sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Liga Europa: Sporting vence Heerenveen por 3-2 com um "hat-trick" de Liedson

O Sporting venceu esta noite os holandeses do Heerenveen por 3-2, em encontro da 1ª jornada do Grupo D da Liga Europa, disputado no Estádio Abe Lenstra, na Holanda.

Esta vitória, obtida graças a 3 golos de Liedson, dá aos "leões" um encaixe financeiro de 140 mil euros e a liderança isolada do agrupamento.


Crónica do Jogo:

Perante um adversário teoricamente acessível, o Sporting entrou em campo "mandão", pondo desde logo em sentido a alta defesa dos holandeses.

Pouco depois, e de uma forma inexplicável, os "leões" tornam-se "mansos" e permitem que a equipa adversária vá criando jogadas de perigo, sistematicamente.

Aos 11 minutos, o "pesadelo" do Sporting torna-se real, quando Sibon resolve fazer "o gosto à testa" e marca o primeiro golo do jogo.

A perder, Paulo Bento pede aos seus pupilos para "apertarem o Heerenveen" e, 5 minutos depois, a táctica dá resultados práticos, pois Liedson fez o empate.

A partir daí, o jogo ficou equilibrado e só perto do intervalo é que surgiram mais 2 lances dignos de registo.

O primeiro, aos 35 minutos, depois do brasileiro Paulo Henrique ter-se isolado, fazendo um chapéu a Rui Patrício; quando a bola ia a ultrapassar a linha de golo, Marco Caneira, num gesto acrobático, envia-a pela linha lateral, cedendo lançamento. Porém, os holandeses dizem que a bola já tinha ultrapassado totalmente a linha de golo quando Caneira a tocou. Nas imagens televisivas não se vê se a bola entra ou não na baliza, devido ao ângulo em que são filmadas, mas o novo arbitro de baliza disse ao árbitro principal que a bola não chegou a ultrapassar o "risco fatal".

O segundo, à passagem do minuto 40, após Liedson ter feito mais um golo para o Sporting, bisando na partida.

Ao intervalo, os "leões" ganhavam por 2-1, mas se o marcador registasse um empate também não seria escandaloso nem injusto.


Na segunda parte, Paulo Bento trocou o apagadíssimo Yannick Djaló por Hélder Postiga, mas o cariz do jogo continuou inalterável: muita bola pelo ar, remates mal direccionados e raríssimas jogadas de perigo.

Aos poucos, o Sporting ia defendendo a magra vantagem, enquanto o Heerenveen ia apertando cada vez mais a frágil defensiva leonina.

Tanto apertou, tanto apertou, que a defesa do Sporting "partiu-se em mil bocados", permitindo que Sibon e Paulo Henrique entrassem à vontade no último reduto leonino, fazendo autênticas jogadas perigosas.

Numa dessas jogadas, Sibon foi carregado em falta e do livre directo surgiu o 2º golo do Heerenveen, marcado por Dingsdag.

Quando já toda a gente pensava que o Sporting ia perder a oportunidade de vencer um rival teoricamente acessível, aos 87 minutos, Liedson tira "um coelho da cartola" e num gesto técnico prefeito consegue colocar a bola no fundo da baliza de Lajsal, depois de João Moutinho ter feito uma jogada espectacular pelo lado direito do ataque leonino.

Assim que o árbitro Aleksei Nikolaev deu por terminada a partida, os poucos adeptos "verde e brancos" presentes no Abe Lenstra fizeram uma grande festa gritando a plenos pulmões "Sporting" e, principalmente "Liedson" ou "Levezinho".


Ficha do jogo:

Estádio: Abe Lenstra, em Heerenveen (Holanda)

Árbitro: Aleksei Nikolaev (Rússia)

HEERENVEEN – Lejsal, Bak Nielsen, Breuer, Dingsdag e Popov; Grindhelm, Svec e Losada; Tom Beerens, Sibon e Paulo Henrique.

Jogaram Ainda: Elm, Assaidi e Papadoupolos

Suplentes não utilizados: Vandenbussche, Djuric, Koning e Ingelstern


SPORTING – Rui Patrício; Abel, Anderson Polga, Daniel Carriço e Marco Caneira; Miguel Veloso, João Moutinho, Simon Vukcevic e Matias Fernandez; Yannick Djaló e Liedson.

Jogaram Ainda: Hélder Postiga, Miguel Angél Angulo e Tonel

Suplentes não utilizados: Ricardo Batista, Leandro Grimi, Adrien Silva e Filipe Caicedo.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: O Jogo

Sem comentários: