O Sporting foi eliminado da Liga dos Campeões ao empatar (1-1) com a Fiorentina, em jogo a contar para a 2ª Mão do Play-Off de acesso à fase principal da prova, disputado esta noite no Estádio Artemio Franchi.
À equipa leonina bastava um golo (sem sofrer nenhum) para passar a eliminatória, mas a tarefa adivinhava-se difícil, pois em 12 jogos fora contra clubes italianos a formação de Alvalade sofreu sempre, pelo menos, 1 golo.
Crónica do Jogo:
Mesmo sem Filipe Caicedo, Hélder Postiga, Marat Izmailov (todos lesionados) e Simon Vukcevic (castigado), Paulo Bento conseguiu montar uma equipa virada para o ataque, colocando Liedson e Yannick Djaló como elementos mais avançados, mas sempre ajudados por Matias Fernandez e João Moutinho.
Com este "poder de fogo", o Sporting entrou dominante e conseguiu criar várias jogadas de perigo, mas a pontaria dos avançados não era das melhores, e estes não conseguiram obter nenhum golo, mesmo tendo grandes oportunidades para o fazer, como Yannick Djaló, que aos 15 minutos, atirou para fora quando tinha a baliza completamente à sua mercê.
Talvez surpreendida pela "entrada de leão" do adversário ou por estar em vantagem na eliminatória , a Fiorentina remeteu-se à defesa e pouco ou nada atacou, dando a iniciativa de jogo ao Sporting.
Aos 30 minutos, e após vários livres inofensivos de Miguel Veloso, o médio João Moutinho agarra na bola e pergunta a Paulo Bento se pode tentar a sua sorte. O técnico leonino responde afirmativamente e em boa hora o fez, pois o jovem jogador consegue marcar um excelente golo, depois de colocar a bola fora do alcance do guarda-redes Frey.
Até ao intervalo os "leões" conseguiram segurar a magra vantagem, apesar da equipa italiana ter pressionado o Sporting com algumas jogadas de perigo.
Na segunda parte, o técnico da Fiorentina, Cesare Prandelli, "tirou um coelho da cartola" e lançou-o no jogo.
Assim que entrou, o jovem Jovetic abanou com a partida, e pôs "em sentido" a defensiva do Sporting, que sentia enormes dificuldades em segurar o "endiabrado" sérvio.
Aos 53 minutos, Jovetic consegue captar uma bola desviada por Daniel Carriço, tira Miguel Veloso e Pedro Silva do caminho e remata para o funda da baliza de Rui Patrício, lançando a festa nas bancadas repletas de adeptos "viola".
Até aos 60 minutos, a Fiorentina teve várias ocasiões para marcar, mas tal como tinha feito o Sporting na primeira parte, acabou por as desperdiçar.
A partir daí, a equipa leonina tomou conta do jogo, Paulo Bento ainda colocou Carlos Saleiro e Tonel no ataque, mas a equipa italiana resolveu por 3 autocarros em frente da sua baliza, e os "leões" não conseguiram marcar, chegando ao fim dos 90 minutos empatados e, consequentemente, eliminados da Liga dos Campeões.
Ficha do Jogo:
Estádio: Artemio Franchi, em Florença (Itália)
Árbitro: Howard Webb (Inglaterra)
FIORENTINA - Frey; Comotto, Dainelli, Gamberini e Gobbi; Montolivo, Cristian Zanetti, Marchionni, Vargas e Adrian Mutu; Gilardino
Jogaram Ainda: Jovetic, Jorgensen e Donadel
Suplentes não utilizados: Avramov, Kroldrup, Pasqual e Santana
Treinador: Cesare Prandelli
SPORTING - Rui Patrício; Pedro Silva, Daniel Carriço, Andreson Polga e André Marques; Miguel Veloso, Bruno Pereirinha, João Moutinho e Matias Fernandez; Yannick Djaló e Liedson
Jogaram Ainda: Carlos Saleiro e Tonel
Suplentes não utilizados: Tiago, Marco Caneira, Adrien Silva, Abel e Fábio Rochemback
Treinador: Paulo Bento
Disciplina: cartão amarelo a Comotto (32'), Pedro Silva (49'), Zanetti (61') e André Marques (69')
Jornalista: João Miguel Pereira
Foto: O Jogo
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário