domingo, 18 de maio de 2008

Sporting vence F.C. Porto por 2-0 e conquista a sua 15ª Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta tarde no Estádio Nacional, o F.C. Porto por 2-0, conquistando assim a sua 15ª Taça de Portugal.

O grande destaque da partida vai para o brasileiro Rodrigo Tiuí, que marcou os dois golos, já na 2ª parte do prolongamento.


Crónica do Jogo:

O Sporting começou por dominar o jogo perante um F.C. Porto algo apático, talvez por tudo o que tem rodeado a equipa nos últinmos tempos (Apito Final, suspensões, castigos, etc.)

Este domínio "leonino" foi materializado em golo, aos 30 minutos, mas o árbitro Olegário Benquerença anulou por pretenso fora-de-jogo de Leandro Romagnoli.

A primeira parte não teve mais nenhum lance de registo, e as duas equipas desceram aos balneários empatadas a zero.

Na segunda parte o F.C. Porto veio mais ofensivo e chegou a causar alguns calafrios aos defesas do Sporting.

Mas, a meio da etapa complementar João Paulo tem uma entrada durríssima sobre João Moutinho e o àrbitro da partida expulsa o defesa portista. Este foi, sem dúvida, o primeiro momento que marcou o jogo.

A partir da expulsão, com mais um jogador em campo, o Sporting começou a exercer uma forte pressão sobre o último reduto do F.C. Porto e só não marcou porque Nuno estava em tarde inspirada.

O zero a zero manteve-se no final do tempo regulamentar e o princípio do prolongamento foi igual ao fim da 2ª parte, ou seja, intenso domínio "leonino".

Aos 111 minutos acontece o segundo momento decisivo: Ataque com muito perigo de Lisandro Lopez que só acaba com um corte de Andresson Polga. O defesa brasileiro toca no avançado argentino, mas fica a dúvida em saber se toca ou não primeiro na bola. O que é certo, é que o juiz leiriense nada marcou e no lance seguinte Tiuí, com a colaboração de um jogador portista, inagura o marcador.

Jesualdo Ferreira arrisca tudo no empate, mas num contra-ataque, Tiuí marca o segundo golo e acaba com todas as esperanças do F.C. Porto.


O Sporting consegue assim vencer por três vezes os "azuis e brancos" (esta época), e Paulo Bento conquista a sua segunda Taça de Portugal.


Por João Miguel Pereira, jornalista "Sport Blog"

Foto: Mário Cruz, fotojornalista "Lusa"

Sem comentários: