domingo, 19 de abril de 2009

Liga Sagres: Sporting vence em Guimarães por 2-1 e continua na luta pelo título

O Sporting foi até Guimarães vencer o Vitória local por 2-1, no jogo mais importante da 24ª Jornada da Liga Sagres, disputado esta noite no Estádio D. Afonso Henriques.

Com este resultado, os "leões" ainda continuam a sonhar com o título, pois aconteça o que acontecer com o F.C. Porto, o Sporting nunca ficará a mais de 4 pontos da liderança.

Crónica do Jogo:

O Sporting entrou muito bem na partida e logo aos 4 minutos, Derlei poderia ter marcado, mas a bola acertou em cheio na barra da baliza de Nílson.

Pouco depois, o Vitória respondeu com um grande remate de Nuno Assis, que Rui Patrício defendeu com alguma dificuldade.

À passagem do 15º minuto, novo ataque do Sporting, novo remate de Derlei e novamente a bola acerta na barra da baliza vitoriana.

Os "leões" atacavam cada vez mais, e numa bela jogada pela ala direita, Liedson remata forte e colocado, mas Nílson, com uma grande intervenção, nega o golo.

O V. Guimarães limitava-se a apostar no contra-ataque e numa rápida descida à área leonina, Roberto quase marcava, mas Rui Patrício voltava a impedir que o avançado brasileiro festejasse mais um golo.

Aos 43 minutos, surge o "caso" do jogo: num lançamento de linha lateral, Marco Caneira coloca a bola em Daniel Carriço, no entanto o jogador do Sporting atrapalha-se e deixa a bola fugir para perto da grande área vimaranense; vendo que ainda tinha possibilidades de apanhar o esférico corre para ele e quando se prepara para rematar "aparece-lhe" à frente a perna de Gregory; os pés dos jogadores chegam a tocar-se, mas a bola sobra para o defesa leonino, que corre isolado para a baliza e marca golo. Enquanto os jogadores do Sporting festejavam, Bruno Paixão anula o golo, por considerar que houve "pé em riste" do jogador leonino.

Nas imagens é possível ver que Bruno Paixão está a olhar para Gregory e Daniel Carriço, durante o referido lance e não assinala nada, mandando prosseguir com o jogo.

Entre o possível "pé em riste" e o golo do Sporting passam-se cerca de 5 segundos, tempo mais que suficiente para o árbitro interromper o jogo e marcar a falta.

Em causa, não está se existe ou não existe falta, mas sim o facto do árbitro assinalar uma infracção muito depois dela ter acontecido.

Polémicas à parte, o jogo continuou renhido e muito bem disputado, com ambas as equipas a tentarem chegar ao golo.

Na segunda parte, a partida continuou quente e Bruno Paixão resolve ser novamente protagonista, mostrando cartão amarelo a João Moutinho, por um puxão de camisola a Milhazes. Aqui, não se discute o cartão amarelo ao jogador leonino, mas sim o critério utilizado pelo juiz setubalense, pois minutos antes, o mesmo Milhazes têm uma entrada muito dura sobre o mesmo João Moutinho e o árbitro apita apenas a falta, não punindo o jogador vitoriano com qualquer cartão.

Pouco depois, jogada perigosa do V. Guimarães, cruzamento largo de João Alves para o coração da grande área, onde aparece Roberto que, de cabeça, marca o seu 8º golo na Liga Sagres.

O avançado brasileiro marcou aos 3 grandes, 20 anos depois de Paulinho Cascavel ter feito o mesmo com a mesma camisola.

A perder, Pulo Bento fez entrar Hélder Postiga, mas o dianteiro ex- F.C. Porto não consegue trazer nada de novo ao jogo, que se estava a tornar morno.

Sendo assim, Bruno Paixão resolve "incendiar os ânimos" e mostra cartão amarelo a Derlei, depois de uma falta dura deste sobre Desmarets.

Assim que viu a cartolina, Paulo Bento não se conteve e saltou do banco, gritando uma data de palavrões dirigidas ao árbitro da partida.

Bruno Paixão não teve outro remédio senão expulsar o técnico leonino, que no caminho para os balneários continuou com o discurso apimentado.

Quem ficou a "tomar conta" da equipa foi o treinador-adjunto Carlos Pereira, que teve uma ideia de mestre, ao tirar Caneira e colocar Ronny, pois o brasileiro revolucionou todo o jogo leonino.

Aos 81 minutos, o extremo cruza para a grande área, onde aparece Derlei a cabecear para dentro da baliza vimaranense, lançando a festa no topo sul do anfiteatro do Vitória minhoto.

Pouco depois, e à beira do fim, o mesmo Ronny passa para Derlei, que com um golpe de rins, consegue isolar Liedson; o "levezinho" sozinho frente à Nilson, não teve dificuldade em marcar o seu 14º golo, continuando a 4 do líder Nêne na lista dos Melhores Marcadores da Liga Sagres.

Pouco depois, o polémico Bruno Paixão dava por terminada a partida, que o Sporting venceu com muita dificuldade, onde a raça e o querer foram determinantes frente a um Vitória que voltou a complicar a tarefa, tal como tinha feito ao F.C. Porto e ao Benfica.


Ficha do Jogo:

Estádio: D. Afonso Henriques

Árbitro: Bruno Paixão (AF Setúbal)

V. GUIMARÃES - Nilson; Andrezinho, Gregory, Moreno e Milhazes; Flavio Meireles, João Alves, Desmarets e Nuno Assis; Marquinho e Roberto

Jogaram Ainda: Luis Filipe, Santana Carlos e Custódio

Suplentes não utilizados: Nuno Santos, Sereno, Carlitos e Fajardo

Treinador: Manuel Cajuda


SPORTING - Rui Patrício; Pedro Silva, Daniel Carriço, Andresson Polga e Marco Caneira; Miguel Veloso, Adrien Silva, Bruno Pereirinha e João Moutinho; Derlei e Liedson

Jogaram Ainda: Hélder Postiga, Ronny e Tonel

Suplentes não utilizados: Ricardo Baptista, Leandro Romagnoli, Abel e Rodrigo Tiui

Treinador: Paulo Bento


Cartões Amarelos: Miguel Veloso, João Alves, João Moutinho, Derlei, Bruno Pereirinha e Luís Filipe


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: A Bola

Sem comentários: