sábado, 1 de março de 2008

Liedson e Luisão são as grandes "baixas" para o derby de Alvalade

O Sporting-Benfica de amanhã vai ter duas baixas de peso, o avançado brasileiro do Sporting, Liedson, e o seu compatriota Defesa do Benfica, Luisão.

A ausência destes dois jogadores vai ser um "alívio" para os Guarda-Redes, já que os dois brasileiros marcaram golos decisivos nos últimos derbies.

O "levezinho" já fez "balançar a rede" encarnada seis vezes em oito jogos (duas em 2004/05, três em 2005/06 e uma na época passada), enquanto o Defesa benfiquista marcou o golo que deu a vitória no Estádio da Luz em 2005 e decisiva para o título de campeão nacional.

A ausencia de Liedson deve-se a uma lesão muscular na coxa esquerda, contraída no embate com o E. Amadora para a Taça de Portugal, na passada Quarta-Feira. Sendo assim, o "levezinho" volta, uma vez mais, a não marcar presença num derby com o velho rival.

Já a 14 de Maio de 2005, no tal embate onde Luisão marcou, o avançado do Sporting não jogou, porque na anterior Jornada tinha atirado despropositadamente uma bola para a bancada, precisamente na altura em que um jogador do V. Guimarães se preparava para marcar um Livre Directo. O árbitro mostrou o cartão amarelo ao "levezinho" que, por estar "tapado", não pôde dar o seu contributo no jogo com o Benfica.

Antes, a 8 de Janeiro, Liedson quase que ficava de fora do jogo da 1ª Mão, mas "um golpe de teatro" feito pelo Sporting, resolveu a questão. Ou seja, o "levezinho", por ter cortado um lance com a mão, vê o cartão amarelo que o impede de jogar no próximo embate, isto é, com o Benfica, mas o Sporting pede ao Pampilhosa da Serra que antecipe o jogo da Taça de Portugal para que Liedson cumpra nesse jogo o castigo e depois esteja apto para defrontar os "encarnados". A equipa secundária aceita o pedido e o "levezinho" cumpre nesse jogo a respectiva suspensão. Para acabar com estas situações, este ano, os castigos "dados" na Liga não podem ser cumpridos em desafios da Taça de Portugal.

O facto de Liedson não jogar pode ser uma "dor de cabeça" para Paulo Bento e todos os sportinguistas, pois sempre que o "levezinho" não actuou frente ao Benfica, os "leões" foram derrotados.


A ausência de Luisão também não deixa José António Camacho dormir descansado, pois além de ser um bom jogador, o Defesa brasileiro também é um líder no balneário e este ano já marcou 10 golos, alguns deles decisivos, como foi o caso do último na Luz (empate a um com o Sp. Braga).

O treinador do Benfica terá que usar adaptações, pois o outro central da equipa, o também brasileiro David Luis, encontra-se igualmente lesionado. Para esta posição, o técnico espanhol deverá optar pelo Médio grego Katsouranis, que não "estranha" o lugar pois já aí jogou em diversas partidas.


Além destes importantes jogadores, também estarão ausentes por lesão, o Médio argentino Romagnoli (no Sporting) e o também centro-campista Petit (no Benfica).

O jogo terá lugar no Estádio de Alvalade, em Lisboa (às 20h30), com lotação quase esgotada, e será arbitrado pelo portuense Paulo Paraty, o mesmo que dirigiu o famoso embate de 2005, o tal onde Luisão marcou e onde o sportinguistas reclamam que o Golo foi obtido de forma iregular, pois o defesa brasileiro carregou em falta o ex-"Guardião" "leonino", Ricardo. O jogo da 1ª Mão, disputado na Luz, acabou com um empate a zero bolas.


Por João Miguel Pereira, jornalista "Sport Blog"

Fotos: Lusa (Brasil) e A Bola

Sem comentários: