terça-feira, 22 de abril de 2008

Soares Franco afirma que as modalidades amadoras são "o Sporting dos títulos"

Filipe Soares Franco, presidente do Sporting, participou esta noite no jantar anual das modalidades do clube.

O dirigente mostrou-se entusiasmado com os atletas das 19 modalidades praticadas pelos "leões", Futsal incluído, mas onde o Futebol não foi representado. "É o Sporting dos títulos, nas modalidades fomos sempre campeões e isto é de uma fidelidade fantástica", atirou, logo no início do seu discurso.

"Este é o jantar da parte oculta do Sporting, que nunca está na televisão, nas páginas dos jornais, não é falado, que é desconhecido do público em geral. Só é tema de conversa de quarto em quatro anos, na época das eleições", lamentou Soares Franco.

O presidente do Sporting ainda enumerou os feitos das modalidades: "Mais de 20.500 praticantes, mais de 12 mil títulos, 160 Taças de Portugal, 31 Supertaças, 21 taças europeias, 130 medalhas em provas olímpicas e mundais, 159 atletas em selecções europeias ou mundiais. Segundo clube da Europa com mais atletas olímpicos."

No final do seu discurso, Soares Franco lançou um "viva o Sporting" emocionante, voltando a proferir uma declaração que pode ser interpretada como, no mínimo, incómoda para o departamento de Futebol dos "leões": "Viva o Sporting, é este o meu Sporting. É este o Sporting que todos os dias compete, sem ninguém os ver. São os que têm amor ao clube. Hoje, mais do que nunca, é difícil sustentar um clube com este ecletismo. Cada vez há mais especializações, onde só se pensa no retorno dos patrocínios. Se conseguimos ter estes êxitos, é porque vocês têm amor ao Sporting", rematou.

No final do jantar, quando os jornalistas confrontaram o presidente leonino com a crise no futebol do Sporting, este apenas respondeu: "Tenho toda a confiança no Paulo [Bento]".


Por Catarina Machado, jornalista "Mais Futebol"

domingo, 20 de abril de 2008

Paulo Bento "dá" titularidade a Marat Izmailvov e Andresson Polga

O treinador do Sporting, Paulo Bento, deu a titularidade a Marat Izmailov, depois do bom desempenho do russo no derby com o Benfica. Essa é uma das novidades do onze leonino para o jogo com o U. Leiria.

O outro destaque nos "leões" é o regresso de Andresson Polga. O central brasileiro esteve afastado por lesão, mas agora entra directo para a equipa que defronta os leirienses.

Na equipa de Vítor Oliveira, nenhuma surpresa: um trio de ataque com N'gal, Sougou e Paulo César.


Equipas Prováveis:

U. Leiria - Fernando; Éder, Bruno Miguel, Éder Gaúcho e Patrick; Harison, Tiago e Cadu; Sougou, Paulo César e N'Gal.

Suplentes: Rafael Fava, Lukasiewicz, Alhandra, Toñito, Laranjeiro e Nélson.


Sporting - Rui Patrício; Abel, Tonel, Polga e Grimi; Miguel Veloso, Izmailov, Vukcevic e João Moutinho; Liedson e Yannick Djaló.

Suplentes: Tiago, Pedro Silva, Adrien Silva, Derlei, Rodrigo Bonifácio Tiuí, Bruno Pereirinha e Leandro "Pipi" Romagnoli.


Por Luís Pedro Ferreira, jornalista "Mais Futebol"

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Taça de Portugal: Tonel afirma que o Sporting acabou por "vencer com mérito"

No encontro desta noite, que o Sporting venceu por 5-3, Tonel formou dupla com Miguel Veloso no centro da defesa leonina.

No final, o jogador sportinguista mostrava-se radiante com o triunfo frente ao Benfica, que coloca os "leões" na Final da Taça com o F.C. Porto.

"Entrámos muito mal no jogo. Fizemos uma primeira parte péssima, mas a verdade é que ao intervalo houve uma revolta muito grande, porque sabíamos que o que tinhamos feito em campo não correspondia ao nosso valor. Na segunda parte demos tudo o que tinhamos e o que não tinhamos e conseguimos vencer com mérito. Não é fácil estar a perder 2-0 contra uma equipa como o Benfica e ganhar por 5-3.", começou por afirmar, acrecentando que o mister é que responderia à pergunta "O que é que Paulo Bento disse ao intervalo?"

Tonel ainda considerou que este encontro foi "muito excitante", porque "passar de 0-2 para 5-3 num derby não é fácil de acontecer. Saímos vencedores e o futebol ganha com isso e nós também pois estamos na Final da Taça. São estes jogos que marcam e agora temos de dar continuidade ao nosso trabalho".

O defesa terminou a conversa com os jornalistas dizendo que "é normal" não ter "rotinas de jogo" com Miguel Veloso, mas "as rotinas ganham-se. É normal não haver tanto entrosamento entre mim e o Miguel, mas tentámos fazer o nosso melhor. Na primeira parte não correu bem para toda a equipa, mas na segunda o colectivo foi muito forte. Agora não podemos pensar na Final do Jamor e temos de nos concentrar nos quatro jogos da Liga, que são muito importantes para nós. Queremos ganhar e chegar ao segundo lugar. Depois é que pensamos na Final da Taça."


Por Irene Palma, jornalista "Mais Futebol"

Taça de Portugal: Sporting vence Benfica num derby cheio de golos e emoção

O Sporting vai defrontar o F.C. Porto na Final da Taça de Portugal, após derrotar o Benfica por 5-3, num emocionante jogo disputado no Estádio Alvalade Séc.XXI.

Num "festival de golos", a primeira parte "foi" do Benfica, que fez a festa por duas vezes: aos 19 minutos, Rui Costa abriu o marcador após um excelente passe de Di Maria (um dos melhores em campo) e aos 30m, Nuno Gomes conclui da melhor maneira uma bela jogada iniciada por... Di Maria.

Se o médio argentino do Benfica sobresaiu na primeira parte, o avançado do Sporting, Yannick Djáló, "apareceu" na segunda.

O jovem "leão" marcou, aos 68 minutos, o primeiro golo da reviravolta, e fez o quarto tento (aos 85m), quando o jogo estava empatado a três, pois Rodriguez tinha marcado para os "encarnados" à passagem do 83º minuto.

Os outros marcadores da equipa de Paulo Bento foram Liedson (aos 76 minutos), Derlei (aos 79m) e Vukcevic, já nos descontos.


Por João Miguel Pereira, jornalista "Sport Blog"

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Sá Pinto espera "ganhar" derby da Taça

Sá Pinto não vai perder um minuto da Meia-Final da Taça de Portugal entre Sporting e Benfica, que pretende acompanhar ao vivo.

E optimismo não falta ao antigo jogador leonino: "Claro que vou estar em Alvalade e espero ganhar!", começou por dizer, curiosamente falando na primeira pessoa do singular, acrescentando ainda que "As saudades [do Sporting] são muitas".

Sá Pinto será, porventura, aquele que melhor reconhece a influência das claques junto dos jogadores, pois mereceu desde sempre a sua consideração.

Esta Meia-Final terá a particularidade de juntar as três torcidas leoninas no mesmo topo, o que não acontecia há muito tempo, de modo a deixar os adeptos do Benfica no lado contrário. A medida agrada a Sá Pinto: "Neste momento, o mais importante é o apoio incondicional ao Sporting, a uma só voz. É algo que defendo. Unir as claques sem que estas percam a sua individualidade, será fantástico."

Sobre a temporada do Sporting e os resultados obtidos, Sá Pinto preferiu não comentar, apenas por considerar que o momento é de união e apoio.


Por Catarina Machado, jornalista "Mais Futebol"

sábado, 12 de abril de 2008

Lesões de Polga e Grimmi obrigam Paulo Bento a fazer alterações

Paulo Bento assegurou este sábado que o Sporting fará "alterações no onze" para a recepção de amanhã ao Leixões.

A lesão de Polga força a entrada de Gladstone para o eixo da defesa, a primeira mudança que o treinador garantiu.

Grimi, apesar de realizar treino individualizado de recuperação, não foi convocado para esta Jornada, pelo que Ronny vai regressar à titularidade.

O afastamento de Vukcevic, devido a castigo, também deve colocar Yannick Djaló na equipa inicial, ele que bisou na anterior ronda, frente ao Sp. Braga.


Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício e Tiago;

Defesas: Pedro Silva, Ronny, Tonel, Gladstone e Abel;

Médios: Adrien, Izmailov, Farnerud, Miguel Veloso, Pereirinha, João Moutinho, Romagnoli e Celsinho;

Avançados: Yannick Djaló, Liedson e Tiuí.


Por Catarina Machado, jornalista "Mais Futebol"

Foto: O Jogo

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Polga irá ficar afastado dos relvados durante três semanas

Andresson Polga irá ficar afastado dos relvados durante três semanas devido a uma lesão muscular, divulgou esta noite o médico do Sporting, Gomes Pereira.

O Defesa-Cental contraíu esta lesão no passado Domingo, no jogo com o Sp. Braga, e na altura o responsável clínico leonino disse que só mais tarde é que poderia confirmar o tempo de paragem.

Polga não jogará contra o Leixões, U. Leiria e Marítimo, para a Liga BWin, e também não marcará presença no importante derby, com o Benfica, para a Meia-Final da Taça de Portugal.

Grimi também se lesionou no jogo desta noite, e tal como o brasileiro, poderá falhar o jogo com os leixonenses. Com mais este "cliente", o "estaleiro" do Sporting conta agora com 5 jogadores: Derlei, Pedro Silva, Purovic, Andresson Polga e Leandro Grimi.


Por João Miguel Pereira, jornalista "Sport Blog"

Darcheville acaba com sonho leonino

Um golo de Darcheville, aos 60 minutos, acabou com o sonho do Sporting de chegar à final da Taça UEFA. O golpe foi duro, sobretudo por ter ditado a eliminação, mas também por ter surgido no melhor momento da equipa portuguesa.

O Rangers deixou uma imagem bem mais agradável do que aquela que tinha dado na Escócia, mas ainda assim a exibição do Sporting foi em recta ascendente até... ao golo.

Depois ainda veio um segundo tento, já em período de descontos, mas tinha sido o primeiro tento a dar a machadada final.


Crónica do Jogo:

Quatro golos nas últimas cinco partidas do Sporting não chegaram a Yannick Djaló para garantir a titularidade. Paulo Bento optou por colocar Simon Vukcevic ao lado de Liedson, com Moutinho, Izmailov e Romagnoli à frente de Miguel Veloso.

Gladstone, como se esperava, ocupou a vaga do lesionado Polga, e logo aos quatro minutos teve um pequeno deslize, com a bola a sobrar para Darcheville à entrada da área, valendo a "mancha" de Rui Patrício.

Seria de esperar uma entrada forte do Sporting, mas o Rangers apareceu em Alvalade com um futebol bem mais agradável do que tinha exibido em Glasgow. Com boa circulação de bola, assente no esquema de 4x2x3x1, os escoceses dividiram as despesas do jogo com a equipa portuguesa.

Aos poucos o Sporting foi assumindo a condição de anfitrião e aos 17 minutos criou a principal oportunidade de golo da etapa inicial, com Liedson a cabecear ao poste na sequência de um livre de Romangoli.

Estava dado o mote para o crescimento leonino. A equipa de Paulo Bento passou a mandar mais no jogo mas o golo parecia ainda distante, dado que a boa organização defensiva do Rangers deixava pouco espaço para a habitual criatividade do último terço do Sporting. Faltava velocidade nas transições, à semelhança do que aconteceu à beira do intervalo, com um remate de João Moutinho que passa bem perto do poste, numa jogada que começa numa reposição rápida de Rui Patrício.


Se a primeira parte do Sporting foi em sentido ascendente, então é justo dizer que a equipa leonina iniciou a segunda parte do ponto em que tinha deixado o jogo, por altura do descanso. O conjunto verde-e-branco empurrou o Rangers mais para junto da sua baliza e aos 54 minutos esteve novamente perto do golo, com um cabeceamento de Vukcevic que passou bem perto do alvo.

O golo do Sporting parecia próximo, mas a festa foi feita do lado contrário. Jogada rápida de contra-ataque, com Davis a cruzar para o coração da área, onde surgiu Darcheville a empurrar para o fundo da baliza e a comemorar junto dos seus adeptos, que até pareciam adormecidos nesta fase da partida.

O Sporting precisava agora de marcar dois golos e Paulo Bento tentou recuperar o tempo perdido: Yannick Djaló entrava 62 minutos, mais tarde do que devia ter acontecido, ocupando a vaga de Izmailov.

Aos 76 minutos, o jovem internacional Sub-21 português recebeu um passe de Romagnoli dentro da área, mas falhou por pouco o alvo. Pouco depois foi Tonel, na sequência de um livre, a tirar tinta ao poste com um cabeceamento.

A dois minutos do fim, e novamente no contra-golpe, o Rangers até podia ter feito o segundo, mas o substituto Cousin atirou às malhas laterais, com a bola ainda a tocar em Patrício.

Não foi ao minuto 88, foi em período de descontos por Whittaker; mais uma vez numa transição rápida para o ataque, surgiu sozinho na cara do guarda-redes do Sporting e fez o segundo.

A primeira vitória escocesa no reduto do Sporting ditou o adeus português às provas europeias 2007/08.


Por Nuno Travassos, jornalista "Mais Futebol"

domingo, 6 de abril de 2008

Polga lesiona-se e é baixa do Sporting para o jogo com o Glasgow Rangers

Anderson Polga é baixa de última hora no Sporting para a 2ª Mão dos Quartos-de-Final da Taça UEFA, frente ao Glasgow Rangers, quinta-feira, em Alvalade.

O central lesionou-se durante a jornada deste domingo, ante o Sp. Braga, foi substituído por Gladstone aos 72 minutos e, no final do encontro, José Gomes Pereira assegurou a indisponibilidade do brasileiro: "Garanto que não vai jogar quinta-feira. Daí para a frente não posso adiantar mais".

O médico do Sporting acrescentou ainda que "Polga tem muito provavelmente uma lesão na face posterior da coxa direita e digo muito provavelmente porque o jogo terminou há pouco tempo e temos de analisar a situação nas próximas 48 horas, fazer alguns exames. No entanto, em termos clínicos, a observação que foi feita imediatamente sugere uma lesão muscular".

José Gomes Pereira não antecipa, para já, o tempo de paragem, uma vez que é preciso aguardar "dois/três dias" para avançar com um diagnóstico.

"Temos de esperar 48 horas para avaliar a evolução neste primeiro período, para dizer se efectivamente se trata de uma lesão e qual o tempo de paragem. Neste momento não consigo dizer, nem ninguém consegue", observou o médico leonino.

Quanto a Pereirinha e Romagnoli, que estiveram em dúvida para a recepção ao Sp. Braga, ambos estão aptos.


Por Catarina Machado, jornalista "Mais Futebol"

Foto: Brian Stewart, fotojornalista "EPA"

Yannick Djaló "põe" Sporting no 4º lugar da Liga BWin

Dois golos de Yannick Djaló em outros tantos minutos garantiram este domingo ao Sporting o regresso ao quarto lugar, a dois pontos do V. Guimarães e a um do Benfica (que joga neste momento), após vencer o Sp. Braga, em Alvalade, por 2-0, na 25ª Jornada do campeonato.

O Sporting foi a equipa inteligente e organizada que Paulo Bento tanto desejava nos golos e meia dúzia de jogadas com princípio, meio e fim junto à baliza de Kieszek, apenas, para prejuízo do espectáculo. O cansaço físico que o treinador da casa não quis que servisse de justificação para um mau resultado surgiu na forma de inconsistência e esta podia ter custado a vitória.

Isto porque o Sp. Braga, mesmo com baixas importantes, foi perigoso durante mais tempo, apesar de nunca eficaz. Isto se não for tido em conta o golo invalidado aos 60 minutos por Bruno Paixão e que deixou dúvidas não só quanto ao motivo da anulação, como do próprio autor, se Matheus ou Abel na própria baliza.


Crónica do Jogo:

O brasileiro, aliás, "recuperado" ao V. Setúbal, deu trabalho de sobra aos "leões", com cruzamentos pincelados de veneno para a área. Aos 29m, Linz desperdiçou oportunidade flagrante, quando, sozinho, cabeceou em mergulho ao lado do poste esquerdo da baliza de Rui Patrício. Quatro minutos depois, o austríaco quase marcou de calcanhar, mas o guarda-redes estava atento.

Nas bancadas temia-se o pior, mas Yannick Djaló, um menino que já foi prodígio, resolveu o desafio com dois grandes golos, aos 35m e 37m, com mérito repartido com Liedson, pelas assistências. O internacional Sub-21 que apostava nesta época como a sua, sofreu com as lesões, mas não perdeu a vontade. Em quatro jogos (Nacional, Naval, Glasgow Rangers e Sp. Braga) marcou o mesmo número de golos e ainda faltam cinco jornadas para o final da prova.

O Sp. Braga que não perdia há cinco rondas, nas quais também não sofreu golos, foi para intervalo a perder 2-0, mas voltou a entrar determinado. Tanto que aos 48 minutos, foi Rui Patrício quem negou o golo ao recém-entrado Jailson, novamente a passe (Livre) de Matheus. Seguiu-se mais um falhanço de Linz, aos 52m, após excelente trabalho de... Matheus, que, apenas com o guarda-redes leonino pela frente, atirou por cima da baliza.

Aos 60 minutos, o golo invalidado ao Sp. Braga e que, certamente, acentuaria as dificuldades do Sporting, obrigado a gerir o esforço de tantos jogos seguidos. Aos 66m Linz atirou à barra e na recarga Matheus à figura de Rui Patrício.

Estava terminado o papel do Sp. Braga em Alvalade, que mais não pôde fazer que evitar um resultado com outra expressão. As substituições de parte a parte, com Polga a sair lesionado, fizeram o cronómetro correr mais depressa e mostraram que Pereirinha e Vukcevic, no que respeita ao Sporting, continuam em forma.

O 2-0 não compensou a humilhação do 3-0 na primeira volta, a história foi "outra" como perspectivou Paulo Bento, mas sempre deu para esquecer o passado recente, com o Sporting a somar a terceira vitória consecutiva no campeonato, a quatro dias da decisão da passagem às meias-finais da Taça UEFA.


Por Catarina Machado, jornalista "Mais Futebol"

Foto: O Jogo

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Sporting empata a zero com o Rangers e fica a um passo das "Meias" da Taça Uefa

Um Sporting pragmático conseguiu esta Quinta-Feira um precioso nulo frente ao Glasgow Rangers, na primeira mão dos Quartos-de-Final da Taça UEFA, saindo pela primeira vez da Escócia sem ser derrotado.

Depois de cinco derrotas nas anteriores visitas à Escócia, os "leões" conseguiram um empate que abre boas perspectivas para a segunda mão, que se disputa a 11 de Abril, no Estádio José Alvalade, Lisboa.

Para garantir a presença nas meias-finais, ao Sporting "basta" repetir os resultados conseguidos com equipas escocesas em casa, ou seja, ganhar.

No estádio Ibrox, o Sporting foi, acima de tudo, uma equipa muito segura defensivamente, cujo principal objectivo era não sofrer golos e, se possível, conseguir marcar, mas sem correr grandes riscos.

Ao contrário do que tinha acontecido em Bolton, na ronda anterior, a defesa do Sporting mostrou-se muito segura no futebol aéreo, não dando grandes
hipóteses aos escoceses.

O treinador do Sporting, Paulo Bento, apresentou um "onze" sem surpresas, com o regresso de Vukcevic e de Abel, que entraram para os lugares de Tiuí, lesionado, e Pereirinha, autor do golo frente ao Bolton, que garantiu a passagem para esta fase.

Por seu turno, o técnico dos "protestantes", Walter Smith, apostou em apenas um ponta-de-lança, o francês Jean-Claude Darcheville.

Crónica do Jogo:

Num relvado em mau estado, o Sporting entrou melhor na partida, seguro no passe e sem correr grandes riscos, mas as oportunidades de golo acabaram por pertencer ao Rangers, tendo o primeiro remate do Sporting surgido apenas aos 38 minutos.

O primeiro aviso do Rangers surgiu aos sete minutos, num remate de longe de Hamdani, após jogada individual de Darcheville, que, aos 18 minutos, em mais uma arrancada, fez tremer a defesa leonina, valendo, então, um corte de Tonel.

Já no comando do jogo, o Rangers voltou a estar perto de marcar, aos 34 minutos, mas Grimi evitou que um escocês desviasse para a baliza, após um erro de Rui Patrício.

Muito perto do final da primeira parte, McCulloch teve duas oportunidades, mas o Guarda-Redes so Sporting, com duas boas intervenções, evitou o golo.

O Glasgow Rangers entrou para o segundo tempo mais pressionante e teve uma oportunidade de golo aos 53 minutos, só que o remate de Davis acabou por sair por cima.

Apesar de não ter o controlo do jogo, o Sporting foi mais rematador na segunda parte e dois "tiros" de Grimi poderiam ter resultado, mas o primeiro foi defendido por McGregor e no segundo Liedson falhou o desvio.

A última grande oportunidade do encontro surgiu já em tempo de descontos, com Tonel a cabecear às malhas laterais, após um canto apontado por Miguel Veloso.


Por Carlos Barros, jornalista "RTP"

Foto: Brian Stewart, fotojornalista "EPA"