
Crónica do Jogo:
Depois de uma eliminação da Liga dos Campeões e de um derrota para a Liga Sagres, o Sporting era "obrigado" a ganhar este encontro em Coimbra, sob pena da crise se instalar definitivamente em Alvalade.
O jovem "onze" de Paulo Bento sentiu essa pressão nos ombros e, durante a primeira parte, não conseguiu criar ocasiões de golo, pois cada vez qua a bola chegava aos pés dos jogadores leoninos parecia que "queimava".
Ainda assim, aos 25 minutos, Yannick Djaló fez uma grande jogada, tirando vários adversários do caminho e rematando forte e colocado. No entanto, a bola foi tão colocada que acabou por bater com grande estrondo na trave.
Durante a primeira parte, a Académica ainda tentou aproveitar o desnorte dos leões, mas apenas conseguiu alguns cantos e livres directos, não chegando a importunar verdadeiramente Rui Patrício.
Ao intervalo, o marcador do Cidade de Coimbra registava um nulo, e esse facto levou alguns adeptos de ambas as equipas a assobiarem e a mostrarem alguns lenços brancos.
No início da segunda parte, o técnico Paulo Bento deixou Bruno Pereirinha (péssima exibição) no banco e lançou na partida Simon Vukcevic.
E parece que em boa hora o fez, pois o montenegrino mudou por completo o cariz do jogo, tornando o Sporting muito mais agressivo.
Aos 64 minutos, Vukcevic consegue "ganhar a linha de fundo", cruza para o interior da área, onde aparece Liedson a cabecear para o fundo da baliza da Académica, fazendo o primeiro golo do jogo.
Dez minutos depois, Yannick teve mais uma oportunidade para marcar, mas voltou a falhar, quando tinha pela frente apenas o guardião academista.
Aos 76 minutos, os "estudantes" ficam reduzidos a 10 elementos, pois Miguel Pedro viu o segundo cartão amarelo por ter metido a mão à bola, numa jogada que parecia inofensiva.
Com menos um, a tarefa da Académica ficou mais complicada e, aos 84 minutos, Djaló tratou de "acabar" com o jogo, marcando o 2-0, após uma bela jogada de Carlos Saleiro.
Assim que Jorge Sousa apitou pela última vez, os adeptos do Sporting deram largas à sua alegria, berrando, gritando, cantando e dançado nas despidas bancadas do Cidade de Coimbra.
Ficha de jogo:
Estádio: Cidade de Coimbra
Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto)
ACADÉMICA – Ricardo; Pedrinho, Luiz Nunes, Orlando, Pedro Costa e Lito; André Fontes, Paulo Sérgio e Cris; Liça e Miguel Pedro.
SPORTING – Rui Patrício; Pedro Silva, Daniel Carriço, Andresson Polga e André Marques; Bruno Pereirinha, Miguel Veloso, João Moutinho e Matías Fernandez; Liedson e Yannick Djaló.
Acção disciplinar: Cartão amarelo a Miguel Pedro, André Fontes, Pedro Silva, André Marques, João Moutinho, Miguel Veloso e Daniel Carriço. Cartão vermelho (por acumulação de amarelos) a Miguel Pedro
Jornalista: João Miguel Pereira
Foto: O Jogo