terça-feira, 18 de agosto de 2009

Liga dos Campeões: Sporting empata com a Fiorentina num encontro marcado pela péssima actuação do árbitro Viktor Kassai

O Sporting voltou a empatar num jogo oficial, ao não conseguir ir além de um 2-2 com a Fiorentina, em encontro da 1ª Mão do Play-off de acesso à Liga dos Campeões, disputado esta noite no Estádio Alvalade Séc.XXI.

A partida ficou marcada pela péssima arbitragem do húngaro Viktor Kassai, que prejudicou claramente o Sporting, ao não expulsar dois jogadores da formação italiana.

Crónica do Jogo:

Depois de fracas exibições frente ao Twente e ao Nacional, e várias críticas por parte dos adeptos sportinguistas, a equipa de Alvalade entrou em campo disposta a mostrar que "a tempestade" já tinha passado.

Logo nos primeiros instantes, Simon Vukcevic e Hélder Postiga poderiam ter inaugurado o marcador, mas Frei, com excelentes defesas, evitou que os "leões" fizessem a festa.

Aos 6 minutos, Vargas inicia um ataque pela ala esquerda, passa por Pedro Silva (que não foi decisivo a atacar a bola) e remata cruzado para o fundo da baliza de Rui Patrício.

Mesmo a perder, os "leões" continuaram na "mó de cima", praticando bom futebol e criando jogadas de perigo.

Aos 25 minutos, acontece o primeiro erro grave do árbitro Kassai: numa disputa de bola, Gamberini dá um soco em Liedson, agarra-lhe a camisola e, ainda não contente com isso, empurra o avançado do Sporting, colocando a mão esquerda na cara e a direita no peito do jogador leonino.

Enquanto Liedson está num canto do relvado a receber assistência, Vukcevic chega perto do jogador italiano envolvido na agressão e berra com este, havendo depois vários empurrões por parte dos atletas de ambas as equipas, na ânsia de separar "Vuk" e "Gambi", que por pouco não se agrediram mutuamente.

No final de toda esta confusão, o árbitro húngaro resolve "borrar a pintura" ao não mostrar o cartão vermelho ao jogador da equipa italiana (ficando-se pelo amarelo), que, segundo as regras, deveria ter sido expulso, pois foi o protagonista de uma agressão.

Simon Vukcevic também é vê o cartão amarelo, mas aqui muito bem, pois o montenegrino pratica "jogo incorrecto", que é punível com a mostragem de um cartão da cor mais amena.

Até ao final da primeira parte, o jogo esteve muito incaracterístico, sem qualquer domínio de qualquer equipa.


Na segunda metade, o Sporting voltou a entrar forte e decidido, e aos 57 minutos, Vukcevic fez o empate, depois de uma bela jogada individual.

O golo vibrou as bancadas do Estádio Alvalade Séc. XXI, mas a festa durou pouco, pois o médio montenegrino com a emoção "à flor da pele" despiu a camisola para festejar o tento, e o árbitro mostrou-lhe (muito bem) o 2º cartão amarelo, expulsando o jogador logo de seguida.

A meio da segunda parte, acontece o 2º erro grave de Viktor Kassai: numa disputa de bola, Dainelli pisa a perna de Liedson, o árbitro marca falta, mas "esquece-se" de mostrar o cartão amarelo ao jogador italiano, que neste caso seria o 2º, e daria a ordem de expulsão ao atleta "viola".

Do livre directo nasce um lance de muito perigo na área da Fiorentina, mas Liedson com a baliza aberta, escorrega na altura do remate, acabando por fazer apenas um passe para as mãos do guarda-redes Frei.

Pouco depois, após mais um livre directo, João Moutinho coloca a bola na grande área; no seguimento, Liedson falha o cabeceamento mas a bola sobra para Miguel Veloso, que com um grande remate ao ângulo esquerdo da baliza italiana, faz o 2º golo do Sporting.

Nos minutos seguintes, o conjunto leonino ainda tentou chegar ao 3-1, mas os italianos já defendiam como podiam, pois perder pela diferença mínima, com golos, fora de casa, pode-se considerar um resultado positivo, tendo em conta que ainda haverá uma 2ª Mão para disputar.

Vendo que não conseguia chegar ao 3º golo, o Sporting também começou a defender perto da sua baliza, revelando um ligeiro cansaço, devido ao facto de estar a jogar com apenas 10 atletas, há mais de 30 minutos.

A Fiorentina resolve então apostar nos contra-ataques e, aos 78 minutos de jogo, Gillardino, com um grande remate meio acrobático, empata a partida, fixando o resultado final num 2-2.


Na próxima semana, o Sporting desloca-se a Florença para tentar "carimbar" o passaporte para a Fase de Grupos da Liga dos Campeões, sabendo de antemão que não poderá contar com Vukcevic para um desafio que se antevê muito complicado.


Ficha do Jogo:

Estádio: Alvalade Séc.XXI

Árbitro: Viktor Kassai (Hungria)


SPORTING - Rui Patrício; Pedro Silva, Daniel Carriço, Andresson Polga e André Marques; Miguel Veloso, João Moutinho, Simon Vukcevic e Matías Fernandez; Liedson e Hélder Postiga.

Jogaram Ainda: Bruno Pereirinha, Marco Caneira e Yannick Djaló

Suplentes não utilizados: Tiago, Tonel, Fábio Rochemback e Felipe Caicedo.


FIORENTINA - Frey; Commoto, Gamberini, Dainelli e Gobbi; Cristian Zanetti, Montolivo e Macchionni; Adrian Mutu, Vargas e Gilardino.

Jogaram Ainda: Jovetic e Donadel

Suplentes não utilizados: Avramov, Kroldrup, António Di Natali, Pasquale, Jorgensen e Kuzmanovic.


Disciplina: Cartão amarelo a Vukcevic (11' e 58'), Gamberini (11'), Zanetti (14') e Dainelli (28')
Cartão Vermelho a Vukcevic (58')


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: O Jogo

Sem comentários: