O Sporting começou bem 2009, ao vencer o V. Setúbal por 2-0, em jogo disputado ontem à noite no Bonfim e a contar para a 13ª Jornada da Liga Sagres.
Depois de nunca ter conseguido vencer o primeiro jogo do novo ano, Liedson e João Moutinho deram um "pontapé na malapata" e ajudaram o treinador Paulo Bento a quebrar essa "maldição".
Crónica do Jogo:
Sabendo da "maldição" que pairava sobre si, o técnico dos "leões" estruturou para esta partida um onze defensivo, mas com características atacantes.
O Sporting actuava só com um ponta-de-lança (Liedson), mas todos os colegas do meio-campo e até um defesa (Abel) tinham liberdade para subir e atacar a baliza setubalense.
Ainda assim , os primeiros 20 minutos foram dominados inteiramente pelo V. Setúbal, que a viver uma situação difícil na tabela classificativa, ambicionava chegar ao golo o mais depressa possível.
A equipa sadina atacava mas de forma atabalhoada e sem criar qualquer perigo para Rui Patrício, que se limitava a ver as bolas passarem bem longe da sua baliza.
Face a tanta lentidão dos setubalenses, o Sporting carregou no acelerador e o primeiro golo apareceu logo depois, marcado pelo inevitável Liedson.
O Vitória acusou a desvantagem e não mais incomodou o último reduto da equipa leonina, que começou a dominar por completo o jogo.
Por isso, ninguém estranhou a rapidez com que os "leões" chegaram ao segundo tento (quatro minutos depois do primeiro) marcado por João Moutinho.
A partir daqui a partida entrou numa toada morna e sem motivos de interesse, a não ser um livre directo de Daniel Carriço (que passou a poucos centimetros da baliza de Bruno Vale) e um remate perigoso do "apagado" Vukcevic.
Na segunda parte, mais do mesmo, ou seja, o Vitória não conseguia passar do meio-campo, enquanto o Sporting geria o resultado e o plantel.
Com tamanha apatia de parte a parte, o árbitro resolveu animar o jogo, e começou a distribuir cartões amarelos por todos os jogadores leoninos, o que enfureceu Paulo Bento e a centena de adeptos leoninos que seguiam, nas bancadas, as incidências da partida.
A 5 minutos do fim, os setubalenses reclamam grande penalidade, mas Olegário Benquerença manda seguir o jogo. Nas imagens televisivas vê-se que há falta de Andresson Polga sobre Leandro Carrijo mas fora da grande área.
Talvez por ter percebido que se tinha "equivocado" no lance anterior, o juiz da partida resolve escrever mais uma página da "guerra" Árbitros/Paulo Bento, e em 2 minutos expulsa Daniel Carriço, com dois cartões amarelos a castigarem duas faltas inexistentes.
Com este resultado, o Sporting "cola-se" ao Benfica na liderança da Liga Sagres, passando assim a pressão para os rivais lisboetas.
Jornalista: João Miguel Pereira
Foto: Mais Futebol
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário