quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Liga dos Campeões - Grupo C: Liedson volta a resolver

O Sporting venceu, esta noite em Donetsk, o Shaktar por 1-0, em jogo a contar para a 3ª Jornada do Grupo C da Liga dos Campeões.

O golo que deu os 3 pontos aos "leões" foi marcado por Liedson, que assim tornou-se no melhor marcador leonino nas competições europeias, ultrapassando Manuel Fernandes e Lourenço.

Crónica do Jogo:

O Sporting entrou muito nervoso e a errar muitos passes, que os ucranianos aproveitavam para em rápidos contra-ataques provocar perigo perto da baliza de Rui Patrício.

Durante os primeiros 20 minutos viu-se uma equipa leonina muito apática, enquanto que do outro lado a rapidez era a nota dominante.

Mas à passagem da meia-hora os papeis inverteram-se, porque o Sporting apercebendo-se que o Shaktar não era um "bicho-papão" começou a meter velocidade no seu jogo. Em 5 minutos apenas, os jogadores "verde e brancos" tiveram algumas ocasiões para marcar.

Mas, inexplicávelmente, perto do intervalo os "leões" deixaram de correr e permitiram que a equipa ucraniana usasse os seus trunfos para provocar o "terror" na área do guardião Rui Patrício.

O intervalo chegou em boa hora e no balneário Paulo Bento deve ter dado um valente "puxão de orelhas" aos seus jogadores, que vieram para a segunda parte com outra atitude.

O empenho com que o Sporting jogou os segundos 45 minutos surpreendeu os ucranianos, que demoraram para acertar com as marcações.

Quando o Shaktar começou a equilibrar o jogo, o treinador leonino assustou-se e mandou aquecer Grimi. Ainda faltavam 20 minutos para o fim do encontro, mas Paulo Bento (talvez a pensar no 0-0) tirou o médio ofensivo Izmailov e colocou o defesa-esquerdo Grimi, fazendo avançar Miguel Veloso para o meio-campo.

Se Bento "queria" o 0-0, Liedson e um defesa ucraniano não lhe fizeram a vontade, pois aos 75 minutos, na cobrança de um livre directo a bola é enviada para o "levezinho" que, dentro da grande área e solto de marcação, consegue meter a bola no fundo da baliza, tornando-se assim no melhor marcador em competições europeias da história do Sporting.

Até aos 90 minutos, o Shaktar ainda ameaçou, mas nada que fizesse retirar os 3 pontos à equipa leonina, que assim se coloca em excelente posição para passar aos Oitavos-de-Final da Prova Milionária.


Jornalista: João Miguel Pereira

Sem comentários: