terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Sporting vence Basileia por 1-0 e consegue arrecadar mais 675 mil euros

O Sporting venceu, esta noite em Basileia, a equipa local por 1-0, em jogo da 6ª Jornada (última da 1ª Fase) da Liga dos Campeões.

Com este resultado, os "leões" conseguem arrecadar mais 675 mil euros e três pontos, que em nada alteram a sua classificação (2º lugar).

Crónica do Jogo:

A partida começou monótona e só a chuva conseguia alegrar alguns adeptos, que se divertiam mais a ver chover do que com o jogo.

Só a partir dos 15 minutos, é que as coisas começaram a aquecer (apesar de estar 1ºC), pois o Sporting fez dois remates que passaram perto da baliza suiça.

Pouco depois, um erro enorme de um defesa do Basileia, que não deixa sair a bola pela linha lateral, origina o primeiro e único golo do jogo: vendo o esférico parado em cima do risco, Bruno Pereirinha entrega-o a Izmailov, e este cruza para os pés de Yannick Djaló, que só teve de empurrar para o fundo das redes de Constanzo.

O golo animou os "leões" que começaram a rondar os postes suiços, ora mais perto, ora mais longe, mas sempre com relativo perigo.

Aos 40 minutos acontece o momento do jogo: Vukcevic é pisado e fica-se a queixar da sua perna. Apesar da rápida intervenção médica e da aplicação do "spray milagroso", o montenegrino não consegue suportar as dores e é obrigado a sair, entrando para o seu lugar o defesa Abel.

Paulo Bento teve que mexer na estrutura da equipa, e os resultados práticos foram visíveis, não na primeira parte, que terminou pouco depois, mas sim na segunda metade.

Sem o "motor" do jogo, o Sporting durante os segundos 45 minutos foi uma equipa apática, sem chama, sem velocidade e sem brilho.

Disso se aproveitou o Basileia que, em apenas 5 minutos, conseguiu 3 contra-ataques e outros tantos cantos.

A partir do banco, Paulo Bento incentivava a sua equipa, mas esta não reagia, continuando muito fria, quase gélida, como o tempo.

A equipa suiça via que o adversário não respondia e ia-se acercando da baliza de Tiago, cada vez com mais perigo.

Com um pontapé aqui, uma defesa apertada de Tiago ali, e um corte in extremis de Daniel Carriço acolá, o Sporting ia conseguindo suster os remates perigosos do Basileia.

Com o passar do tempo, a formação de Christian Gross crescia, e o nervosismo nos jogadores e adeptos do Sporting também.

Aos 85 minutos, e já com 10 cantos, a equipa suiça quase marcava, mas Tiago e todos os seus colegas do sector defensivo, conseguiram afastar a bola para longe da linha de golo.

O apito final chegou, e foi recebido com alívio por parte dos adeptos leoninos, que podem assim festejar a 4ª vitória consecutiva sobre o Basileia, que se despede desta edição da Liga dos Campeões no meio de muita chuva e alguma neve.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: Mais Futebol

Sem comentários: