domingo, 25 de janeiro de 2009

Liga Sagres: Sporting empata na Choupana e atrasa-se na luta pelo título

O Sporting voltou a marcar passo na luta pela liderança da Liga Sagres, ao não conseguir mais do que um empate (1-1) com o Nacional da Madeira, em jogo da 15ª Jornada da principal prova do futebol português.

Este resultado coloca os "leões" na terceira posição com os mesmos pontos do Benfica (2º) e menos um que o novo líder, F.C. Porto.

Crónica do Jogo:

Já com o sol a desaparecer atrás da montanha (coisa rara na Choupana), as duas equipas entraram em campo dispostas a proporcionar um bom espectáculo de futebol.

Na véspera, Manuel Machado e Paulo Bento tinham trocado "galhardetes", e cedo se percebeu que os jogadores iriam fazer o mesmo.

Com um futebol pouco vistoso mas muito aguerrido, as equipas lá iam tentando chegar à baliza contrária, mas os avançados estavam apáticos, e desperdiçavam as raras oportunidades de golo.

Porém, aos 7 minutos, o Nacional faz aquela que pode ser considerada a melhor jogada da partida: cruzamento de Patacas para o lado esquerdo, onde aparece Néne, que sem deixar cair a bola não chão, faz uma grande "cartola" a Rui Patrício, que só teve hipótese de olhar para o esférico a entrar na sua baliza.

Estava feito o primeiro golo da partida, e pela cabeça dos espectadores teve ter passado a mensagem que Manuel Machado proferiu na véspera: "O Nacional não tem medo do Sporting e vai jogar para ganhar, porque a minha equipa não é inferior à do adversário".

Realmente, o Nacional jogava de igual para igual com os "leões", criando até as melhores oportunidades, com jogadas rápidas e variações de flanco.

Só à passagem do 20º minuto é que o Sporting conseguiu "soltar-se" um pouco mais, e começou a criar perigo perto da baliza de Bracalli. Primeiro, com um remate de Liedson, que passou a centímetros do poste; depois, com uma jogada fantástica de Vukcevic, que só não deu golo porque o montenegrino atrapalhou-se com o esférico.

Aos 30 minutos, Fábio Rochemback testou as luvas de Bracalli ao rematar forte para uma grande defesa do guardião brasileiro.

Pouco depois os pupilos de Manuel Machado poderiam ter "matado" o jogo, mas Néne não conseguiu repetir o êxito que teve aos 7 minutos. Não se tratou de mais um chapéu, mas sim de um lance mais "fácil" de ser concretizado: uma grande penalidade. Novo cruzamento de Patacas, para a grande área, e empurrão de Abel sobre Néne, quando este se preparava para rematar. O árbitro, que estava bem colocado, não teve dúvidas e assinalou o castigo máximo, que o avançado nacionalista desperdiça, permitindo a defesa do guarda-redes Rui Patrício.

Quando já toda a gente pensava que o resultado ao intervalo seria de 1-0, Patacas resolve "oferecer um brinde" à equipa adversária, ao atrapalhar-se com a bola na zona defensiva e mesmo em frente a Liedson, que "agarrou" no esférico e passou para Vukcevic fazer o empate.


Na segunda parte, o Sporting entrou melhor e logo no primeiro minuto, o avançado montenegrino faz mais um remate com muito perigo.

Mas, pouco depois, acontece o lance que pode ter mudado o rumo dos acontecimentos: numa disputa de bola, Vukcevic e Ruben Micael saltam para tentar ganhar o lance, mas acabam por chocar com as cabeças, ficando o jogador leonino inanimado. Rapidamente assistido pela equipa médica, o montenegrino recupera os sentidos e é conduzido ao hospital do Funchal, de onde recebeu alta às primeiras horas da madrugada.

A partir do momento da lesão de Vukcevic até ao fim dos 90 minutos, o Sporting passou a ser uma equipa inofensiva, que não tinha chama, nem arte, para ultrapassar a bem organizada formação madeirense.

Paulo Bento tentava de tudo, com as entradas de Pereirinha e Derlei, mas nada fazia os jogadores voltarem ao ritmo imposto nos primeiros minutos do segundo tempo.

Com tanta apatia do lado contrário, os "alvinegros" aproveitam para montar um cerco em redor da baliza leonina, e durante alguns minutos assistiu-se a um "massacre": remate ao lado de Ruben Micael (aos 66 minutos), dois cruzamentos/remates de Néne, que foram para fora (aos 68' e 72'), "bomba" de Patacas, que Rui Patrício defendeu (aos 70') e jogada fabulosa de Miguel Fidalgo, que Polga cortou in extermis (aos 76').

Só nos descontos é que o Sporting voltou a pressionar a baliza nacionalista, com um cabeceamento de Carriço e um remate de João Moutinho que Bracalli defendeu, mantendo assim um empate que atrasa o Sporting na luta pelo título, mas mantêm o Nacional na corrida por um lugar na Taça Uefa.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: Mais Futebol

1 comentário:

Unknown disse...

Caros Amigos

O Sporting PlanetaPortugal vêm convidar-vos, a todos, para participarem numa nova funcionalidade que acabamos de inaugurar.
Criámos várias Colunas Temáticas no nosso Portal onde todos os sportinguistas podem inscrever os seus artigos podendo usar como recurso,além de texto, imagens e video.
Para inserirem os vossos artigos deverão clicar em "Publica aqui o teu artigo que está do lado direito em http://sporting.planetaportugal.com
Para tal basta registarem-se no nosso portal para terem acesso à consola e têm à disposição as seguintes colunas:

O Aselha de Ouro:
Uma coluna que pretende investigar e dar a conhecer aqueles que foram, os jogadores "flop" do Sporting Clube de Portugal.

O Olheiro:
Esta coluna pretende tornar cada um de vós num Olheiro espalhado pelo mundo que ajudem a encontrar jogadores válidos para o nosso Clube. O Sporting Clube de Portugal irá receber os vossos textos.

Táctica de Bancada:
Aqui poderão colocar os vossos artigos que abordem toda a parte técnica , desde a táctica utilizada pelo nosso treinador, aos métodos de treino, motivação psicológica, desenvolvimento técnico.

Faz-me Rir:
Não podíamos deixar de ter um apontamento justo de Humor. Assim o convite que vos é feito, passa por publicar textos, imagens ou vídeos que espalhem a boa disposição por quem os vai lêr.

O Homem da Nota:
"O Homem da Nota" pretende ser a coluna onde abordaremos todos os aspectos financeiros do Clube. Desde Orçamentos, políticas económicas do clube, passivo etc.

Eu não cabia em mais lado nenhum:
Para generalizar este espaço pretende ser completamente Off-Topic podendo o nosso membro escrever aqui um artigo sobre a formação no nosso clube, outros desportos, arbitragens etc ou podendo mesmo sair do domínio do futebol e podendo falar da crise que assola o mundo inteiro ou aquilo que bem se lembrarem

Estado de Alma:
A Coluna onde o Sportinguista expressa o seu estado emocional relativamente ao Sporting a cada momento do nosso percurso do campeonato.

Sportingciclopédia:
Este espaço está destinado a criar artigos Históricos sobre o nosso Sporting ou jogadores do nosso Clube.

As regras são simples:


1 º - Deverá sempre ser o autor do texto a fazer a publicação do mesmo.

2 º - Se for proprietário de um Blog e quiser publicar aqui um texto que já tenha publicado no seu blog, pode fazê-lo desde que seja o autor do mesmo. Neste caso poderá se quiser colocar no fim do texto um link do seu blog informando que o mesmo texto já foi lá publicado também.

3 º - Todos os artigos são alvo de análise por parte dos moderadores de modo a verificar que os mesmos contém os critérios necessários para serem publicados no nosso Portal.

4 º - Todos os artigos publicados no portal terão um imediato link no Fórum onde poderão ser discutidos em âmbito de Fórum.


Esperamos que apreciem esta nova funcionalidade que é feita para todos vós.

Fica um grande abraço

Sporting PlanetaPortugal