domingo, 16 de novembro de 2008

Sporting perde com Leixões e vê o comboio do título ficar mais longe

O Sporting perdeu, esta noite em Alvalade, com o Leixões por 1-0, e falhou o "assalto" ao primeiro lugar da Liga Sagres.

Se vencessem os rivais de hoje, os "leões" chegariam à liderança, mas este resultado atira os pupilos de Paulo Bento para a 6ª posição, podendo acabar a 8ª Jornada, precisamente no 8º posto.

Crónica do Jogo:

Apesar da derrota com o F.C. Porto para a Taça de Portugal, o Estádio de Alvalade apresentou uma bela "moldura humana" de cerca de 30 mil espectadores.

Assim que começou o jogo, os adeptos do Sporting respiraram de alívio, pois a equipa jogava bem e dava sinais de querer resolver rapidamente a questão.

Durante os primeiros 25 minutos, os "leões" dominaram, mas no minuto seguinte aparece o primeiro "lance chave" da partida: Fábio Rochemback lesiona-se e Paulo Bento tem que alterar toda a equipa. Não tendo um médio para aquela posição, coloca Pedro Silva a defesa-esquerdo e faz subir Miguel Veloso para o vértice mais recuado do losango do meio-campo.

A equipa leonina que até aí tinha dado conta do recado, fica desorganizada e começa a fazer disparates, atrás de disparates.

Bruno China, Wesley, Roberto Souza e Hugo Morais eram autênticas setas apontadas à baliza de Rui Patrício, e nos últimos 15 minutos da primeira parte criaram 4 oportunidades para marcar.

Aos 42 minutos, surge o segundo "lance-chave" do jogo: Pedro Silva que tinha entrado aos 26 minutos, faz uma arrancada para tentar chegar a uma bola que parecia perdida; durante a corrida sente uma picada na coxa, e fica caído no relvado, pedindo de imediato a substituição.

Paulo Bento vê-se obrigado a fazer mais uma alteração, mas desta vez não desorganizou a equipa, pois apenas trocou de lateral: Saiu Pedro Silva e entrou para o mesmo lugar Leandro Grimi.

O intervalo chegou e os marcadores electrónicos de Alvalade, mostravam um rendondo 0-0, que castigava a ineficácia das duas equipas.

Tal como tinha acontecido com o F.C. Porto, o Sporting volta a entrar mal na segunda parte do encontro. Muito apáticos e pouco ofensivos, os pupilos de Paulo Bento deram a oportunidade do Leixões crescer, e Wesley começou a espalhar o perigo na grande-area de Patrício.

Poucos minutos depois, os "leões" tentaram reagir, mas não conseguiram, pois nesta altura já a equipa leixonense dominava os acontecimentos. Ainda assim, Liedson e Postiga propocionaram boas defesas ao guardião Beto Pimparel (curiosamente um guarda-redes formado nas escolas do Sporting).

Aos 63 minutos, acontece o terceiro lance-chave da partida: Canto favorável ao Leixões, bola bombeada para a grande aréa, onde aparece Rui Patrício a desviar para a zona da meia-lua; Miguel Veloso ainda tenta tocar na bola, mas esta fica a saltitar entre Izmailov e Roberto Souza; o leixonense conta com a atrapalhação do russo e manda uma "bomba" a 75 km/hora à baliza do Sporting, batando o guardião por uma "unha negra".

Os homens de Paulo Bento voltaram à carga, tentaram ainda chegar ao tento da igualdade, mas a bem escalonada defesa do Leixões não deu qualquer hipótese, aplicando assim mais uma derrota aos "leões", que passam a ver o comboio do título cada vez mais longe.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: Mais Futebol

Sem comentários: