segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Taça da Liga (3ª Fase): Sporting vence Marítimo e assume liderança do Grupo B

O Sporting venceu, esta noite em Alvalade, o Marítimo por 3-0, em jogo da 1ª Jornada da 3ª Fase da Carlsberg Cup.

Na véspera, Paulo Bento tinha avisado os seus jogadores, que uma vitória nesta partida era meio caminho andado para vencer o Grupo B. Os "leões" entenderam a mensagem e tornaram fácil um encontro que se antevia complicado.

Crónica do Jogo:

Com um frio de rachar em Alvalade (8ºC), ambas as equipas iniciaram a partida numa toada fraca, sem motivos de interesse.

Durante alguns minutos, as coisas não se alteraram, pois os jogadores leoninos estavam apáticos, talvez com as ideias "congeladas", enquanto os insulares remetiam-se à defesa, com medo de voltar a sofrer uma goleada (na semana passada o Marítimo perdeu 6-0 com o Benfica).

Por isso, os únicos lances dignos de registo nos primeiros 45 minutos, foram: um remate de Izmailov, que Marcelo Boeck (substítuto do castigado Marcos) defendeu; o golo do Sporting marcado por Yannick (que voltou a não festejar); e um remate de Marcinho, que Tiago defendeu sem dificuldade.

Na segunda metade, o jogo aqueceu, muito por força da atitude dos madeirenses, que deixaram nos balneários os "fantasmas" dos 6-0 e começaram a atacar.

Logo no primeiro minuto, Olberdam remata com muito perigo, obrigando Tiago a defender para canto. Na sequência do lance, o defesa Paulo Jorge sobe à àrea contrária, e quase marca, depois de um excelente cabeceamento.

Aos 50 minutos, Lori Sandri aposta numa equipa mais ofensiva, tirando Paulo Jorge (que até nem estava a jogar mal) e colocando Vítor Júnior, que passou a ser o "patrão" do meio-campo.

Dez minutos depois da substituição na formação madeirense, foi a vez de Paulo Bento mexer na estrutura leonina: Vukcevic saiu ao som de aplausos, entrando para o seu lugar o brasileiro Fábio Rochemback.

A meio da segunda parte, começa a cair uma forte chuvada e tudo muda: o Marítimo começa a cair de produção, enquanto os "leões" aumentam o poder ofensivo.

Aos 70 minutos, Liedson "acaba" com o jogo ao marcar o segundo golo, depois de uma bela jogada de Izmailov, e um passe de Yannick a "rasgar" a defensiva madeirense.

A partir daqui foi só gerir o resultado, pois os jogadores do Marítimo ficaram resignados a mais uma derrota.

Paulo Bento aproveitou para tirar Abel e Adrien Silva, e lançar no jogo o defesa Marco Caneira e o médio Leandro Romagnoli. E foi, precisamente o argentino, que marcou o terceiro golo, ao corresponder da melhor maneira a um cruzamento de João Moutinho.

Com este resultado, o Sporting isola-se no comando do Grupo B com 3 pontos, enquanto os madeirenses ficam na cauda da tabela sem qualquer ponto.

Uma última nota para a presença de espectadores em Alvalade: apenas 7478 pessoas comparam um ingresso para este jogo, o que leva a crer que Soares Franco tem toda a razão quando diz que "o futebol deveria ser jogado ao domingo à tarde, pois beneficiaria os clubes e os adeptos, sem qualquer dúvida!".


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: Mais Futebol

Sem comentários: