quinta-feira, 3 de abril de 2008

Sporting empata a zero com o Rangers e fica a um passo das "Meias" da Taça Uefa

Um Sporting pragmático conseguiu esta Quinta-Feira um precioso nulo frente ao Glasgow Rangers, na primeira mão dos Quartos-de-Final da Taça UEFA, saindo pela primeira vez da Escócia sem ser derrotado.

Depois de cinco derrotas nas anteriores visitas à Escócia, os "leões" conseguiram um empate que abre boas perspectivas para a segunda mão, que se disputa a 11 de Abril, no Estádio José Alvalade, Lisboa.

Para garantir a presença nas meias-finais, ao Sporting "basta" repetir os resultados conseguidos com equipas escocesas em casa, ou seja, ganhar.

No estádio Ibrox, o Sporting foi, acima de tudo, uma equipa muito segura defensivamente, cujo principal objectivo era não sofrer golos e, se possível, conseguir marcar, mas sem correr grandes riscos.

Ao contrário do que tinha acontecido em Bolton, na ronda anterior, a defesa do Sporting mostrou-se muito segura no futebol aéreo, não dando grandes
hipóteses aos escoceses.

O treinador do Sporting, Paulo Bento, apresentou um "onze" sem surpresas, com o regresso de Vukcevic e de Abel, que entraram para os lugares de Tiuí, lesionado, e Pereirinha, autor do golo frente ao Bolton, que garantiu a passagem para esta fase.

Por seu turno, o técnico dos "protestantes", Walter Smith, apostou em apenas um ponta-de-lança, o francês Jean-Claude Darcheville.

Crónica do Jogo:

Num relvado em mau estado, o Sporting entrou melhor na partida, seguro no passe e sem correr grandes riscos, mas as oportunidades de golo acabaram por pertencer ao Rangers, tendo o primeiro remate do Sporting surgido apenas aos 38 minutos.

O primeiro aviso do Rangers surgiu aos sete minutos, num remate de longe de Hamdani, após jogada individual de Darcheville, que, aos 18 minutos, em mais uma arrancada, fez tremer a defesa leonina, valendo, então, um corte de Tonel.

Já no comando do jogo, o Rangers voltou a estar perto de marcar, aos 34 minutos, mas Grimi evitou que um escocês desviasse para a baliza, após um erro de Rui Patrício.

Muito perto do final da primeira parte, McCulloch teve duas oportunidades, mas o Guarda-Redes so Sporting, com duas boas intervenções, evitou o golo.

O Glasgow Rangers entrou para o segundo tempo mais pressionante e teve uma oportunidade de golo aos 53 minutos, só que o remate de Davis acabou por sair por cima.

Apesar de não ter o controlo do jogo, o Sporting foi mais rematador na segunda parte e dois "tiros" de Grimi poderiam ter resultado, mas o primeiro foi defendido por McGregor e no segundo Liedson falhou o desvio.

A última grande oportunidade do encontro surgiu já em tempo de descontos, com Tonel a cabecear às malhas laterais, após um canto apontado por Miguel Veloso.


Por Carlos Barros, jornalista "RTP"

Foto: Brian Stewart, fotojornalista "EPA"

Sem comentários: