quinta-feira, 10 de abril de 2008

Darcheville acaba com sonho leonino

Um golo de Darcheville, aos 60 minutos, acabou com o sonho do Sporting de chegar à final da Taça UEFA. O golpe foi duro, sobretudo por ter ditado a eliminação, mas também por ter surgido no melhor momento da equipa portuguesa.

O Rangers deixou uma imagem bem mais agradável do que aquela que tinha dado na Escócia, mas ainda assim a exibição do Sporting foi em recta ascendente até... ao golo.

Depois ainda veio um segundo tento, já em período de descontos, mas tinha sido o primeiro tento a dar a machadada final.


Crónica do Jogo:

Quatro golos nas últimas cinco partidas do Sporting não chegaram a Yannick Djaló para garantir a titularidade. Paulo Bento optou por colocar Simon Vukcevic ao lado de Liedson, com Moutinho, Izmailov e Romagnoli à frente de Miguel Veloso.

Gladstone, como se esperava, ocupou a vaga do lesionado Polga, e logo aos quatro minutos teve um pequeno deslize, com a bola a sobrar para Darcheville à entrada da área, valendo a "mancha" de Rui Patrício.

Seria de esperar uma entrada forte do Sporting, mas o Rangers apareceu em Alvalade com um futebol bem mais agradável do que tinha exibido em Glasgow. Com boa circulação de bola, assente no esquema de 4x2x3x1, os escoceses dividiram as despesas do jogo com a equipa portuguesa.

Aos poucos o Sporting foi assumindo a condição de anfitrião e aos 17 minutos criou a principal oportunidade de golo da etapa inicial, com Liedson a cabecear ao poste na sequência de um livre de Romangoli.

Estava dado o mote para o crescimento leonino. A equipa de Paulo Bento passou a mandar mais no jogo mas o golo parecia ainda distante, dado que a boa organização defensiva do Rangers deixava pouco espaço para a habitual criatividade do último terço do Sporting. Faltava velocidade nas transições, à semelhança do que aconteceu à beira do intervalo, com um remate de João Moutinho que passa bem perto do poste, numa jogada que começa numa reposição rápida de Rui Patrício.


Se a primeira parte do Sporting foi em sentido ascendente, então é justo dizer que a equipa leonina iniciou a segunda parte do ponto em que tinha deixado o jogo, por altura do descanso. O conjunto verde-e-branco empurrou o Rangers mais para junto da sua baliza e aos 54 minutos esteve novamente perto do golo, com um cabeceamento de Vukcevic que passou bem perto do alvo.

O golo do Sporting parecia próximo, mas a festa foi feita do lado contrário. Jogada rápida de contra-ataque, com Davis a cruzar para o coração da área, onde surgiu Darcheville a empurrar para o fundo da baliza e a comemorar junto dos seus adeptos, que até pareciam adormecidos nesta fase da partida.

O Sporting precisava agora de marcar dois golos e Paulo Bento tentou recuperar o tempo perdido: Yannick Djaló entrava 62 minutos, mais tarde do que devia ter acontecido, ocupando a vaga de Izmailov.

Aos 76 minutos, o jovem internacional Sub-21 português recebeu um passe de Romagnoli dentro da área, mas falhou por pouco o alvo. Pouco depois foi Tonel, na sequência de um livre, a tirar tinta ao poste com um cabeceamento.

A dois minutos do fim, e novamente no contra-golpe, o Rangers até podia ter feito o segundo, mas o substituto Cousin atirou às malhas laterais, com a bola ainda a tocar em Patrício.

Não foi ao minuto 88, foi em período de descontos por Whittaker; mais uma vez numa transição rápida para o ataque, surgiu sozinho na cara do guarda-redes do Sporting e fez o segundo.

A primeira vitória escocesa no reduto do Sporting ditou o adeus português às provas europeias 2007/08.


Por Nuno Travassos, jornalista "Mais Futebol"

Sem comentários: