O Sporting perdeu, esta noite no Estádio de Alvalade, com o Barcelona por 5-2, naquela que foi a maior derrota da equipa leonina, em casa, para as competições europeias.
Na véspera do encontro, Paulo Bento tinha dito aos jornalistas que iria discutir o jogo "taco a taco", mas cedo se percebeu que os jogadores "verde e brancos" não tinham argumentos para travar a bem oleada máquina "blaugrana".
No entanto, com este resultado o Sporting garante a 2ª posição do Grupo C e fica agora a aguardar pelo seu adversário nos Oitavos-de-Final.
Crónica do Jogo:
Mesmo sem algumas das suas estrelas, como Samuel Eto'o, Charles Puyol, Sylvinho e Iniesta, o Barcelona entrou na partida a "todo o gás".
Ainda não estavam decorridos 20 minutos de jogo, e já os adeptos leoninos assobiavam os seus jogadores, pois o Sporting perdia por 2-0, já tinha visto uma bola bater na trave da sua baliza, e assistido a um festival de boas jogadas de Messi (Cristiano Ronaldo não deve ter gostado nada da exibição do argentino).
A partir daí, assistiu-se a uma partida fraca, onde os únicos pontos de interesse eram as arrancadas da "estrela maior" do Barça.
Entretanto, o intervalo chegou e os jogadores e adeptos leoninos respiravam de alívio e agradeciam aos atletas "blaugrana" por terem marcado apenas 2 golos, pois o "bailinho" foi tanto, que os catalães até poderiam ter ido para o descanso com 5 ou 6 na bagagem.
Na segunda parte tudo mudou, porque o Sporting veio um pouco mais agressivo (menos era impossível) e o Barcelona vinha com intensões apenas de gerir o resultado.
Mas apesar de ter feito uma ou outra jogada com "cabeça, tronco e membros" a equipa leonina continuava a dar espaços na sua defensiva, que os adversários agardeciam, como foi o caso de Messi, que fugiu a uma defesa distraída e completamente isolado fez o 0-3.
Com 60 minutos de jogo e uma vantagem de 3 golos, Guardiola começou a gerir o plantel, tirando Henry e Messi, pois no próximo sábado há mais uma importante partida para a Liga Espanhola.
E parece que a saída da estrela argentina acordou os jogadores do Sporting, que em apenas 2 minutos, marcaram outros tantos golos, e colocaram o resultado em 2-3, fazendo renascer a esperança em Alvalade.
Mas foi sol de pouca dura, porque no minuto seguinte à mini-revolta leonina, Caneira tirou a bola da frente do seu guarda-redes e fez-lhe um "chapéu de aba larga", oferencedo o 4º golo à equipa catalã.
O disparate do defesa leonino fez mossa nos seus colegas, que passaram o resto do tempo a evitar jogar a bola na grande área para não correrem o risco de fazer o mesmo que o lateral-esquerdo que, por força das circunstâncias, jogou hoje no lado direito da defensiva.
Tanto medo foi aproveitado por um miúdo da "cantera blaugrana", Borjan, que correu livremente pela "auto-estrada" e quando se preparava para tirar o guardião leonino do caminho foi tocado nos pés (o árbitro diz que sim, mas as imagens não esclarecem).
Na cobrança da grande penalidade, o jovem jogador não deu hipóteses a Tiago (pois Rui Patrício foi expulso), e marcou o 2-5, fixando o resultado final.
O Sporting ainda tem mais um jogo nesta fase de grupos (com outros "azul-grená", o Basileia), mas o mais importante já está feito, ou seja, a passagem para os Oitavos-de-Final da Liga dos Campeões.
Jornalista: João Miguel Pereira
Foto: Lusa
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário