domingo, 16 de agosto de 2009

Liga Sagres: Sporting empata na Choupana com um auto-golo de João Aurélio

O Sporting empatou esta noite a uma bola, com o Nacional, no encontro de estreia destas duas equipas na Liga Sagres 2009/2010, disputado no Estádio da Madeira, na Choupana.

O "homem do jogo", pela positiva e pela negativa, foi João Aurélio, pois o avançado marcou o golo da equipa madeirense, ainda na primeira parte, e na segunda metade repôs a igualdade ao cabecear o esférico para dentro da sua própria baliza.

Crónica do Jogo:

Como já vem sendo hábito nos últimos encontros, a equipa leonina entrou em campo muito apática e sem sentido de baliza.

Vendo esta atitude, os (poucos) adeptos do Sporting presentes nas bancadas do Estádio da Madeira começaram a pensar que esta noite poderia ser igual à noite do encontro com o Twente.

Se a exibição da formação de Paulo Bento já causava alguma apreensão aos apoiantes leoninos, esses ficaram completamente preocupados quando, aos 26 minutos, João Aurélio aproveitou a marcação de um pontapé de canto para, de cabeça, fazer o primeiro golo do jogo.

Mesmo na frente do marcador, o Nacional continuava a ser a equipa mais perigosa, criando lances complicados para Rui Patrício e companhia.

Apesar do domínio pertencer a 100% à equipa madeirense, esta não conseguiu materializar em golo esse enorme ascendente.

Por isso, ao intervalo registava-se uma vitória do Nacional pela diferença mínima, o que penalizava os atletas "alvi-negros", que revelavam uma fraca pontaria.


Na segunda metade, o treinador Carlos Pereira, pois Paulo Bento estava a assistir ao jogo na bancada, devido a castigo, colocou em campo Simon Vukcevic, Bruno Pereirinha e Matias Fernandez.

Com o montenegrino e o chileno a dominarem os acontecimentos do meio-campo, o Sporting começou a jogar melhor e a criar algumas oportunidades de golo.

Porém, o empate só surgiu através de um lance infeliz de João Aurélio que, após a marcação de um pontapé de canto por Simon Vukcevic, colocou a bola dentro da sua própria baliza.

Com o empate no marcador, o Nacional deixa, inexplicavelmente, de atacar, o que permitiu que o Sporting crescesse na partida e passasse a dominar o jogo.

Mesmo assim, os jogadores leoninos não conseguiram chegar ao segundo golo, deperdiçando várias oportunidades para marcar. A mais flagrante aconteceu já em período de descontos, quando Yannick, à boca da baliza, não conseguiu desviar um remate de Matias Fernandez.


Com este resultado, o Sporting consegue um ponto num terreno muito difícil, mas a equipa terá que jogar muito mais e melhor, se se quiser posicionar como uma séria candidata ao título de campeã da Liga Sagres.


POSITIVO - A atitude dos jogadores do Sporting nos últimos 10 minutos de jogo, fazendo de tudo para sairem da Choupana com os 3 pontos

NEGATIVO - O "atirar da toalha ao chão" por parte dos atletas do Nacional, depois de João Aurélio ter marcado o auto-golo, que deu o empate ao Sporting


Ficha do Jogo:

Estádio: Madeira, na Choupana

Árbitro: Pedro Proença (AF Lisboa)


NACIONAL - Rafael Bracalli; Nuno Patacas, Tomasevic e Clebão; Cléber Oliveira, Leandro Salino, Luís Alberto, Ruben Micael e Nuno Pinto; João Aurélio e Amuneke

Jogaram Ainda: Wellington, Pecnik e Anselmo

Suplentes não utilizados: Douglas, Abdou e Rodrigo


SPORTING - Rui Patrício; Abel, Daniel Carriço, Andresson Polga e André Marques; Miguel Veloso, Fábio Rochemback e João Moutinho; Yannick, Hélder Postiga e Liedson.

Jogaram Ainda: Bruno Pereirinha, Simon Vukcevic e Matias Fernandez

Suplentes não utilizados: Ricardo Batista, Marco Caneira, Tonel e Carlos Saleiro


Disciplina: cartão amarelo a João Moutinho (23') e Andresson Polga (63')


Jornalista: João Miguel Pereira

Sem comentários: