quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Liga dos Campeões: Sporting empata na Holanda e apura-se para o play-off da Liga dos Campeões

O Sporting apurou-se hoje para o play-off da Liga dos Campeões ao empatar (1-1) com o Twente, em jogo a contar para a 2ª Mão da 3ª Pré-Eliminatória da prova, disputado no Estádio De Grolsch Veste, em Enschede (Holanda).

O jogo foi de um sofrimento enorme para os "leões", que só conseguiram chegar ao golo do empate no último minuto da partida.

Crónica do Jogo:

Depois do empate (0-0) na primeira mão em Alvalade, o Twente sabia que tinha de vencer a partida para continuar em frente na Liga dos Campeões.

Por isso, ainda não estava decorrido o 1º minuto de jogo, já a equipa holandesa beneficiava de um pontapé de canto, cedido por Andresson Polga.

Na marcação do referido canto, Stoch envia a bola para a grande área, e Douglas, aproveitando a apatia da defesa leonina, salta mais alto que toda a gente e de cabeça marca o primeiro golo do jogo.

Os holandeses faziam a festa, mas o treinador do Sporting, Paulo Bento, pedia calma aos seus jogadores, pois ainda faltava muito tempo para jogar.

Durante o resto dos primeiros 45 minutos, os jogadores leoninos bem tentaram chegar à baliza de Mihaylov, mas os remates ou saiam ao lado, ou saiam à figura do guardião búlgaro.

Ao intervalo, Paulo Bento resolve dar mais criatividade e velocidade ao meio-campo, e tira Matias Fernandez colocando no seu lugar Bruno Pereirinha.

Na segunda parte, o Sporting bem tentou remar contra a maré, mas o Twente com uma defesa forte e organizada não permitia que os leões chegassem perto da baliza de Mihaylov.

Aos 63 minutos, o treinador leonino arrisca tudo ao tirar André Marques e Hélder Postiga, fazendo entrar para os seus lugares Simon Vukcevic e Filipe Caicedo.

O tempo passava, o Sporting não marcava e os adeptos leoninos começavam a pensar na melhor maneira de ultrapassar mais esta desilusão.

Mas, como toda a imprensa tinha feito referência durante a manhã e a tarde, em 2005, o Sporting resolveu uma eliminatória da Taça UEFA ao marcar um golo no último minuto, precisamente na Holanda, diante do actual campeão, AZ Alkmaar.

O herói dessa noite foi Miguel Garcia, mas neste momento o "salvador" já não faz parte do plantel leonino, e o outro Miguel [Veloso] estava tão mal no jogo, que ninguém acreditava que ele pudesse salvar fosse o que fosse.

Na verdade, os adeptos do Sporting passam agora a ter outro herói, que não se chama Miguel, mas sim Rui: Rui Patrício.

Ao ler estas linhas, o leitor deve-se ter interrogado: "Mas, o Patrício? O Patrício não é o guarda-redes?!"

Sim, na verdade é, mas Rogério Ceni também é guarda-redes, e na sua carreira já marcou 65 golos ao serviço do São Paulo F.C.

Voltando à crónica do jogo, importa referir que no último minuto, e na marcação de um pontapé de canto, Rui Patrício sobe até à área contrária, pede a Miguel Veloso para ficar na zona defensiva, e faz sinal ao marcador do canto (Andresson Polga), A bola é enviada para a grande área, e num gesto técnico nada bonito, mas eficaz, o guardião toca o esférico meio com a cabeça, meio com o ombro. Este bate num braço do defesa holandês e encaminha-se para a baliza. No meio da confusão, Wisgerhof tenta cortar o lance, mas a bola acaba por entrar nas redes de Mihyalov.

Antigamente, poderia-se discutir se foi golo de Rui Patrício ou auto-golo de Wisgerhof, mas recentemente a UEFA emitiu um comunicado dizendo que nas suas competições não havia auto-golos e que, nestes casos, o golo seria creditado ao último jogador que toca na bola antes desta entrar na baliza, mas só contando com os jogadores da equipa que beneficia do golo.

A explicação pode ser um pouco confusa, por isso passamos já ao caso prático: a equipa que beneficia do golo é o Sporting, por isso neste lance o golo é creditado ao último jogador do Sporting a tocar na bola antes desta entrar na baliza, e esse jogador é Rui Patrício, o novo herói do clube de Alvalade.


Ficha de jogo:

Estádio: De Grolsch Veste, em Enschede (Holanda)

Árbitro: Laurent Lannoy Stéphane (França)

TWENTE - Mihaylov; Stam, Douglas, Wisgerhof e Rajkovic; Brama e Janssen; Stoch, Perez, Ruiz e Nkufo.

Jogaram Ainda: Tioté, Rukavytsya e Vujicevic

Suplentes não utilizados: Paauwe, Heubach, Kuiper e Akram


SPORTING - Rui Patrício; Abel, Daniel Carriço, Andresson Polga e André Marques; Miguel Veloso, João Moutinho e Matías Fernández; Yannick Djaló, Liedson e Hélder Postiga

Jogaram Ainda: Bruno Pereirinha, Simon Vukcevic e Filipe Caicedo

Suplentes não utilizados: Tiago, Marco Caneira, Tonel e Fábio Rochemback


Marcadores: Douglas (1-0, 1m); Rui Patrício (1-1, 90m)

Disciplina: Cartão amarelo a Hélder Postiga (41m)


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: O Jogo

Sem comentários: