quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Liga Sagres: Sporting empata (1-1) com o V. Guimarães no fecho da 8ª Jornada

Com golos de Rui Miguel e Matias Fernandez, Sporting e V. Guimarães empataram esta noite a uma bola, em jogo a contar para a 8ª Jornada da Liga Sagres, disputado no Estádio D. Afonso Henriques, na cidade-berço.

A partida ficou marcada pelo muito nervosismo dos jogadores de ambos os conjuntos, que passaram quase todos os 90 minutos a protestaram com o árbitro Olegário Benquerença.

Crónica do Jogo:

Com a necessidade absoluta de obter pontos, para não se afastarem ainda mais dos seus objectivos, V. Guimarães e Sporting entraram no encontro "com a corda toda".

Durante os primeiros 30 minutos, a partida foi muito disputada, com imensas jogadas de perigo para ambas as balizas.

Após esse período de "loucura total", as duas equipas acalmaram e o Sporting começou a controlar os acontecimentos.

Já perto do intervalo, Felipe Caicedo introduz a bola na baliza de Nílson, mas o árbitro (depois de consultar o seu auxiliar) invalida o golo, por alegado fora-de-jogo. Vendo as imagens televisivas não se percebe claramente se o equatoriano está ou não em posição irregular, pelo que a decisão da equipa de arbitragem terá que se considerar correcta.

Ao intervalo, com um nulo no marcador, os dois treinadores resolvem mexer nas suas equipas, tentando dar-lhes mais dinâmica ofensiva.

Mas, mesmo assim, o cariz do jogo não se alterou, continuando a haver muita luta, muitos protestos, muito nervosismo, muitos lances de perigo e... pouco futebol.

Só aos 84 minutos, é que surgiu a primeira jogada digna de registo: Com sucessivas fintas, Carlos Saleiro consegue ultrapassar a barreira defensiva dos vimaranenses e passar o esférico para Liedson, que, juntamente com Matias Fernandez, aparece na "cara" de Nílson. Quando o guardião se prepara para "fazer a mancha", o avançado do Sporting tira-lha a bola da frente e entrega-a ao colega chileno, que não tem qualquer dificuldade em marcar o primeiro golo da partida.

Esta jogada, gera uma onda de protestos no Afonso Henriques, mas o lance é todo legal, pois quando Liedson passa a bola ao seu colega, fá-lo para trás, não havendo assim lugar à marcação de qualquer fora-de-jogo.

A partir daqui, o Vitória lançou-se para o ataque, enquanto o Sporting tentou segurar o empate "com unhas e dentes".

Quando já toda a gente pensava, que a formação vimaranense ia somar mais uma derrota e manter-se abaixo da "linha de água", Andrezinho cruza para a grande área, Miguel Veloso corta a bola de qualquer maneira e esta vai parar aos pés de Rui Miguel, que não se faz rogado e remata à baliza, fazendo desta forma o golo do empate, que provocou uma "onda" de "histeria total" entre os adeptos da equipa da casa.


Com este resultado, o Vitória sobe ao 14º lugar com os mesmos 7 pontos que Naval, Olhanense, V. Setúbal, P. Ferreira e Belenenses, enquanto o Sporting ascende à 4ª posição, estando agora mais longe dos rivais F.C. Porto e Benfica.


POSITIVO - O ambiente de festa e de fair-play que se viveu nas bancadas, contrastando com o que se passava no relvado

NEGATIVO - O nervosismo excessivo dos jogadores de ambas as equipas, que levou a algumas "picardias" dentro do relvado, algo que o árbitro da partida não soube controlar


No estádio D. Afonso Herniques, sob arbitragem de Olegário Benquerença (AF Leiria), as equipas alinharam com:

V. GUIMARÃES - Nílson; Alex, Moreno, Gustavo Lazzaretti e Andrezinho; Flávio Meireles, Desmarets, João Alves e Nuno Assis; Tiago Targino e Douglas.

SPORTING - Rui Patrício; Abel, Tonel, Daniel Carriço e Leandro Grimi; Miguel Veloso, João Moutinho, Simon Vukcevic e Matías Fernandez; Felipe Caicedo e Liedson.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: O Jogo

Sem comentários: