segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Liga Sagres: Sporting empata (2-2) com Rio Ave e cai para o 8º lugar

O Sporting empatou (2-2) esta noite com o Rio Ave, em jogo a contar para a 10ª Jornada da Liga Sagres, disputado no Estádio dos Arcos, em Vila do Conde.

Este resultado, coloca os "leões" no 8º lugar da classificação, aumentando assim a sua crise desportiva, que já levou à demissão do treinador, Paulo Bento, do director-desportivo, Pedro Barbosa e do vice-presidente da SAD, Miguel Ribeiro Telles.

Crónica do Jogo:

Com Leonel Pontes no banco (substituindo Paulo Bento), o Sporting entrou muito bem na partida, criando duas grandes ocasiões de golo.

Aos poucos, o Rio Ave foi crescendo e acercando-se da baliza de Rui Patrício que, ao contrário do habitual, contava com a enorme ajuda dos colegas da defensiva.

À passagem do 15º minuto, os vilacondenses começaram a pausar o seu jogo, permitindo ao Sporting o controlo dos acontecimentos.

Pouco depois, Matias Fernandez consegue romper a defesa contrária e marcar o primeiro golo da partida, para grande felicidade (e alívio) do treinador Leonel Pontes e do presidente José Eduardo Betencourt.

Em vantagem, o Sporting começou a gerir o resultado, dando a iniciativa de jogo ao adversário, que não conseguiu aproveitar alguns erros do sector mais recuado dos "leões".

Ainda antes do intervalo, e quando toda a gente já pensava que os jogadores leoninos iam para o descanso a vencer por 1-0, Sílvio ajeita a bola com o braço, em plena grande área vilacondense. O mais estranho é que o jogador do Rio Ave estava completamente sozinho, não estava a ser pressionado e a bola tinha vindo da linha lateral, depois de Zé Gomes a ter colocado em jogo.

Após a falta, Artur Soares Dias assinala o correspondente penalty, que João Moutinho não falhou, colocando o Sporting a vencer 2-0, resultado algo injusto para os vilacondenses, que por aquilo que fizeram, não mereciam ir para o intervalo com dois golos de desvantagem.


Na segunda parte, tudo mudou, pois o Sporting entrou apático, sem velocidade e bastante "adormecido", gerindo (demasiado cedo) a vantagem que tinha conseguido nos primeiros 45 minutos.

Entretanto, surgiu no Estádio dos Arcos, um "furacão" chamado João Tomás, que em apenas 3 minutos revolucionou todo o jogo.

Primeiro, numa bela jogada de envolvimento atacante, e depois, numa excelente desmarcação, o ex-jogador do Benfica marcou dois golos, empatando a partida, algo que deixou desalentado o treinador Leonel Pontes.

Como se isto não bastasse, 5 minutos depois, Daniel Carriço é expulso por acumulação de amarelos, após ter feito uma falta "grosseira" sobre Wires.

A jogar contra 10, esperava-se uma reacção do Rio Ave, mas esta não chegou a acontecer, pois o Sporting reforçou o seu sector defensivo, apostando no central Andresson Polga, que regressou aos relvados após um longo tempo de paragem.

Ainda antes do apito final, o equatoriano Felipe Caicedo volta a falhar de forma incrível um golo de baliza aberta; literalmente de baliza aberta, pois o jogador do Sporting não tinha ninguém entre si e o fundo das redes vilacondenses, mas ao invés de rematar, quis dar mais um passo em frente e fintar não se sabe quem, acabando por perder a bola para Gaspar, que rapidamente afastou o perigo da sua baliza, mesmo estando pressionado por 2 jogadores leoninos.

Assim que Artur Soares Dias apitou pela última vez no encontro, os adeptos leoninos assobiaram e vaiaram a equipa do Sporting, pedindo o regresso de Paulo Bento e a demissão imediata de José Eduardo Betencourt e dos restantes membros da direcção.


POSITIVO - A primeira parte da equipa do Sporting e os excelentes golos de João Tomás

NEGATIVO - A forma como a formação leonina encarou a segunda parte, ou seja, apática, sem velocidade e algo adormecida


Ficha do Jogo:

Estádio: Arcos, em Vila do Conde

Árbitro: Artur Soares Dias (AF Porto)

RIO AVE - Carlos; Zé Gomes, Gaspar, Fábio Faria e Sílvio; Wires, Vítor Gomes, Ricardo Chaves e Bruno Gama; Sidnei e João Tomás.

Jogaram Ainda: Tarantini, Chidi e Adriano

Suplentes não utilizados: Mora, Bruno Mendes, Wesllem e Evandro.


SPORTING - Rui Patrício; Pedro Silva, Tonel, Daniel Carriço e André Marques; Miguel Veloso, João Moutinho, Simon Vukcevic e Matías Fernandez; Hélder Postiga e Liedson.

Jogaram Ainda: Miguel Angel Angulo, Felipe Caicedo e Andresson Polga

Suplentes não utilizados: Tiago, Leandro Grimi, Adrien Silva, Renato Neto e Carlos Saleiro


Acção Disciplinar: Cartão Amarelo para Daniel Carriço (43' e 64') e André Marques (49'); Cartão Vermelho para Daniel Carriço (64')


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: O Jogo

Sem comentários: