quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Taça de Portugal: Sporting apura-se para as "Meias" graças a um golo de Purovic

O Sporting consegiu apurar-se, hoje, para as Meias-Finais da Taça de Portugal, depois de derrotar o E. Amadora por 1-0, com um golo de Purovic, ao minuto 90.

O jogo foi muito pobre, quase sem ocasiões de golo para ambas as equipas, que apenas criavam perigo em lances de bola parada.

O Sporting entrou em campo quase na máxima força (apenas Grimi e Izmailov ficaram no banco), enquanto o Estrela apostou numa equipa sem qualquer avançado.


Crónica do Jogo:

O primeiro lance digno de registo nesta partida aconteceu apenas aos 18 minutos, quando Bruno Pereirinha assiste Rodrigo Tiui e este chuta fazendo a bola passar ao lado da Baliza de Pedro Alves. Após este remate e durante 10 minutos, o que se viu foi duas equipas a trocarem o esférico entre si no Meio-Campo.

Até que, aos 28 minutos, Tonel cria o primeiro lance de "quase golo". O jogador português cabeceia uma bola enviada por Romagnoli, na cobrança de um pontapé livre, que só não entra na Baliza porque o "guardião" do Estrela efectua uma grande defesa.

Dois minutos depois gritou-se golo em Alvalade, quando Liedson remata e Rui Duarte corta a bola em cima da linha de golo. Fica a dúvida se a bola entrou ou não, no entanto o árbitro da partida mandou jogar.

Aos 38 minutos, Daúto Faquirá decidiu fazer a primeira substituição, não porque algum jogador se tenha lesionado, mas sim porque Hélder Cabral (que tinha sido expulso na partida para a Liga BWin) já tinha um cartão amarelo e o técnico estrelista não queria jogar novamente uma segunda parte com apenas 10 jogadores.

Até ao apito de Duarte Gomes para o descanso, os jogadores entreteram os adeptos com mais uma "peladinha" no Meio-Campo.


A abrir a segunda parte, Liedson falha mais uma oportunidade de marcar, depois de um bom cruzamento da direita.

O Sporting jogava bem, mas isso durou pouco, pois aos 51 minutos, depois de Paulo Bento ter substituido Abel por Izmailov, o ritmo de jogo voltava a cair.

Três minutos após a primeira alteração, o técnico leonino teve de mexer outra vez, porque Liedson queixava-se de dores na coxa esquerda. Para o lugar do "levezinho" entrou Purovic.

Mas mesmo com mais um Médio e um atacante fresco, o Sporting não conseguia chegar à Baliza de Pedro Alves. Disso se aproveitou o Estrela, que aos 60 minutos, depois de um Contra-Ataque, quase chegava ao Golo, mas o remate de Pedro Pereira saiu ao lado.

Como os atacantes do Sporting nada faziam, teve que ser um Médio a criar nova ocasião para os "leões". João Moutinho rematou forte para mais uma grande defesa do Guarda-Redes do E. Amadora.

Após este remate e durante 18 minutos, os 7475 espectadores tiveram direito a mais uma troca de bola entre as duas equipas, no Meio-Campo.

Até que Celestino cansado de tanta passividade, faz uma arrancada fenomenal e os jogadores do Sporting só o conseguiram parar recorrendo à falta. Desse livre, marcado pelo mesmo Celestino, surgiu o Golo do E. Amadora que, de pronto, foi anulado (e bem) por Fora-de-Jogo de Giancarlo que tinha entrado ao minuto 65 para o lugar de Viveiros.

Quando já toda a gente pensava que tinha que ficar mais meia-hora a ver um fraco jogo, Purovic resolve acabar com a angústia e marca o golo da vitória, no primeiro dos 4 minutos que o árbitro deu de descontos.

Após um cruzamento da direita de Izmailov, o montenegrino remata, a bola bate no Guarda-Redes, tabela na cabeça de um defesa estrelista e volta a bater na cabeça do avançado sportinguista, que assim "carimba" o passaporte dos "leões" para a Meia-Final.

A conclusão que se pode tirar deste jogo é que o Sporting voltou a fazer uma péssima exibição e o E. Amadora volta a "morrer na praia" e falhar mais uma vez a tão desejada presença no Jamor.


Por João Miguel Pereira, jornalista "Sport Blog"

Sem comentários: