terça-feira, 22 de setembro de 2009

Liga Sagres: Sporting vence Olhanense (3-2) com golos de Daniel Carriço, João Moutinho e Simon Vukcevic

O Sporting venceu esta noite a Olhanense por 3-2, no jogo que encerrou a 5ª Jornada da Liga Sagres, disputado no Estádio José Alvalade Séc. XXI.

O encontro ficou marcado pelos 4 golos marcados na primeira parte (coisa rara no futebol português) e por uma péssima arbitragem de Rui Costa.

Crónica do Jogo:

Apesar de puder chegar ao 4º lugar da Liga Sagres, com os mesmos pontos do F.C. Porto (antes de um escaldante Porto-Sporting), caso vencesse a partida, os "leões" entraram em campo de forma lenta e desorganizada, dando as rédeas de jogo ao adversário.

Perante esta surpresa, a Olhanense demorou algum tempo a "assentar" o seu jogo, mas aos 10 minutos já vencia por 1-0, depois de Rabiola ter inaugurado o marcador, após um passe soberbo do médio Ukra e de uma falha de marcação por parte de Abel e Daniel Carriço.

Aos 20 minutos, o médio Castro rematou a 30 metros da baliza de Rui Patrício, fazendo um excelente golo, que foi festejado de forma exuberante pelos poucos adeptos algarvios presentes nas bancadas do anfiteatro leonino.

A perder por 2 golos de diferença, o Sporting "acordou" e partiu em busca do empate, conseguindo-o em apenas 7 minutos. Primeiro, foi Daniel Carriço a desviar, à boca da baliza, uma bola rematada por Miguel Veloso, na sequência de um livre directo. Depois, foi João Moutinho a marcar na cobrança de uma grande penalidade, devido a uma mão na bola de Anselmo, que pura e simplesmente não existiu.

Antes, já o árbitro Rui Costa tinha errado ao não assinalar um penalty favorável aos "leões", depois de Liedson ter sido claramente empurrado por Stephaner.

Ao intervalo, o empate a 2 era justo, mas o Sporting podia-se queixar da péssima arbitragem e da fraca pontaria dos seus atacantes, Liedson incluído.


Na segunda parte, as equipas entraram com vontade de procurar o golo da vitória, mas pouco depois, inexplicavelmente, abrandaram o ritmo e passaram a jogar numa toada mais calma e pausada.

Só aos 72 minutos é que se voltou a ver uma jogada de perigo em Alvalade, depois de Liedson ter cabeceado ligeiramente ao lado da baliza de Ventura.

Pouco depois, Rabiola tentou bisar, com um remate de longe, mas a bola acabou por sair pela linha de fundo e bastante longe da baliza de Rui Patrício.

Aos 83 minutos, Liedson esteve muito perto do golo, ao fazer um cabeceamento espectacular, que foi exemplarmente defendido por Ventura.

Já na parte final do encontro, e quando todos os adeptos leoninos assobiavam a sua equipa (talvez fartos de ver tantos disparates de Hélder Postiga e Yannick Djaló, que falharam "dezenas" de golos certos), o Sporting chega ao tento da vitória. Filipe Caicedo ultrapassa tudo e todos e quando se prepara para rematar em jeito, falha a bola, que sobra para Vukcevic. O montenegrino ao ver o esférico saltitar à sua frente, desfere um forte remate e bate Ventura pela 3ª vez.

Após esta vitória, os "leões" sobem ao 4º lugar com os mesmos pontos (10) que o rival F.C. Porto, enquanto a Olhanense fica-se pelo 7º posto, com 6 pontos, os mesmos que a U. Leiria.


Ficha de Jogo:

Estádio: Alvalade Séc. XXI

Árbitro: Rui Costa (AF Porto)


SPORTING - Rui Patrício; Abel, Daniel Carriço, Andresson Polga e Marco Caneira; Miguel Veloso, Miguel Angel Ângulo, João Moutinho e Simon Vukcevic; Liedson e Hélder Postiga.

Jogaram Ainda: Yannick Djaló, Mátias Fernandez e Filipe Caicedo.

Suplentes não utilizados: Ricardo Batista, Tonel, Adrien Silva e Bruno Pereirinha.


OLHANENSE - Ventura; Miguel Garcia, Sandro, Anselmo e Stephaner; Castro, Tengarinha e Ukra; Rui Duarte, Rabiola e Toy.

Jogaram Ainda: Greg Nwokolo, Paulo Sérgio e Messi

Suplentes não utilizados: Bruno Veríssimo, Éder Baiano, Pietravallo e Zequinha.


Disciplina: Cartão Amarelo a Anselmo (41'), Rui Duarte (52') e Filipe Caicedo (77')


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: O Jogo

Sem comentários: