quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Liga Europa: Sporting empata (1-1) com Ventspils e fica a um ponto do apuramento para a próxima fase

O Sporting empatou esta noite com os letões do Ventspils a uma bola, em jogo da 4ª Jornada da Liga Europa, disputado no Estádio Alvalade Séc. XXI.

Com este empate, os "leões" desperdiçaram a oportunidade de garantir desde já o apuramento, mas ficam a 1 ponto do mesmo, precisando agora de, pelo menos, empatar uma das duas próximas partidas.

Crónica do Jogo:

Numa primeira parte muito pobre tecnicamente, e sem qualquer interesse, o Sporting apresentou-se muito fraco, sem velocidade e, principalmente, sem atitude.

Por isso não foi de estranhar que aos 14 minutos, o Ventspils inaugurasse o marcador, por intermédio do italiano Zamperini.

Alguns minutos depois, o melhor jogador do Sporting em campo (Carlos Saleiro), empata a partida, depois de ter feito a recarga a um remate de Vukcevic. Neste lance, os "leões" podem agradecer ao árbitro da partida, o facto deste não ter assinalado falta, pois na repetição vê-se claramente que o jogador montenegrino ajeita a bola com a mão antes de rematar à baliza.

Depois de meia dúzia de remates sem qualquer perigo, o árbitro mandou toda a gente para os balneários, não porque estivesse zangado com os jogadores, mas porque a primeira parte tinha chegado ao fim.

Se o juiz do encontro não estava zangado com os atletas, o mesmo não se podia dizer dos adeptos do Sporting, que se encontravam bastante desagradados com a (pouca) atitude dos jogadores da equipa "verde-e-branca".


Na segunda parte, Paulo Bento apostou em Angulo, deixando o apagadíssimo André Marques no banco, mas o Sporting não melhorou, antes pelo contrário.

Aos 52 minutos, Daniel Carriço lesiona-se e teve que ser substituído, deixando a permeável defesa leonina ainda mais "rota".

Apesar dos azares do sector recuado, o Sporting ia remando contra a maré, tentando chegar ao golo da vitória, o mais depressa possível. Se havia rapidez, não havia pontaria, pois os remates dos jogadores da formação portuguesa, ora saíam muito ao lado, ora saíam muito por cima, deixando o guardião Kolinko muito satisfeito.

Vendo a apatia dos jogadores da casa, o treinador do Ventspils, Nunzio Zavettieri, aposta na velocidade do português João Martins, que ainda causou algumas jogadas de perigo, nomeadamente as duas arrancadas em direcção à baliza de Rui Patrício, que só foram travadas em falta, o que custou o cartão amarelo a Matias Fernandez e a Pedro Silva.

Pouco depois, Aleksander Stavrev apitava para o fim da partida, confirmando mais um empate do Sporting, que nos últimos 30 dias só venceu o Penafiel (para a Taça de Portugal) e este mesmo Ventspils (no jogo da 1ª volta), registando ainda mais 3 igualdades e uma derrota, com o F.C. Porto para a Liga Sagres.


Ficha do Jogo:

Estádio: Alvalade Séc. XXI

Árbitro: Aleksander Stavrev (Macedónia)

SPORTING - Rui Patrício; Pedro Silva, Daniel Carriço, Tonel e André Marques; Miguel Veloso, João Moutinho, Simon Vukcevic e Matías Fernandez; Carlos Saleiro e Liedson.

Jogaram Ainda: Angulo, Leandro Grimi e Hélder Postiga

Suplentes não utilizados: Tiago, Adrien Silva, Felipe Caicedo e Abel.

Treinador: Paulo Bento


VENTSPILS - Kolinko; Mihadjuks, Zamperini, Ndeki e Hodel; Kosmacovs e Chirkin; Tigirlas, Laizans, Zigajevs e Gauracs.

Jogaram Ainda: João Martins e Butriks

Suplentes não utilizados: Chenovsky, A. Visnakovs, Baimatov, Rugins e E. Visnakovs.

Treinador: Nunzio Zavettieri


Disciplina: Cartão Amarelo a André Marques (14'), Zigajevs (45'), Matías Fernandez (59') e Pedro Silva (80')


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: O Jogo

Sem comentários: