domingo, 30 de novembro de 2008

Sporting vence V. Guimarães e sobe ao 3º lugar da Liga Sagres

O Sporting venceu, esta noite em Alvalade, o V. Guimarães por 2-0, em jogo a contar para a 10ª Jornada da Liga Sagres.

Com este resultado, os "leões" sobem à 3ª posição, colocando pressão nos rivais (Benfica e F.C. Porto), que só amanhã realizam as suas partidas desta ronda.

Crónica do Jogo:

Quando se pensava que seria o V. Guimarães a entar mais forte na partida, pois não tinha nada a perder, aconteceu precisamente o contrário. Mandando para trás das costas os "fantasmas" Leixões e Barcelona, a equipa leonina entrou com "a corda toda".

Aos 2 minutos, já poderia estar a vencer por 1-0, mas o árbitro Duarte Gomes resolveu não marcar penalty a favor do Sporting, depois de Izmailov ter sido derrubado em plena grande área.

Mas 6 minutos depois, a formação de Paulo Bento chega mesmo à vantagem, após um remate bem colocado de Helder Postiga.

Mesmo a perder o V. Guimarães não saía da sua "concha", e os "leões" aproveitavam para jogar à vontade e fazer descansar os "corações" dos seus adeptos.

Aos 21 minutos, Liedson, talvez farto de tanta passividade, resolve fazer uma das suas fenomenais arrancadas e à saída de Nilson faz o 2-0.

Só a partir daí é que os vimaranenses acordaram e passaram a jogar um pouco melhor, pondo à prova o guardião Rui Patrício.

À passagem do minuto 23, Marquinhos foge pela direita, ganha a linha de fundo, cruza para o interior da área, mas a bola cai mesmo em cima de Nuno Assis, que só tem tempo de fazer um remate de bicicleta. Apesar da espectacularidade do lance, o resultado prático foi nulo, pois o ex-Benfica não acertou com as redes leoninas.

Dez minutos depois, mais um ataque perigoso da formação de Manuel Cajuda: Marquinhos volta a fugir pela direita, mas desta vez é travado em falta. Na cobrança do livre directo, a bola é enviada para a grande área, onde surge Gregory a cabeçear por cima do travessão da baliza.

Na jogada seguinte, o mesmo Marquinhos tira Grimi da sua frente, e remata forte, só que a bola vai parar às bancadas.

Até ao intervalo, a equipa vitoriana ainda fez mais um par de remates que Rui Patrício não teve qualquer dificuldade em defender.


No início da segunda parte, Manuel Cajuda tirou o estreante Vítor Bastos e colocou em campo o avançado Roberto, numa tentativa de fortalecer o ataque. Mas o técnico vitoriano "esqueceu-se" que tinha retirado um defesa; e agora o sector mais recuado via-se "às aranhas" para acertar com as marcações.

Disso se aproveitou o Sporting, que em 5 minutos, teve duas oportunidades para marcar, mas Liedson e Miguel Veloso estavam com a pontaria desafinada.

Aos 65 minutos, Paulo Bento trocou o lesionado Grimi por Ronny, e o brasileiro, dois minutos depois, teve a dupla oportunidade de mostrar o seu potente remate na marcação de um duplo livre-directo. E, realmente, o brasileiro tem um forte pontapé, só que muito desafinado!

O jogo estava calmo e tranquilo, quando o árbitro Duarte Gomes resolve "incendiar" as bancadas de Alvalade: aos 73 minutos, Helder Postiga, na cara de Nilson, remata forte, a bola bate nas pernas do guarda-redes vimaranense e caminha calmamente para a baliza. O guardião apercebendo-se que o esférico ia entar corre na sua direcção e desvia-o para lá da linha de golo, só que o juíz da partida manda seguir o lance, sob os protestos dos jogadores e adeptos leoninos. Já temos assunto para o resto da semana!

Até ao final, o jogo resume-se a uns fracos remates de ambas as equipas, e a uma assobiedela "monstra" cada vez que o árbitro apitava.


Com mais esta derrota, a equipa de Manuel Cajuda cai na classificação, tendo agora atrás de si apenas as equipas do Trofense, Belenenses e Rio Ave.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: António Cotrim, fotojornalista "Lusa"

Sem comentários: