quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Liga Europa: Sporting empata com Heerenveen e garante o apuramento para a próxima fase

O Sporting empatou esta noite com os holandeses do Heerenveen (1-1), em jogo a contar para a 5ª e penúltima jornada da Liga Europa, disputado no Estádio Alvalade Séc. XXI, em Lisboa.

Com este resultado, os "leões" garantem o primeiro lugar do Grupo D, pois a uma ronda do fim, têm 4 pontos de vantagem sobre o Herta de Berlim, que actualmente ocupa a 2ª posição.

Crónica do Jogo:

Apesar de ter tido uma entrada de leão, o Sporting voltou a realizar uma péssima exibição, mostrando-se muito apático e sem atitude.

Logo no início da partida, Liedson teve a primeira (e única) oportunidade da equipa leonina durante os primeiros 45 minutos, mas não conseguiu bater Vandenbussche, que segundos antes tinha perdido a bola para o levezinho, depois de um desentendimento com Beerens.

A partir daqui o jogo entrou numa toada morna, com a equipa do Sporting a mostrar um futebol sem criatividade, e o Heerenveen a jogar com a táctica "pontapé para a frente".

Só no fim da primeira metade é que se voltou a ver uma jogada com perigo no mal tratado relvado de Alvalade: Elm surge isolado na grande área, mas Rui Patrício consegue resolver a situação sem grandes sobressaltos.

Logo depois, o árbitro checo Pavel Kravolec apitou para o intervalo e começou-se a ouvir os primeiros assobios vindos da bancada, ainda que de forma ténue.


Na segunda parte, Carlos Carvalhal apostou em Leandro Grimi e Marat Izmailov, mas foi o Heerenveen quem entrou melhor.

Aos 48 minutos, Assaidi, no flanco esquerdo, passa por Pedro Silva; caminha para a baliza, e já em posição frontal, remata forte e colocado, fazendo o primeiro golo da partida.

Em desvantagem, o "leão" tardou a mostrar as garras, pois só aos 61 minutos é que João Moutinho cria a primeira grande oportunidade do Sporting na segunda metade, ao chutar uma bola que passa a centímetros do poste esquerdo de Vandenbussche.

Pouco depois, Liedson faz um excelente cabeceamento, mas o guardião holandês nega o golo ao fazer uma grande defesa. No minuto seguinte, o mesmo Liedson volta a falhar o empate, depois de ter rematado ao lado da baliza, quando se encontrava completamente isolado.

Como diz o velho ditado, "quem não marca, sofre", e foi isso mesmo que ia acontecendo ao Sporting à passagem do minuto 72, mas Papadoupolos falhou o alvo por centímetros, depois de uma asneira tremenda de Rui Patrício, que nem ficou na baliza, nem atacou a bola.

Quando já toda a gente pensava que o Sporting ia somar mais uma derrota em casa, o argentino Leandro Grimi marca o golo do empate, depois de ter rematado cruzado uma bola "oferecida" por Liedson, que foi considerado pela crítica, o "menos mau" da equipa leonina.


Na próxima jornada, o Sporting (já com o apuramento e o 1º lugar garantidos) vai até à Alemanha defrontar o Herta de Berlim. Os alemães precisam apenas de um empate para passarem à fase seguinte, depois de ter vencido, esta noite, o Ventspils.


Ficha de jogo:

Estádio: Alvalade Séc. XXI, em Lisboa.

Árbitro: Pavel Kravolec (Rep. Checa)


SPORTING - Rui Patrício; Pedro Silva, Daniel Carriço, Andresson Polga e Marco Caneira; Miguel Veloso, Adrien Silva, João Moutinho e Matías Fernandez; Hélder Postiga e Liedson.

Jogaram Ainda: Leandro Grimi, Marat Izmailov e Felipe Caicedo

Suplentes não utilizados: Stojkovic, Tonel, Bruno Pereirinha e Carlos Saleiro.

Treinador: Carlos Carvalhal.


HEERENVEEN - Vandenbussche; Breuer, Bak Nielsen, Dingsdag e Popov; Grindheim, Elm e Papadoupolos; Beerens, Assaidi e Losada.

Jogaram Ainda: Veyryen, Elyounoussi e Paulo Henrique

Suplentes não utilizados: Lejsal, Djuric, Koning e Sibon.

Treinador: Jan de Jonge.


Disciplina: Cartão amarelo para Liedson (52'), Popov (67') e Elm (77')


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: O Jogo

Sem comentários: