domingo, 27 de setembro de 2009

Liga Sagres: F.C. Porto vence Sporting por 1-0 no jogo grande da 6ª Jornada

O F.C. Porto venceu esta noite o Sporting por 1-0, no jogo grande da 6ª Jornada da Liga Sagres, disputado no Estádio do Dragão, na cidade invicta.

Com este resultado, o F.C. Porto continua a 5 pontos da liderança, que é ocupada pelo Sp. Braga, enquanto o Sporting mantêm o 4º lugar, mas agora em igualdade pontual com o Rio Ave, que esta tarde empatou frente à Académica.

Crónica do Jogo:

A partida começou praticamente com o golo do F.C. Porto, marcado por Falcao, logo aos 3 minutos, acabando assim, de imediato, com qualquer estratégia preparada pelo técnico Paulo Bento.

O avançado, que esteve para aterrar no Estádio da Luz, aproveitou um erro da defensiva leonina e voou sobre os centrais, que ficaram estáticos a ver o excelente cabeceamento da "ave de rapina".

A perder e sem saber o que fazer (com tão fracos recursos no banco), o técnico leonino pediu cabeça e muita atenção à sua equipa.

Já Jesualdo Ferreira aproveitou para acertar com os seus jogadores algumas marcações que não estavam a funcionar na altura.

Com estas "mexidas", a partida passou-se a jogar numa toada mais calma e as ocasiões de golo escassearam. Ainda assim, aos 31 minutos, Hélder Postiga cabeceou uma bola, que bateu com estrondo na barra da baliza de Helton.

Ao intervalo, o marcador registava 1-0 a favor do F.C. Porto, resultado que podemos aceitar como justo, pois num jogo tão equilibrado a diferença só se podia fazer com um golpe de génio misturado com um pouco de sorte e os "dragões" souberam juntar esses 2 ingredientes.

Na segunda parte, e quando o Sporting se preparava para começar um forte ataque à baliza adversária, Andresson Polga, em plena grande área, trava em falta Hulk e vê o cartão vermelho, para desespero do defesa-central e do banco leonino.

Na marcação da grande penalidade, Falcao teve oportunidade para bisar e acabar com o jogo, mas permitiu a defesa ao guardião Rui Patrício.

Com menos uma unidade em campo, o Sporting passou a jogar na contenção, só atacando pela certa e quando via que tinha espaço para o fazer.

Com um jogo já na próxima 4ª Feira (com o At. Madrid para a Champions), o F.C. Porto limitava-se a gerir o tempo e o resultado, agradecendo a fraca oposição dos "leões".

Nos últimos 10 minutos, o Sporting saiu da "toca" e ainda causou alguns calafrios ao adversário, com especial destaque para um pontapé acrobático de Vukcevic, que Helton defendeu com alguma dificuldade.

Com um Liedson mais fraco que o habitual, a equipa leonina não conseguiu sair do Estádio do Dragão com um resultado positivo e, além disso, perde dois jogadores para a próxima partida com o Belenenses, pois Miguel Veloso também foi expulso (acumulação de amarelos) na última jogada do encontro com o campeão português.


POSITIVO - O excelente golo de Falcao, que valeu 3 pontos ao F.C. Porto

NEGATIVO - A expulsão exagerada de Miguel Veloso e a consequente "explosão" de Paulo Bento


Ficha do Jogo:

Estádio: Dragão, no Porto

Árbitro: Duarte Gomes (Lisboa)

F.C. PORTO - Helton; Jorge Fucile, Rolando, Bruno Alves e Álvaro Pereira; Fernando, Raul Meireles, Belluschi e Mariano González; Hulk e Falcao

Jogaram Ainda: Tomás Costa, Ernesto Fárias e Valeri


SPORTING - Rui Patrício; Abel, Daniel Carriço, Andresson Polga e Leandro Grimi; Miguel Veloso, João Moutinho, Simon Vukcevic e Matías Fernández; Hélder Postiga e Liedson

Jogaram Ainda: Bruno Pereirinha, Tonel e Felipe Caicedo


Disciplina: Cartão amarelo a Raul Meireles (11'), Miguel Veloso (25' e 90'), Andresson Polga (33' e 51'), Abel (35'), Jorge Fucile (56'), Bruno Alves (64') e Tomás Costa (78'); Cartão Vermelho a Andresson Polga (51') e Miguel Veloso (90'). Paulo Bento também foi expulso, no último minuto, por protestar fortemente a expulsão do médio leonino.


Jornalista: João Miguel Pereira

Sem comentários: