quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Real Madrid derrota Sporting com 5 golos na primeira parte

O Sporting foi derrotado, esta noite, pelo Real Madrid por 5-3, em jogo a contar para o Troféu Santiago Bernabéu.

A primeira parte foi de pesadelo para os "leões", que sofreram 5 golos e cometeram muitos erros, sobretudo na defesa.

A segunda metade pode-se considerar de sonho para os portugueses, pois o Sporting veio mais forte (leia-se com outra equipa) e conseguiu "derrotar" os merengues por 2-0.

Os marcadores do Real Madrid foram: Higuaín (por duas vezes), Robben, Raúl e Pedro Silva (na própria baliza), apesar da UEFA e da FIFA afirmarem que não existem auto-golos.

Izmailov, Yannick Djaló (mais uma vez - 4 golos em 3 jogos) e Miguel Veloso marcaram os tentos dos "leões".

Apesar de dizer que está tudo bem e que conta com ele, Paulo Bento deixou novamente o montenegrino Vukcevic no "banco", durante os 90 minutos. Castigo? "Claro que não", responde o técnico leonino.


Por João Miguel Pereira, jornalista "Sport Blog"

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Leandro Grimi e Derlei voltam a falhar treino do Sporting

Leandro Grimi e Derlei voltaram a não marcar presença no treino que a equipa do Sporting realizou esta manhã na Academia de Alcochete.

Os dois jogadores continuam a fazer tratamento às lesões sofridas no jogo com o Trofense, e não deverão fazer parte da lista de convocados para a partida com o Real Madrid.

A equipa leonina regressa aos treinos amanhã de manhã, e viajará para a capital espanhola às primeiras horas de quarta-feira (dia do jogo).


Por João Miguel Pereira, jornalista "Sport Blog"

Foto: O Jogo

domingo, 24 de agosto de 2008

Jogo com Trofense deixa mazelas em Derlei e Grimi

O Sporting realizou esta manhã mais um treino, tendo em vista o jogo da próxima quarta-feira com os espanhóis do Real Madrid.

A grande novidade do apronto foi a ausência do avançado Derlei e do lateral-esquerdo Grimi, que ficaram no ginásio a fazer tratamento a algumas mazelas contraídas na partida de ontem. Mesmo assim, as lesões não são "graves" e ambos os jogadores deverão entrar "esta semana, no regime normal de treino", segundo informa o boletim clínico distríbuido aos jornalistas presentes na Academia de Alcochete.

Quem também não esteve presente nos trabalhos, foi o avançado brasileiro Liedson, que continua a realizar o seu trabalho específico de recuperação.

Os "leões" voltam ao trabalho esta segunda-feira, realizando um treino na Academia de Alcochete a partir das 9h30.


Por João Miguel Pereira, jornalista "Sport Blog"

Foto: Mário Cruz, fotojornalista "Lusa"

Entrada de leão "dá" ao Sporting a liderança da Liga Sagres

O Sporting começou da melhor maneira a Liga Sagres, ao vencer, esta noite, o Trofense por 3-1, em jogo disputado no Estádio Alvalade Séc.XXI.

A equipa da Trofa, que jogou pela primeira vez na divisão maior do futebol português, entrou muito nervosa na partida, e ao intervalo já perdia por 3-0.

Os golos do Sporting foram marcados por Tonel (aos 5 minutos), Izmailov (aos 24m) e Yannick (aos 27m), enquanto Pinheiro fez o tento de honra para os novos primodivisionários.

O golo do Trofense (marcado aos 60 minutos) surgiu após o àrbitro da partida ter assinalado um penalty inexistente. Há falta, sem qualquer dúvida, mas esta acontece fora da grande área. Além de ver reduzida a diferença, o Sporting também viu Polga ser expulso, na sequência deste lance.

Com esta vitória os "leões" assumem o primeiro lugar da Liga Sagres com 3 pontos e 3 golos marcados.


Por João Miguel Pereira, jornalista "Sport Blog"

Foto: Mário Cruz, fotojornalista "Lusa"

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Sporting vence Sampdoria e João Moutinho reconcilia-se com os adeptos

O Sporting venceu a Sampdoria por 2-0, no último jogo de preparação da pré-época. Mais do que o resultado e a exibição, o principal lucro tirado por Paulo Bento deste jogo foi a reconciliação de João Moutinho com os adeptos. O capitão leonino fez o segundo tento, de grande penalidade, e reuniu aplausos.

Precisamente uma semana antes do arranque oficial da época, com a Supertaça frente ao F.C. Porto, Paulo Bento decidiu apostar num onze próximo daquele que, por certo, vai defrontar os "dragões" no Algarve. João Moutinho, ainda no rescaldo das polémicas declarações em que assumiu a vontade de sair, foi titular, posicionando-se no meio campo com Rochemback, Izmailov e Romagnoli, no apoio a Derlei e Yannick Djaló.

O jogo com a Sampdoria servia de último ensaio para os jogos oficiais, mas os primeiros quarenta e cinco minutos não permitiram aos técnicos, e em especial a Paulo Bento, tirar grandes notas. Os remates à baliza foram praticamente inexistentes e o golo apontado por Derlei, aos 24 minutos, resulta de um enorme brinde de Mirante, o guarda-redes da "Samp". O que houve muito, de mais até, foram quezílias. Intervenientes foram muitos, mas ainda antes do intervalo foi Campagnaro a ver o cartão vermelho, depois de uma entrada dura sobre Rochemback.


Ao intervalo Paulo Bento mudou quase meia equipa, com dois propósitos: colocar em campo os jogadores que ainda têm possibilidades de conquistar um lugar no onze que vai defrontar o F.C. Porto (casos de Caneira, Miguel Veloso e Postiga, sobretudo) e também trabalhar mais um pouco o sistema alternativo, o 4x4x2 clássico, com a entrada de Pereirinha para o flanco direito.

Do lado oposto ficou Izmailov, que logo nos primeiros minutos da etapa complementar protagonizou a melhor jogada do encontro (a única merecedora de destaque, a bem da verdade). O russo ultrapassou dois adversários à entrada da área, em zigue-zague, mas depois, na cara do guarda-redes, atirou incrivelmente ao lado.

No resto a segunda parte foi pouco diferente da primeira. Grimi esteve mais activo e deu nas vistas em dois lances, primeiro com um remate de longe e depois com um belo cruzamento para Postiga, mas em ambas as ocasiões a bola saiu ao lado.

A Sampdoria, mesmo em inferioridade numérica, tentou timidamente chegar ao empate, mas na melhor ocasião Stankevicius atirou ao lado, depois de ter aparecido solto na pequena área (67m).


A onze minutos do final a jogada mais surreal da noite. Rodrigo Tiuí aproveitou um mau passe da defesa da Sampdoria e antecipou-se ao guarda-redes Fiorillo, que o derrubou ainda fora da área. Pedro Proença deu a lei da vantagem pois a bola sobrou para Postiga, mas o avançado português ficou à espera da falta e não marcou. Acabou por ser o próprio Tiuí a rematar depois, mas nessa altura já Fiorillo tinha recuperado a posição, conseguindo defender.

Logo a seguir, porém, veio o momento da reconciliação entre os sócios e adeptos do Sporting e João Moutinho. Proença assinalou uma grande penalidade e Paulo Bento deu a indicação para ser o capitão a marcar. Inicialmente ainda se ouviram alguns assobios, mas na altura em que o médio arrancou para a bola já toda a gente aplaudia. Um gesto que se prolongou depois, dado que Moutinho marcou o segundo golo. Logo a seguir o 28 cedeu o lugar a Adrien e os aplausos foram unânimes. A uma semana da Supertaça, Paulo Bento terá soltado um sorriso, mesmo que sem o revelar exteriormente. O melhor do jogo, para as suas contas, terá sido mesmo a reconciliação da tribuna de Alvalade com João Moutinho.


Por Nuno Travassos, jornalista "Mais Futebol"

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Primeira parte de luxo e fraco segundo tempo "dão" empate frente ao PSV

Duas partes, duas tácticas, a mesma ideia. Seja o losango do primeiro tempo ou o 4x4x2 clássico do segundo, este Sporting prova ser organizado (tirando o golo holandês, claro) e, a 15 dias do primeiro jogo oficial, na Supertaça com o F.C. Porto, dá mostras de estar bem perto de um onze competitivo, por muitas que sejam as dúvidas quanto às peças a usar por Paulo Bento. Mas essa é uma boa dor de cabeça para o treinador. Outra, nada benéfica, é o caso João Moutinho, que na primeira aparição perante os sócios teve um misto de aplausos e assobios como recepção.

O "leão" entrou a rugir, com o golo de Vukcevic, ainda na madrugada do jogo (6m). Foi a conclusão de um Sporting determinado a pressionar na frente, assim que os holandeses tomassem contacto com a bola. E deu frutos essa vontade, perante uma equipa que é tetracampeã de um futebol que, por norma, sabe jogar bem e trata a bola com técnica.

O losango da primeira parte mostrou que Romagnoli e Rochemback podem dividir funções na organização. O segundo a pegar na bola mais atrás e o argentino a rasgar, com tabelas, a defesa contrária (falta ainda que essa seja uma constante no jogo leonino). Depois, Rochemback é garantia de perigo nas bolas paradas: depois do golo, foi quase sempre assim que o Sporting chegou à baliza: em três livres, um remate de Postiga por cima (9m), outro de Derlei (11m) ao lado e um do próprio 26 leonino, com a bola a passar muito perto do poste direito de Cássio Ramos (19m).

Pelo meio, um remate de Dzsudzsak nem chegou a assustar, perante uma defesa em que parece apenas haver duas certezas, com Patrício à parte e seguro. Quem acompanha Polga e Grimi? Pela segunda parte, pelo golo holandês e até pela expulsão de Pedro Silva, o defesa direito parece estar escolhido, falta saber então se Caneira ganha o lugar a Tonel.

Mas os primeiros 45 minutos mostraram que o principal está garantido: os "leões" já denotam movimentos estudados e que vêm da época passada. Falta apenas acertar na frente e esclarecer a dúvida do sector defensivo.


Após a apresentação (nessa altura ainda havia pouca gente no estádio), João Moutinho pisou o relvado de Alvalade para a segunda parte. Com ele vieram Pereirinha e Izmailov, e Paulo Bento voltou a testar o 4x4x2 clássico, com o 28 a fazer dupla no meio com Rochemback, durante 25 minutos.

A segunda metade dos "leões" foi fraca, pois houve apenas um bom lance de ataque: Tiuí serviu Djaló, o avançado escorregou e caiu, a bola sobrou para Izmailov, que com uma boa visão do lance, passou para Pereirinha. Este disparou, mas Zonneveld estava entre a bola e linha de golo para evitar o 2-0.

Há muito que uma passagem de testemunho não era tão aguardada e criava tanta expectativa em Alvalade. Polga deu o lugar a Carriço e a braçadeira chegou ao dono: João Moutinho. Novos assobios, mas também aplausos para 28 dos "leões". Esse foi um ponto sempre em discussão na partida, saber de que lado estão os adeptos no caso Moutinho. Pelo que se viu e ouviu, as opiniões dividem-se.

Entre uma ou outra arrancada pelos flancos e uma boa defesa de Ricardo Batista, o jogo "acabou" com a expulsão de Pedro Silva e o golo do PSV. Parece que o cartão vermelho irritou os "leões", a defesa distraiu-se e Wuytens não perdoou.

Em suma, ao quinto jogo de pré-época, o Sporting somou o primeiro empate, não entusiasmou, mas, sobretudo, fica na retina a primeira parte do teste com o PSV. Já o "capitão", tem de ir "a prova oral" para voltar a cair no goto de todos os adeptos.


Por Luís Pedro Ferreira, jornalista "Mais Futebol"

Foto: Mário Cruz, fotojornalista "Lusa"

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Sporting anuncia que já estão vendidos 15 mil bilhetes para o jogo com o PSV

O Sporting emitiu, esta tarde, um comunicado a referir que já estão vendidos 15 mil bilhetes para o jogo de apresentação da equipa leonina. Esta partida está marcada para amanhã às 19h45 no Estádio Alvalade Séc.XXI, sendo o campeão holandês PSV, o adversário.

O mesmo documento informa que os adeptos que ainda não tenham adquirido bilhete, podem o fazer a partir das 9 horas de amanhã nas bilheteiras do estádio leonino. Caso a lotação não esgote, os ingresos ficarão disponiveis até às 18h45, hora em que serão fechados os portões para se poder dar início a um espectáculo surpresa.

O Sporting revela também, que a partir das 12h30 da próxima segunda e até quarta-feira, os sócios Vitalícios e portadores de Lugar Especial poderão comprar o "rectângulo mágico" que derá direito a assitir ao jogo F.C. Porto - Sporting (Final da Supertaça) no Estádio do Algarve, no próximo dia 16, a partir das 19h45.

Entre 4ª e Domingo, os associados que já tenham adquirido a Gamebox poderão comprar um máximo de dois bilhetes por cartão, enquanto os adeptos que não sejam sócios só a partir do dia 11 é que terão a possiblidade de comprar ingressos para o jogo com os portistas.

A terminar, refira-se que o documento emitido pelos leões também informa que já foram vendidas cerca de 23000 Gameboxes, e que 79% desses compradores optaram por comprar a "caixa mais cara", ou seja, aquela que tem 3 bilhetes para os jogos já assegurados da Liga dos Campeões.


Por João Miguel Pereira, jornalista "Sport Blog"

Foto: Lusa