domingo, 29 de novembro de 2009

Liga Sagres: Sporting e Benfica empatam a zero

O Sporting empatou, esta noite, a zero bolas com o Benfica, em jogo a contar para a 11ª Jornada da Liga Sagres, disputado no Estádio Alvalade Séc. XXI.

Com este resultado, os "encarnados" assumem a liderança do campeonato, mas ainda poderão ser ultrapassados nesta ronda pelo Sp. Braga, se os bracarenses vencerem o U. Leiria na próxima 2ª Feira.


Crónica do Jogo:


Com necessidade absoluta de vencer para não se atrasar ainda mais na luta pelo título, o Sporting entrou em campo com "as garras de fora", disposto a marcar um golo o mais cedo possível.

Porém, o primeiro lance de perigo só aconteceu à passagem do 20º minuto, quando Andresson Polga, em boa posição, rematou por cima da baliza "encarnada".

Pouco depois, Liedson "troca as voltas" a Sidney, entra na grande área e remata fortíssimo, tentando colocar a bola dentro das redes benfiquistas; no entanto, Quim estava atento e desvia o esférico pela linha de fundo cedendo pontapé de canto para os "leões".

Aos 30 minutos, o Benfica finalmente liberta-se da pressão adversária e começa a assustar Rui Patrício com remates de longe. Primeiro, foi Javier Saviola, que por pouco não acertou nas redes sportinguistas, embora estivesse em posição irregular; e depois, foi o brasileiro Ramirez, que falhou o "alvo" por centímetros.

Ainda antes do período de descanso, Óscar Cardozo tentou matar as suas saudades de marcar um golo, mas o cabeceamento do paraguaio saiu ao lado da baliza dos "leões".

Ao intervalo, Carlos Carvalhal teve que fazer uma substituição forçada, pois no final do primeiro tempo Abel queixou-se de uma lesão na coxa direita. Já Jorge Jesus continuava a ser fiel ao seu 11 inicial e não mexeu na equipa "encarnada".


No início da segunda parte, o Benfica criou algumas oportunidades para marcar, mas não conseguiu concretiza-las, devido à grande exibição do guarda-redes leonino.

Aos 57 minutos, Miguel Veloso "dispara um míssil" à baliza de Quim, mas o guardião "encarnado" consegue desviar a bola com uma soberba defesa.

Pouco depois, João Moutinho remata um bola a 103 Km/hora, mas esta passa ao lado da baliza do Benfica, para desespero dos milhares de espectadores leoninos presentes no Estádio de Alvalade.

A partir daqui, o jogo entrou numa toada morna e sem interesse, com ambas as equipas a lutarem muito no meio-campo e a errarem diversos passes.

Com a partida a caminhar rapidamente para o seu final, os "encarnados" ainda tentaram criar algum perigo perto da baliza do Sporting, mas os pontapés de canto ou os livres directos foram sempre cortados pela defensiva adversária.


Este empate a zero bolas acaba por beneficiar mais o Benfica, pois permite que os "encarnados" subam à liderança da competição (à condição), enquanto os "leões" ficam apenas na 7ª posição, já bastante longe dos lugares da frente.


POSITIVO - A forte atitude da equipa do Sporting, especialmente durante os primeiros 45 minutos

NEGATIVO - A toada morna e pouco interessante que caracterizou o jogo a partir dos 60 minutos


Ficha de jogo:

Estádio: Alvalade Séc. XXI

Árbitro: Pedro Proença (AF Lisboa)

Assistência: 45.880 espectadores

SPORTING - Rui Patrício; Abel, Daniel Carriço, Andresson Polga e Marco Caneira; Miguel Veloso, Adrien Silva; João Moutinho, Matias Fernandez e Simon Vukcevic; Liedson.

Jogaram Ainda: Pedro Silva, Bruno Pereirinha e Hélder Postiga

Suplentes não utilizados: Tiago, Leandro Grimi, Carlos Saleiro e Felipe Caicedo


BENFICA - Quim; Maxi Pereira, Sidnei e David Luiz; Javi Garcia, César Peixoto, Ramires, Pablo Aimar e Angel Di Maria; Óscar Cardozo e Javier Saviola.

Jogaram Ainda: Ruben Amorim, Miguel Vitor e Fábio Coentrão

Suplentes não utilizados: Júlio César, Weldon, Nuno Gomes e Felipe Menezes


Disciplina: Cartão amarelo a Andresson Polga (28'), Adrien Silva (51'), Javi Garcia (69') e David Luiz (76')


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: O Jogo

Sem comentários: