O Sporting deu um passo decisivo rumo à final da Taça da Liga, ao vencer o Beira-Mar em Alvalade na segunda jornada da fase de grupos. Liedson e Simon Vukcevic, com um bis, fizeram os golos dos "leões", dando uma importante injecção de moral para o clássico de Domingo.
À procura de rectificar o mau resultado da primeira jornada em Setúbal, ao Sporting apenas interessava a vitória diante do Beira-Mar. Paulo Bento pediu aos jogadores para não pensarem no clássico e a resposta foi dada em campo com determinação e empenho, apesar das coisas não terem corrido de feição na primeira parte.
A equipa jogou no seu esquema habitual, mas sofreu três alterações em relação ao encontro da Taça de Portugal. Bruno Pereirinha substituiu o lesionado Abel na Defesa, Romagnoli voltou à titularidade e no Ataque deu-se o regresso de Purovic, que foi o companheiro de serviço ao lado de Liedson.
O Sporting assumiu as rédeas do jogo – de resto como lhe competia – mas faltou-lhe muitas vezes maior discernimento no último passe e no momento da finalização.
A fogosidade de Vukcevic ia embalando a equipa – o esquerdino no primeiro remate furou mesmo a malha lateral tal a violência do disparo – enquanto o Beira-Mar ia respondendo em Contra-Ataque, criando alguns embaraços à defensiva "leonina" pelo flanco esquerdo. A toada morna do jogo não se alterou até perto da meia hora, mesmo com a natural superioridade do Meio-Campo do Sporting. De meia distância, Veloso e Tonel ainda testaram a atenção do Guarda-Redes Luiz Almeida, já que os "leões" raramente conseguiam entrar na área aveirense em condições de finalizar.
No segundo tempo, o Sporting entrou com maior velocidade e a determinação da equipa viria a ser capitalizada por Liedson, já depois de Ronny ter atirado à barra. O golo de "raiva" do "levezinho" animou a equipa que passou a denotar maior clarividência nas movimentações ofensivas.
Paulo Bento pôde então poupar Miguel Veloso e Romagnoli (mais tarde deu também uns minutos de descanso a Polga), colocando Izmailov e Celsinho em campo. No entanto, a "machadada" no Beira-Mar acabou por ser dada por Vukcevic. Em dois actos, o montenegrino deu espectáculo em Alvalade, primeiro com um golo de pé direito (o mais fraco) e depois com um remate à meia volta.
Triunfo sem contestação para os "leões" que assim podem assegurar um lugar na Final da Carlsberg Cup, bastando-lhes um empate frente ao Penafiel.
Estatísticas do Jogo:
Estádio: José Alvalade Séc.XXI
Árbitro: Duarte Gomes (Lisboa)
Árbitros assistentes: Pedro Garcia e José Lima
Ao intervalo: 0-0
SPORTING: Rui Patrício; Pereirinha, Polga (Gladstone, 85 m), Tonel, Ronny, Miguel Veloso (Izmailov, 65 m), João Moutinho, Simon Vukcevic, Romagnoli (Celsinho, 78 m), Purovic e Liedson.
Treinador: Paulo Bento.
Suplentes não utilizados: Stojkovic; Had, Adrien Silva e Farnerud.
Disciplina: Cartão amarelo para Celsinho (89 m).
Golos: Liedson (67 m) e Simon Vukcevic (73 e 80 m).
BEIRA-MAR: Luiz Almeida; Maurinho, Fernando, Buba, Diogo Luís, Pedro Santos (Artur, 61 m), Fahel (Hernâni, 75 m), Vasco Matos (Roma, 85 m), Ricardo, João Pedro e Gyano.
Treinador: Rogério Gonçalves.
Suplentes não utilizados: Bruno Sousa; Primo, Emerson e Camora.
Disciplina: Cartão amarelo para Gyano (52 m), Luiz Almeida (57 m), Ricardo (70 m) e Artur (85 m).
Por Sandro Baguinho, jornalista "Sporting"
Fotos: Pedro Cruz
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário