terça-feira, 4 de novembro de 2008

Sporting vence Shakhtar Donetsk e apura-se para os Oitavos-de-Final da "Champions"

O Sporting venceu, esta noite em casa, os ucranianos do Shakhtar Donetsk por 1-0, e apurou-se para os Oitavos-de-Final da Liga dos Campeões, o que acontece pela primeira vez na história do clube leonino.

Com esta qualificação, a equipa de Paulo Bento garante, desde já, mais 2 milhões de euros para os tão necessitados cofres de Alvalade.

Este resultado também permite que Portugal some mais 4 pontos (3 da vitória e 1 do apuramento) no ranking da UEFA. Estes pontos são preciosos, já que o nosso país está em 9º lugar, e se descer para o 10º (ocupado pela Ucrânia) poderá perder mais um clube nas competições europeias.

Recorde-se que em 2010/2011, o 2º classificado da Liga Portuguesa terá que jogar a 3ª Pré-eliminatória da Liga dos Campeões, enquanto o 3º irá disputar apenas a Taça Uefa.


Crónica do Jogo:

Ambas as equipas entraram cautelosas na partida, estudando-se mutuoamente, e com grandes receios em atacar.

A partir do 20º minuto, o jogo lá "arrebitou" mas continuava muito "desgarrado" e sem jogadas com "cabeça, tronco e membros".

Os únicos lances dignos de registo nos primeiros 45 minutos, foram as sucessivas entradas perigosas dos ucranianos sobre os jogadores do Sporting.

No início do segundo tempo, a toada manteve-se na mesma: os "leões" a atcarem sucessivamente, e os pupilos de Lucescu a travarem as jogadas com faltas algo duras.

Depois do árbitro começar (e bem) a mostrar cartões aos defensores ucranianos, o jogo lá acalmou e o Sporting pôde começar a explanar o seu bom futebol, fazendo 3 mágnificas jogadas em apenas 5 minutos: aos 70, Izmailov dá o primeiro aviso, com um remate bem colocado que passou a rasar o poste; um minuto depois, uma bela jogada de insistência permite que Liedson remate com muito perigo; e aos 75 surge o golo de Derlei, que tinha entrado há poucos minutos.

Aliás o golo histórico é uma "obra-prima" de Izmailov, que com um golpe de rins tira o defesa do caminho e cruza para Derlei aparecer na cara do guarda-redes, e marcar.

Pouco depois, o Sporting obtem o 2º tento, mas este é anulado (e bem) pelo árbitro, porque antes de fazer o remate, Miguel Veloso tira o defensor do caminho, não com um golpe de rins, mas puxando a camisola do ucraniano.

Até ao final do encontro, o Shakhtar ainda fez alguns remates, mas sem qualquer perigo para a baliza de Rui Patrício.

Uma última nota para o número de espectadores presentes nas bancadas do Estádio Alvalde Séc.XXI, que apesar de não estar cheio, apresentou uma bela "moldura humana".


Jornalista: João Muguel Pereira

Foto: O Jogo

Sem comentários: