segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Carlsberg Cup: Liedson marca 3 golos na "chapa 5" do Sporting ao Paços de Ferreira

Com um hat-trick (3 golos) de Liedson, o Sporting goleou o Paços de Ferreira por 5-1, em jogo a contar para a última jornada da 3ª Fase da Carlsberg Cup.

Antes da partida começar os "leões" já sabiam que estavam apurados, mas mesmo assim realizaram uma excelente exibição, e foram a única equipa que fez de tudo para vencer.


Crónica do Jogo:

Mesmo com algumas alterações (Ricardo Baptista na baliza, Pedro Silva na lateral-direita, Ronny na lateral-esquerda, Fábio Rochemback a médio defensivo e Leandro Romagnoli a médio ofensivo), a equipa do Sporting entrou com vontade de resolver o jogo logo nos instantes iniciais.

Mas essa atitude durou apenas 5 minutos, pois o Paços apareceu com uma defesa bem organizada e conseguiu "prender" os "leões" numa bem organizada "teia" defensiva.

Do banco, Paulo Bento pedia cabeça, mas os jogadores do Sporting pareciam aluados, tais eram os erros que cometiam em vários sectores do campo. Os mais flagrantes foram cometidos pelo estreante Ricardo Baptista que, aos 21 e 22 minutos, falhou a saída da baliza, o que poderia ter provocado o primeiro golo dos pacenses.

Com os jogadores leoninos a actuarem devagar e devagarinho, Liedson resolveu "levar" a sua equipa para a frente, e com 2 remates perigosos, mostrou a Cássio que estava disposto a dar os 3 pontos à sua equipa.

Aos 25 minutos, Paulo Sérgio é obrigado a fazer uma dupla substituição, pois 2 jogadores do Paços de Ferreira chocam um com o outro e ficam lesionados.

Com a estratégia adversária "furada", o Sporting aproveita para atacar cada vez mais, e chega ao golo mesmo em cima do minuto 45: passe de Rochemback para Liedson que, com um centro/remate engana Cássio pela primeira vez. O golo é muito estranho, e o avançado brasileiro nem sequer acreditou que a bola pudesse entrar, pois assim que efectuou o remate virou as costas ao lance e só se deu conta que era golo quando os adeptos do Sporting começaram a festejar.

Ao intervalo, Paulo Bento, faz duas alterações, deixando nos balneários Moutinho e Romagnoli, e colocando em campo Adrien Silva e Bruno Pereirinha.

Os médios defensivos entram "a todo o gás" e "fabricam" o segundo tento leonino: Adrien coloca em Pereirinha que, cruza para o interior da grande área, onde aparece Liedson a empurrar para o fundo das redes.

O golo acaba por "adormecer" o Sporting, que começa a permitir rápidos contra-ataques à equipa adversária. Num deles, Cristiano acaba por arranjar espaço e remata para o fundo da baliza de Ricardo Baptista, já depois da bola ter "beijado" a base do poste esquerdo.

O jogo voltava a ser muito lento e monótono até que, aos 66 minutos, Izmailov resolve "acordar o estádio" ao marcar um golão: a uns bons 30 metros da baliza e descaído para o lado esquerdo, o russo atira uma "bomba" que só pára no fundo das redes de Cássio, que nada pôde fazer.

A partir daí, o Paços de Ferreira resolveu "baixar os braços" e o Sporting aproveitou para "treinar". Jogando num ritmo calmo e descontraído, os jogadores leoninos ainda deram mais duas alegrias aos cerca de 6 mil adeptos presentes em Alvalade. Aos 75 minutos, Vukcevic marca o 4-1 e, a dois minutos do fim, Liedson faz "hat-trick" e fecha o marcador nos 5-1.


Nesta fase de grupos da Carlsberg Cup, o Sporting fez 3 jogos, 3 vitórias, 9 pontos e conseguiu um saldo positivo de 8 golos, ficando agora à espera do seu adversário, que será conhecido amanhã por volta da hora do almoço.


Jornalista: João Miguel Pereira

Sem comentários: