada, ainda que de forma ténue.


Na segunda parte, Carlos Carvalhal apostou em Leandro Grimi e Marat Izmailov, mas foi o Heerenveen quem entrou melhor.

Aos 48 minutos, Assaidi, no flanco esquerdo, passa por Pedro Silva; caminha para a baliza, e já em posição frontal, remata forte e colocado, fazendo o primeiro golo da partida.

Em desvantagem, o "leão" tardou a mostrar as garras, pois só aos 61 minutos é que João Moutinho cria a primeira grande oportunidade do Sporting na segunda metade, ao chutar uma bola que passa a centímetros do poste esquerdo de Vandenbussche.

Pouco depois, Liedson faz um excelente cabeceamento, mas o guardião holandês nega o golo ao fazer uma grande defesa. No minuto seguinte, o mesmo Liedson volta a falhar o empate, depois de ter rematado ao lado da baliza, quando se encontrava completamente isolado.

Como diz o velho ditado, "quem não marca, sofre", e foi isso mesmo que ia acontecendo ao Sporting à passagem do minuto 72, mas Papadoupolos falhou o alvo por centímetros, depois de uma asneira tremenda de Rui Patrício, que nem ficou na baliza, nem atacou a bola.

Quando já toda a gente pensava que o Sporting ia somar mais uma derrota em casa, o argentino Leandro Grimi marca o golo do empate, depois de ter rematado cruzado uma bola "oferecida" por Liedson, que foi considerado pela crítica, o "menos mau" da equipa leonina.


Na próxima jornada, o Sporting (já com o apuramento e o 1º lugar garantidos) vai até à Alemanha defrontar o Herta de Berlim. Os alemães precisam apenas de um empate para passarem à fase seguinte, depois de ter vencido, esta noite, o Ventspils.


Ficha de jogo:

Estádio: Alvalade Séc. XXI, em Lisboa.

Árbitro: Pavel Kravolec (Rep. Checa)


SPORTING - Rui Patrício; Pedro Silva, Daniel Carriço, Andresson Polga e Marco Caneira; Miguel Veloso, Adrien Silva, João Moutinho e Matías Fernandez; Hélder Postiga e Liedson.

Jogaram Ainda: Leandro Grimi, Marat Izmailov e Felipe Caicedo

Suplentes não utilizados: Stojkovic, Tonel, Bruno Pereirinha e Carlos Saleiro.

Treinador: Carlos Carvalhal.


HEERENVEEN - Vandenbussche; Breuer, Bak Nielsen, Dingsdag e Popov; Grindheim, Elm e Papadoupolos; Beerens, Assaidi e Losada.

Jogaram Ainda: Veyryen, Elyounoussi e Paulo Henrique

Suplentes não utilizados: Lejsal, Djuric, Koning e Sibon.

Treinador: Jan de Jonge.


Disciplina: Cartão amarelo para Liedson (52'), Popov (67') e Elm (77')


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: O Jogo