quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Paulo Bento alerta os seus jogadores para as dificuldades que o Penafiel pode causar

Paulo Bento disse ontem que a conquista da Taça da Liga é um dos objectivos do Sporting para esta época e que, por isso, a equipa tudo fará para vencer hoje o Penafiel e garantir um lugar no derradeiro jogo da prova, no dia 22 de Março, no Estádio Algarve.


"Não percebo que se tire importância à Taça da Liga. Quando jogámos com o Fátima deu-se grande relevo à prova. Agora já se tira importância quando o Sporting está prestes a chegar à Final", disse o treinador leonino, alertando para as dificuldades que os penafidelenses poderão criar em Alvalade: "É um adversário que eliminou três equipas da Liga nesta competição e não perdeu na fase de grupos. Mas jogamos em casa e os últimos jogos deram-nos mais confiança. Estamos motivados para atingir a Final da Taça da Liga."

No encontro com o FC Porto, Bruno Pereirinha foi um dos melhores elementos em campo, jogando adaptado a Lateral-Direito. Paulo Bento garante que o bom desempenho do jovem, de 19 anos, não lhe traz dores de cabeça, antes pelo contrário: "Não é um problema. O problema é não ter todos os jogadores disponíveis [os laterais Abel e Pedro Silva]. É uma solução, não um problema."

Paulo Bento comentou ainda a contratação do Lateral-Esquerdo Leandro Grimi, revelando que espera uma adaptação rápida do jogador emprestado pelo Milan, ao contrário do que acontece com o avançado brasileiro Tiuí: "São situações diferentes. Grimi teve um período em que esteve a competir e depois esteve sempre a treinar. Não precisa de adaptação ao ritmo de Futebol europeu e não tem tanto tempo de paragem. Vai adaptar-se com facilidade. É preciso identificá-lo com a nossa forma de jogar", finalizou.


O Sporting-Penafiel vai ser dirigido por João Ferreira, o mesmo árbitro que na época passada provocou a ira dos leões ao validar o golo de Ronny, marcado com a mão, e que rendeu três pontos ao Paços de Ferreira. Mas Paulo Bento – que, na altura, disse "Basquetebol, mão. Andebol, mão. Futebol.. pé!" – não entrou em grandes considerações sobre o juiz de Setúbal, garantindo apenas que já deixou um alerta para os jogadores da sua equipa: "Temos de ter a atenção especial de não cair na tentação de tocar com a mão na bola. Vai estar muito mais concentrado. É normal que o árbitro esteja mais concentrado para algo que possa acontecer e que não viu nesse jogo."

A concluir, Paulo Bento afirmou não acreditar que João Ferreira esteja "sob pressão" e que vá actuar de uma "forma condicionada".


Por Tiago Silva, jornalista "Correio da Manhã"

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Paulo Bento espera poder utilizar Leandro Grimi em breve

Leandro Grimi fez esta Terça-Feira o primeiro treino com o plantel do Sporting. Paulo Bento espera utilizar o reforço argentino em breve, pois entende que não vai ser necessária grande preocupação com a adaptação, ao contrário do que acontece com Rodrigo Tiuí.


"São situações diferentes. Grimi teve um período em que esteve a competir e depois esteve sempre a treinar. Não esteve parado. Não precisa de adaptação ao ritmo de futebol europeu e não tem tanto tempo de paragem. Vai adaptar-se com facilidade. É preciso identifica-lo com a nossa forma de jogar", disse o técnico leonino em conferência de imprensa.

Na apresentação oficial, realizada na véspera, Grimi admitiu que gostava mais de atacar do que defender, o que não surpreendeu Paulo Bento: "Se perguntarmos à maioria dos jogadores eles dizem que gostam mais de atacar do que defender. Gostam mais de ter a bola do que não ter. É normal".


Por Nuno Travassos, jornalista "Mais Futebol"

Foto: Sporting

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Grimi irá utilizar a mesma camisola de Nani

Grimi vai usar no Sporting a camisola 18, precisamente o número que Nani utilizou antes de se transferir para o Manchester United.

"É uma história longa, que envolve a minha família. Ia demorar muito explicar", respondeu, quando confrontado com as razões da escolha do número.

O lateral-esquerdo diz que o ingresso no Sporting, por empréstimo do Milan, é uma grande oportunidade, e quer aproveitá-la.

Para já conta com um talismã: "Soube há cinco minutos que tenho a camisola do Nani. Espero ter o mesmo sucesso".


Por Catarina Machado, jornalista "Mais Futebol"

Foto: Sporting

Grimi confiante no início de mais uma etapa na sua carreira

Grimi foi apresentado esta Segunda-Feira como reforço do Sporting até ao final da temporada. O lateral argentino vem emprestado pelo Milan e mostra-se bastante confiante na nova etapa na carreira.

"Estou muito contente, é um grande oportunidade para mim. Venho para dar o meu melhor", disse, antes de abordar a questão de começar a ajudar já a equipa: "Fisicamente estou muito bem. Sinto-me em boa forma. Sou um típico lateral sul-americano, que gosta de atacar. No entanto, a minha forma de jogar depende do esquema e do que o treinador pretende".

Sobre o chileno Rodrigo Tello, que o antecedeu na posição, Grimi garante que "não há jogadores iguais, nem melhores ou piores" e que não se identifica com nenhum ídolo, porque tenta ser ele mesmo: "Idolatro Maldini, com quem aprendi muito, mas mais por ter trabalhado com ele do que por ser alguém com quem me idenfico".

A experiência no Milan, a aposta no Siena e o actual plantel do Sporting foram outros temas abordados pelo novo dono da camisola 18 dos leões. "Não sinto que tenha falhado no Milan. Vim para cá para ter mais minutos em campo, para evoluir", atirou. O ingresso no Siena, no início da época, quando se falava no interesse do Sporting, também foi explicado por Grimi: "Não dependeu de mim. O importante é que agora estou cá e estou contente por estar aqui". Do actual plantel, é que só conhece mesmo Romagnoli, porque têm o mesmo empresário.


Por Catarina Machado, jornalista "Mais Futebol"

Foto: Sporting

Leandro Grimi poderá ser apresentado ainda hoje

Leandro Grimi, o Lateral-Esquerdo argentino, que chegou no Domingo a Lisboa para o Sporting, poderá ser apresentado ainda hoje, segundo um comunicado do clube leonino.

O mesmo documento acrescenta que o desenrolar dos exames médicos ditará se a apresentação decorre ainda neste dia, e que mais tarde o Sporting dará novas informações.

Recorde-se que o argentino chega a Alvalade vindo do Siena, clube onde jogava por empréstimo do Milan.

Fonte: Mais Futebol

domingo, 27 de janeiro de 2008

Liga BWin: Sporting derrota F.C. Porto e dá um pequeno "pontapé na crise"

O Sporting derrotou, esta noite, o F.C. Porto por 2-0, em jogo disputado no Estádio Alvalade Sec.XXI e a contar para a 17ª Jornada da BWin Liga.

O F.C. Porto começou melhor e teve duas grandes oportunidades nos 2 primeiros minutos, mas os seus avançados (Lisandro Lopez e Ricardo Quaresma) não acertaram com a baliza de Rui Patrício.

Aplicando a velha máxima "quem não marca, sofre", o Sporting chega ao golo aos 12 minutos por intermédio de Simon Vukcevic, que após remate sem perigo vê Helton dar um "frango" monumental, deixando fugir a bola para dentro da sua baliza.

Com o golo, os "leões" rejubilaram e foi sem surpresa que chegaram ao 2-0. O russo Izmailov atira para o fundo das redes do Guarda-Redes do F.C.Porto, depois de Vukecvic ter feito um excelente passe. Neste lance, os "dragões" reclamam fora-de-jogo, no entanto o árbitro Carlos Xistra, mandou seguir.

A partir daqui foi ver uma equipa a gerir e a outra a tentar reduzir a diferença. Mas como destruir é mais fácil do que construir, o Sporting levou vantagem neste duelo desigual.

Com este resultado, a equipa de Jesualdo Ferreira sofre a sua segunda derrota na Liga, e a segunda consecutiva fora de casa (a primeira foi na Madeira, com o Nacional), enquanto o Sporting consegue encurtar distâncias para o F.C. Porto, mas mais importante que isso, soma a sua terceira vitória consecutiva, "dá um pequeno pontapé na crise" e continua na luta pela entrada directa na Liga dos Campeões.


Por João Miguel Pereira, jornalista "Sport Blog"

Leandro Grimi já está em Portugal e deve assinar pelo Sporting nas próximas horas

O argentino Leandro Grimi já está em Lisboa. O Lateral-Esquerdo, de 22 anos, que chega emprestado pelo Milan até ao final da época, depois de ter estado também cedido ao Siena na primeira metade da temporada, aterrou no aeroporto da Portela quando já passava das dez horas, sendo recebido por responsáveis do Sporting.


Aos jornalistas que o esperavam, Grimi prestou apenas pequenas declarções: "É um grande desafio para mim vir para um grande clube em Portugal", referiu o argentino, que vem para fazer concorrência ao brasileiro Ronny e que deve tornar-se nas próximas horas reforço oficial do clube leonino.

Fonte: Mais Futebol

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Sporting vence Beira-Mar e fica a um "pequeno passo" da Final da Taça da Liga

O Sporting deu um passo decisivo rumo à final da Taça da Liga, ao vencer o Beira-Mar em Alvalade na segunda jornada da fase de grupos. Liedson e Simon Vukcevic, com um bis, fizeram os golos dos "leões", dando uma importante injecção de moral para o clássico de Domingo.

À procura de rectificar o mau resultado da primeira jornada em Setúbal, ao Sporting apenas interessava a vitória diante do Beira-Mar. Paulo Bento pediu aos jogadores para não pensarem no clássico e a resposta foi dada em campo com determinação e empenho, apesar das coisas não terem corrido de feição na primeira parte.

A equipa jogou no seu esquema habitual, mas sofreu três alterações em relação ao encontro da Taça de Portugal. Bruno Pereirinha substituiu o lesionado Abel na Defesa, Romagnoli voltou à titularidade e no Ataque deu-se o regresso de Purovic, que foi o companheiro de serviço ao lado de Liedson.

O Sporting assumiu as rédeas do jogo – de resto como lhe competia – mas faltou-lhe muitas vezes maior discernimento no último passe e no momento da finalização.

A fogosidade de Vukcevic ia embalando a equipa – o esquerdino no primeiro remate furou mesmo a malha lateral tal a violência do disparo – enquanto o Beira-Mar ia respondendo em Contra-Ataque, criando alguns embaraços à defensiva "leonina" pelo flanco esquerdo. A toada morna do jogo não se alterou até perto da meia hora, mesmo com a natural superioridade do Meio-Campo do Sporting. De meia distância, Veloso e Tonel ainda testaram a atenção do Guarda-Redes Luiz Almeida, já que os "leões" raramente conseguiam entrar na área aveirense em condições de finalizar.

No segundo tempo, o Sporting entrou com maior velocidade e a determinação da equipa viria a ser capitalizada por Liedson, já depois de Ronny ter atirado à barra. O golo de "raiva" do "levezinho" animou a equipa que passou a denotar maior clarividência nas movimentações ofensivas.

Paulo Bento pôde então poupar Miguel Veloso e Romagnoli (mais tarde deu também uns minutos de descanso a Polga), colocando Izmailov e Celsinho em campo. No entanto, a "machadada" no Beira-Mar acabou por ser dada por Vukcevic. Em dois actos, o montenegrino deu espectáculo em Alvalade, primeiro com um golo de pé direito (o mais fraco) e depois com um remate à meia volta.

Triunfo sem contestação para os "leões" que assim podem assegurar um lugar na Final da Carlsberg Cup, bastando-lhes um empate frente ao Penafiel.

Estatísticas do Jogo:

Estádio: José Alvalade Séc.XXI
Árbitro: Duarte Gomes (Lisboa)
Árbitros assistentes: Pedro Garcia e José Lima
Ao intervalo: 0-0

SPORTING: Rui Patrício; Pereirinha, Polga (Gladstone, 85 m), Tonel, Ronny, Miguel Veloso (Izmailov, 65 m), João Moutinho, Simon Vukcevic, Romagnoli (Celsinho, 78 m), Purovic e Liedson.

Treinador: Paulo Bento.

Suplentes não utilizados: Stojkovic; Had, Adrien Silva e Farnerud.
Disciplina: Cartão amarelo para Celsinho (89 m).
Golos: Liedson (67 m) e Simon Vukcevic (73 e 80 m).


BEIRA-MAR: Luiz Almeida; Maurinho, Fernando, Buba, Diogo Luís, Pedro Santos (Artur, 61 m), Fahel (Hernâni, 75 m), Vasco Matos (Roma, 85 m), Ricardo, João Pedro e Gyano.

Treinador: Rogério Gonçalves.

Suplentes não utilizados: Bruno Sousa; Primo, Emerson e Camora.
Disciplina: Cartão amarelo para Gyano (52 m), Luiz Almeida (57 m), Ricardo (70 m) e Artur (85 m).


Por Sandro Baguinho, jornalista "Sporting"

Fotos: Pedro Cruz

sábado, 19 de janeiro de 2008

Sporting vence Lagoa e garante um lugar na 6ª Eliminatória da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta tarde, o Lagoa por 4-0 e garantiu um lugar na 6ª Eliminatória da Taça de Portugal.

Os "leões" entraram com garra e com vontade de resolver a partida o mais cedo possível, mas foi o clube algarvio que teve a primeira oportunidade. Logo aos 5 minutos, Dário rematou forte e colocado, tendo o guarda-redes sérvio, Stojkovic, defendido com alguma dificuldade.

Este lance fez despertar o Sporting, especialmente João Moutinho e Liedson, os "fabricantes" do primeiro golo do jogo. Ao contrário do que seria de esperar foi Liedson quem conduziu toda a jogada e deu a Moutinho, que fez a bola sobrevoar o guardião Botelho e instalar-se no fundo das redes da baliza do Lagoa.

O golo fez sossegar os sportinguistas nas bancadas e os jogadores do clube de Alvalade começaram a assentar o seu jogo e a dominar por completo a partida. O intervalo chegou com o Sporting a vencer pela margem mínima.

Na 2ª parte tudo mudou, pois o domínio dos "leões" foi constante, e os golos apareceram aos 56 minutos (marcou Abel), aos 71m (marcou Liedson) e quase no final da partida (desta vez foi Gladston, que aos 87m, fez "balançar a rede").


Estatisticas do Jogo:

Estádio: José Alvalade

Árbitro: Vasco Santos (Porto).

Árbitros Assistentes: Alexandre Freitas e José Melo.


SPORTING: Stojkovic; Abel (Pereirinha, 59 m), Gladsotne, Polga, Ronny, Miguel Veloso, João Moutinho, Izmailov (Romagnoli, 45 m), Farnerud, Vukcevic (Celsinho, 73 m) e Liedson.

Treinador: Paulo Bento.

Suplentes não utilizados: Rui Patricío, Adrien, Purovic e Paulo Renato.

Disciplina: Cartão amarelo para Liedson (25 m) e Miguel Veloso (74m).

Golos: João Moutinho (7 m), Abel (56 m), Liedson (71 m) e Gladstone (87).


GD LAGOA: Botelho, Márcio, Tero (Janita, 59 m), Nelsón, Júlio, Sadjó (Boiças, 66 m), Dário, Vandi, André, Bilro e Divaldo.

Treinador: Joaquim Mendes

Suplentes não utilizados: Ricardo, Bráulio, Roberto, Nilson e Daniel.

Disciplina: Cartão amarelo a Janita (90 m)


Por João Miguel Pereira, jornalista "Sport Blog"

Fotos: Pedro Cruz, fotojornalista "Sporting"

sábado, 5 de janeiro de 2008

Microrotura obriga Yannick a parar durante 4 semanas

Yannick vai ficar parado devido a uma microrrotura na coxa direita pelo menos quatro semanas. A lesão é, segundo informação do Sporting, diferente da contraída ao serviço da selecção de sub-21.

"Djaló realiza nesta fase tratamento e treino específico no ginásio. Esta lesão (micro-rotura) não é uma recidiva da anterior, pois a sua localização é diferente. No entanto, e porque tratar uma lesão muscular é apenas uma parte da questão, optou a direcção clínica pela realização de outro tipo de estudos que permitissem ajuizar sobre a identificação das eventuais causas de uma agudização por efeito do esforço", explica o corpo clínico do clibe de Alvalade, em comunicado.

O tempo de inactividade será "utilizado não só para tratar a lesão muscular, mas contemplará também a realização de terapêutica e treino específico compensatório/preventivo", acrescenta o mesmo documento.

Fonte: Record