sábado, 28 de fevereiro de 2009

Liga Sagres: F.C. Porto e Sporting empatam e voltam a baralhar as contas

F.C. Porto e Sporting não foram além de um empate a zero, no encontro mais aguardado da 20ª Jornada da Liga Sagres.

Este resultado beneficia o Benfica, que passa a ter 2 pontos de vantagem sobre o Sporting, ficando também há apenas 2 pontos da liderança, que continua a ser ocupada pelo F.C. Porto.


Crónica do Jogo:

Apesar de ambos os treinadores terem dito que esta partida não iria decidir nada, os dois conjuntos entraram em campo muito cautelosos e receosos de sofrerem um golo.

O jogo desenrolava-se a meio campo, e tanto Hélton como Tiago não passavam de meros espectadores, pois as bolas raramente chagavam às grandes áreas.

Durante toda a primeira parte, os remates perigosos foram escassos, e só Bruno Alves (em dois livres directos) e Liedson é que conseguiram assustar os dois guardiões. O Levezinho até fez a bola embater com estrondo no poste esquerdo da baliza de Hélton.

Na segunda parte o cariz do jogo não se alterou e foram de novo Bruno Alves e Liedson os homens mais perigosos, com remates que não passaram muito longe das redes adversárias.

Durante estes segundos 45 minutos, há a destacar ainda 4 faltas muito duras sobre Derlei, não tendo o árbitro mostrado qualquer cartão amarelo; e um "desaguizado" entre Christian Rodriguéz, Fábio Rochemback, Tiago e Tarik Sektioui, que acabou com a mostragem do cartão amarelo ao uruguaio do F.C. Porto.

No fim de contas, o "clássico" acabou por não decidir nada, mantendo-se o F.C. Porto na liderança isolada e o Sporting no terceiro lugar, agora sem a companhia do Benfica que se isolou na 2ª posição.

Depois dos grandes terem jogado entre si, o F.C. Porto fica na frente, mas certamente que terá que contar até ao final com a feroz perseguição de Benfica e Sporting, que tudo irão fazer para desalojar os portistas da liderança da Liga Sagres.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: A Bola

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Liga dos Campeões: Leões mostraram as garras, mas o Bayern estava "braváro" de mais

Como já é tradição, o Sporting voltou a não conseguir vencer uma equipa alemã, ao sair derrotado do encontro com o Bayern Munique por 5-0, disputado esta noite no Estádio de Alvalade.

Com este resultado, os "leões" estão completamente afastados dos Quartos-de-Final desta edição da Liga dos Campeões.


Crónica do Jogo:

Apesar do resultado final, a partida começou por ser equilibrada, com o Sporting a atacar bastante e o Bayern a contra-atacar com muito perigo.

Aos 11 minutos, Polga tira o guarda-redes do caminho e remata para a baliza deserta, só que Lahm foi "mais rápido que a própria sombra" e consegue desviar a bola em cima da linha de golo.

Durante toda a primeira parte, Abel, Caneira, Romagnoli e Derlei tentaram inaugurar o marcador, mas os remates saiam sempre sem a direcção desejada.

E como tantas vezes acontece, quem não marca sofre, e aos 42 minutos, Frank Ribéry consegue introduzir a bola na baliza de Tiago, aproveitando um mau passe de Derlei.


Na segunda parte, o Sporting voltou a entrar "a todo o gás", mas a pontaria continuava a ser o "calcanhar de Aquiles" da equipa leonina.

Nos primeiros 10 minutos, Abel e Derlei ainda tentaram o empate, mas o guarda-redes Rensing conseguiu defender os remates dos jogadores "verde e brancos".

Aos 56 minutos, o Bayern e o árbitro Bertrand Layec decidem acabar com o jogo e com a eliminatória: Marco Oddo faz uma arrancada pela esquerda, cruza para a grande área, onde aparece Luca Toni a amortecer para a entrada de Miroslav Klose, que marca com a barriga. No entanto, na altura do "amortecimento" do avançado italiano, o seu colega estava em fora-de-jogo, situação que o juiz francês deixa passar em claro.

O segundo golo da equipa alemã acabou com a resistência dos jogadores do Sporting, e a partir daí, o jogo teve um único sentido: a baliza de Tiago.

Aos 63 minutos, o Bayern chega ao 0-3, por intermédio de Frank Ribéry, que transformou da melhor maneira uma grande penalidade, assinalada por falta de Fábio Rochemback sobre Luca Toni.

O mesmo Luca Toni a 6 minutos do fim e no último minuto marca dois golos, "selando" por completo uma eliminatória que há muito tinha ficado decidida.


Ao Sporting resta fazer uma boa exibição e um bom resultado na 2ª Mão, para sair em beleza desta edição da Liga dos Campeões, a primeira onde que os "leões" conseguiram atingir os Oitavos-de-Final.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: A Bola

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Liga Sagres: Sporting vence Benfica por 3-2 e passa a partilhar o 2ºlugar com os "encarnados"

O Sporting venceu esta noite o Benfica por 3-2, em jogo a contar para a 19ª Jornada da Liga Sagres, e voltou a reentrar na luta pelo titulo.

Em jogo disputado em Alvalade, os "leões" não deram hipótese ao seu adversário, que se apresentou algo nervoso e apático.

Crónica do Jogo:

Obrigado a vencer, para não se atrasar irremediavelmente da luta pelo título, o Sporting entrou na partida "a todo o gás", criando vários lances de perigo para a defensiva do Benfica.

Aos 11 minutos, os "leões" materializaram esse ascendente com um golo espectacular de Liedson: remate de "trivela" para o canto superior esquerdo da baliza de Moreira.

Com Pablo Aimar desastrado no ataque e David Luiz muito nervoso na defesa, o Benfica só conseguiu chegar perto da grande área adversária aos 24 minutos, num cabeceamento ao poste de Yebda, depois de um excelente passe de Reyes.

Este lance teve o condão de acordar as "águias" e adormecer os "leões", tornando o jogo completamente diferente.

O Benfica começou a atacar mais e, aos 37 minutos, chega ao golo, após uma jogada brilhante de Suazo que já dentro da grande área é derrubado por Polga. O árbitro assinala grande penalidade e Reyes com toda a calma faz o empate.

Pouco depois, Izmailov remata à baliza, mas a bola é interceptada por Maxi Pereira com a mão. No entanto, Olegário Benquerença nada assinala, mandando prosseguir com o jogo.

O intervalo chegava, e o marcador registava um empate, facto que satisfazia mais os adeptos "encarnados", que iam fazendo a festa nas bancadas de Alvalade.

A segunda parte começou como a primeira, ou seja, com o Sporting lançado no ataque à procura do 2º golo, que chegou dois minutos depois, marcado por Derlei, que aproveitou uma atrapalhação da defesa "encarnada".

A partir daqui, os "leões" começaram um autêntico "vendaval" de ataques e contra-ataques, que o Benfica ia defendendo como podia.

Só que, aos 82 minutos, David Luiz e Sidnei não conseguem segurar o irrequieto Bruno Pereirinha, que cruza para a grande área, onde aparece Liedson a encostar a cabeça à bola, fazendo o 3º golo do Sporting.

O Benfica ainda tentou reagir mas já era tarde para dar a volta ao resultado. Mesmo assim, no último minuto, Óscar Cardozo ainda reduziu para as "águias" com um belo golpe de cabeça, depois de um cruzamento "com régua e esquadro" de Maxi Pereira.

Com este resultado, o Sporting volta a reentrar na luta pelo título, e ganha uma motivação extra para os próximos 2 jogos: Bayern Munique (4ª Feira) e F.C. Porto (Domingo).

Já o Benfica interrompe uma série de 9 partidas sem perder, e tem uma semana para preparar o encontro da próxima jornada, com o surpreendente Leixões, que se vencer o Belenenses, na segunda-feira, iguala "leões" e "águias" no 2º lugar do campeonato.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: A Bola

Liga Sagres: Há 15 anos que um Sporting - Benfica não valia tanto

Há 15 anos que um Sporting-Benfica no Estádio de Alvalade, na 2ª Volta do campeonato português, não valia tanto como o de hoje.

A última vez que os velhos rivais discutiram o título no campo dos "leões" foi no célebre 14 de Maio de 1994. Nessa noite fria e chuvosa, o jogo teve também uma chuva de golos, mais concretamente 9, tendo o Benfica vencido por 6-3 (com um hat-trick de João Vieira Pinto) e dado um passo de gigante rumo ao título.

15 anos depois, a noite de 21 de Fevereiro também pode ser decisiva, mais para o Sporting do que para o Benfica, pois se os "leões" perderem ficarão a 7 pontos da liderança, algo que será muito difícil de anular, mesmo tendo ainda um jogo com o F.C. Porto.

Logo mais, pelas 22h00, veremos quem se ficará "a rir": Sporting, Benfica, ou eventualmente F.C. Porto, caso o derby acabe empatado.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: A Bola

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Sporting: Paulo Bento afirma que o Benfica é "uma equipa de qualidade e organizada"

O treinador do Sporting, Paulo Bento, esteve hoje na sala de imprensa da Academia de Alcochete para fazer a antevisão do derby de amanhã com o Benfica.

O técnico leonino começou por dizer que "o Sporting pensa sempre em vencer. Aliás, um treinador de futebol pensa sempre em vencer. Prepara sempre a sua equipa com o intuito de vencer. Agora, pode haver adversidades. Sabemos que o Benfica nos vai colocar dificuldades, mas nós também temos jogadores capazes de desequilibrar jogos".

De seguida, os jornalistas pediram a Paulo Bento para ser mais específico sobre as dificuldades que o Benfica poderia causar à formação leonina, e o técnico explicou que "o Benfica é uma equipa de qualidade, organizada e que, no momento, leva 3 pontos de vantagem. Vai jogar mais descontraída porque um empate também lhes serve. Além disso, joga bem no contra-ataque, uma das armas que se costuma utilizar nos jogos fora, tem jogadores rápidos, e costuma decidir os jogos em lances de bola parada, fazendo uso dos seus jogadores de elevada estatura, especialmente os defesas".

O treinador leonino acrescentou ainda que "o Sporting também tem as suas armas. Acima de tudo temos de estar conscientes das dificuldades, e isso, obriga-nos a entrar em campo concentrados e motivados para vencer. Temos que ser corajosos e optimistas. Sabemos que do outro lado está uma grande equipa, mas nós também somos grandes e queremos ficar com os 3 pontos".

Paulo Bento terminou a conferência de imprensa divulgando a lista de convocados. Rui Patrício, Miguel Veloso e Adrien Silva não fazem parte dos planos leoninos por se encontrarem lesionados.

Após o almoço, o Sporting entrou em estágio (na Academia de Alcochete) até à hora do jogo (20h00) de amanhã, no Estádio Alvalade Séc. XXI.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: A Bola

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Sporting: Simon Vukcevic também acredita que "não ha favoritos" para o derby do próximo sábado

O avançado montenegrino do Sporting, Simon Vukcevic, disse hoje em conferência de imprensa, que "não há favoritos" para o jogo do próximo sábado com o Benfica.

O jogador leonino adiantou ainda que "uma vitória dará moral e confiança para os difíceis encontros com o Bayern [para a Liga dos Campeões] e com o F.C. Porto [para a Liga Sagres]".

Quando os jornalistas pediram ao montenegrino, uma opinião sobre o árbitro do jogo (Olegário Benquerença), Vukcevic disse apenas que "sou jogador e estou aqui para falar sobre o jogo. A arbitragem não interessa. Não podemos mudar as opiniões dos árbitros, por isso se eles entenderem não marcar um penalty a nosso favor, ou marcar mal um fora-de-jogo, marcam, e ninguém vai mudar isso".

O avançado do Sporting disse também que "a vitória sobre o Belenenses foi muito importante para nós. Agora se ganharmos ao Benfica ficamos com o segundo lugar, e se vencermos a seguir o F.C. Porto, temos grandes hipóteses de sermos campeões".

Vukcevic "fechou" a conferência de imprensa dizendo que "os desentendimentos com o mister estão ultrapassados, e o que interessa agora é o presente. Estou aqui, muito satisfeito, e espero ajudar a equipa a conseguir os seus objectivos."


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: A Bola

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Sporting: Filipe Soares Franco afirma que não admite "perder com o Benfica"

O presidente do Sporting, Filipe Soares Franco, disse esta tarde, numa improvada conferência de imprensa, que não admitia "perder com o Benfica".

O líder leonino esteve no Estádio Universitário, para assinar um acordo com a Fundação Inatel, e à margem da assinatura desse acordo referiu que estava "convicto que o Sporting vai ser campeão. Mas para isso acontecer é preciso que os sportinguistas encham o Estádio, pois só com o apoio dos adeptos é que os jogadores conseguem os seus objectivos".

Quando os jornalistas lhe perguntaram quem será o favorito para este jogo, Soares Franco respondeu que não sabe se há "um favorito", acrescentando que "essas coisas do favoritismo não interessam. Muitas das vezes não é o favorito que ganha. Na primeira volta nós também eramos favoritos, porque tinhamos mais 4 pontos que o Benfica, e na realidade perdemos. Por isso, não quero falar de favoritismos. Aquilo que posso dizer é que o Sporting vai fazer de tudo para ganhar este derby".

Sobre a nomeação de Olegário Benquerença para o jogo com o Benfica, o presidente dos leões afirmou apenas que "o Sporting não fala sobre esta ou aquela nomeação. O que o Sporting quer, é o que todos os amantes da verdade desportiva querem, ou seja, um árbitro isento, eficaz, eficiente e, sobretudo, honesto".

Filipe Soares Franco afirmou ainda que é a favor da "implementação das novas tecnologias no Mundo do futebol, e o Sporting já mostrou isso, publicamente, há 3 anos. Nessa altura o Dr. Miguel Ribeiro Teles escreveu no jornal do Sporting 2 artigos sobre essa matéria, onde dizia que as novas tecnologias eram necessárias para bem do futebol. Agora não se vai implementar isso, porque o Sporting quer, ou porque os adeptos aprovam. Temos que ir com calma e a coisa tem que percorrer os seus trâmites".

O presidente leonino concluiu a conversa com os jornalistas dizendo que "a melhor forma de ganharmos a "batalha" das tecnologias é termos as federações do nosso lado, para levarem o assunto à FIFA. É preciso lobbies. E antes que alguém diga alguma coisa, deixem-me referir que os lobbies são bons quando se quer fazer alguma coisa nobre, quando se quer avançar para aquilo que é justo e verdadeiro".


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: A Bola

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Liga Sagres: Sporting vence no Restelo e reentra na luta pelo título

O Sporting regressou à vitórias na Liga Sagres, ao derrotar (2-1) o Belenenses, em partida referente à 18ª Jornada da maior prova do futebol português.

Com este resultado, os "leões" alcançam o Benfica na 2ª posição, colocando pressão nas "águias", que só amanhã jogam a sua partida desta ronda.

Crónica do Jogo:

Após um empate (0-0 com o Trofense) e uma derrota (2-3 com o Sp. Braga), o Sporting precisava de vencer esta partida, sob pena de se atrasar irremediavelmente da luta pelo título.

Por isso, Paulo Bento apostou numa equipa ofensiva, com Derlei e o regressado Liedson na frente de ataque.

Na primeira parte, o Sporting dominou por completo os acontecimentos, e só não conseguiu marcar porque Júlio César fez uma brilhante exibição entre os postes.

Já o Belenenses, a única coisa que conseguiu nos primeiros 45 minutos foi a "colecção" de várias faltas e alguns cartões amarelos.

Porém, na segunda parte, tudo mudou, porque Jaime Pacheco resolveu tirar um médio (Silas) para colocar um avançado (Saúlo).

Tal alteração deu frutos, já que aos 52 minutos, o recém-entrado avançado cruza para Marcelo, e este em posição irregular (?) marca o primeiro golo do jogo.

Durante os minutos seguintes, o Sporting andou perdido e a equipa do Restelo teve um par de boas oportunidades para ampliar a vantagem, mas os "azuis" estavam com a pontaria desafinada.

Sem saber o que fazer, Paulo Bento resolve realizar a substituição da "praxe", ou seja, a perder tira-se um jogador das linhas atrasadas, para colocar mais um avançado.

Neste caso, não foi um mas sim dois: Yannick Djaló e Hélder Postiga, que entraram para os lugares de Fábio Rochemback e Derlei, respectivamente.

Estas substituições mudaram por completo o rumo do jogo. O Sporting começou a impor velocidade no seu jogo e a importunar cada vez mais o guardião Júlio César.

Aos 75 minutos, Yannick Djaló resolve fintar 3 defesas do Belenenses, ganhar a linha de fundo e cruzar rasteiro para Vukcevic fazer o empate.

Motivados pelo golo, os "leões" voltam a fazer um cerco à baliza dos homens da casa e, pouco depois, o 2º golo aparece, marcado por Hélder Postiga, que aproveita um deslize da defesa contrária.

Até ao apito final, Yannick Djaló (um dos melhores em campo) ainda teve nos pés o 1-3, mas o remate saiu a centímetros do poste esquerdo da baliza do Belenenses.


Com esta vitória, o Sporting passa a ter os mesmos pontos que Benfica e Leixões, embora os "encarnados" ainda não tenham realizado o seu jogo da 18ª Jornada.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: A Bola

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Liedson assegura que se "sente português" e que "nada" o irá impedir de "alinhar na selecção portuguesa"

O avançado do Sporting, Liedson, assegurou que se "sente português" e que "nada" o irá impedir de "alinhar na Selecção Nacional".

Em recente entrevista à Sportv (transmitida hoje), o jogador leonino referiu que todos os jogadores "sonham em jogar por um país", mesmo que não seja o de origem.

Liedson diz também que decidiu pedir o passaporte português depois de ver "que o Sporting e muitas pessoas de lá" gostavam dele.

O avançado revela que "quando estiver tudo direitinho" quer vestir o equipamento nacional, acrescentando que está consciente que isso irá depender "das pessoas que estiverem à frente da selecção portuguesa nessa altura".

No final da entrevista, o jogador leonino deixou ainda uma mensagem ao povo brasileiro: "Quero dizer a todos que nunca vou deixar se ser brasileiro e serei brasileiro até ao fim da vida. Mas um profissional de futebol quer sempre mais, e se na selecção canarinha não tenho lugar, vou tentar a minha sorte noutro lado. Claro que os avançados da selecção brasileira têm o direito de estar lá, porque souberam aproveitar as oportunidades que tiveram. Por isso, como também vou ter uma oportunidade, quero agarra-la, pois a única coisa que muda é a cor da camisa, porque o sentimento é igual".


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: A Bola

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Liga Sagres: Sporting perde com Sp. Braga e vê "comboio do título" cada vez mais longe

O Sporting sofreu um rude golpe na corrida ao titulo, depois de ter perdido com o Sp. Braga por 2-3, em jogo a contar para a 17ª Jornada da Liga Sagres.

Com este resultado, os "leões" caem para o 4º lugar (com os mesmos pontos do Leixões, que ocupa a 3ª posição), enquanto os bracarenses sobem ao 6º posto, com os mesmos pontos do Nacional.

Crónica do jogo:

Tendo em conta que não ia ser um jogo fácil, que os outros dois candidatos ao título jogavam entre si, e que ambos tinham vencido o Sp. Braga, Paulo Bento apostou numa equipa pouco ambiciosa, pois colocou em campo apenas 1 avançado (Derlei), deixando Tíui no banco e enviando Hélder Postiga para a bancada.

Já o Sp. Braga apostava no seu 4x3x3 habitual com uma novidade na defesa: André Leone, que integrou a lista de convocados pela 1ª vez.

O primeiro momento de perigo aconteceu aos 10 minutos e foi protagonizado por Vukcevic. Depois de se desembaraçar de dois defesas, o montenegrino entrou na área e preparava-se para rematar. No entanto, Evaldo apercebeu-se da situação e rapidamente se colocou entre o atacante do Sporting e a baliza de Eduardo, conseguindo interceptar o esférico.

A partir deste momento, o Sp. Braga cresceu e pouco depois poderia ter chegado ao golo, mas Renteria, só com Rui Patrício pela frente, rematou contra o guardião leonino.

Aos 20 minutos, Vandinho isola-se pela direita e cruza para Meyong; o camaronês, vendo Luís Aguiar em melhor posição, deixa passar a bola para o seu colega que, no entanto, remata ao lado.

Durante toda a primeira parte, o Sporting tentou reagir à supremacia do adversário, mas os únicos lances que criava, eram inofensivos cruzamentos que Eduardo ora agarrava, ora deixava sair pela linha de fundo.

Ao intervalo, registava-se um nulo e Paulo Bento mandou aquecer Miguel Veloso, que parece já ter ultrapassado o "trauma" de não ter ido jogar para a Liga Inglesa.

A segunda parte começou como terminou a primeira, isto é, com os bracarenses a atacarem sistematicamente a baliza de Rui Patrício.

Aos 59 minutos, acontece o primeiro golo da partida: depois de uma bela jogada pelo lado direito do Sp. Braga, a bola é cruzada para a grande área; no meio de um "cacho" de jogadores, o esférico é rematado ao poste, regressando ao "molho de jogadores", de onde é chutado contra Izmailov, ficando a "pingar" dentro da pequena área; Derlei, vendo a "redondinha" à sua mercê, tenta afasta-la, mas acaba por rematar ao contrário (para trás) e introduz a bola na sua própria baliza.

Dez minutos depois, o Sporting consegue o empate, após o mesmo Derlei ter aproveitado um cruzamento da esquerda, e um corte atabalhoado (e com a mão) de um defesa bracarense.

A partir do golo da igualdade, o Sp. Braga volta novamente a crescer e, aos 70 minutos, Alan poderia ter desfeito o empate, mas o chapéu a Rui Patrício foi de "aba larga" e a bola acabou por ir parar à bancada.

Os bracarenses atacavam cada vez mais e previa-se que poderiam chegar ao segundo golo a qualquer momento. E, finalmente, aos 82 minutos, os pupilos de Jorge Jesus poderam festejar o golo, depois de Luís Aguiar ter "arrastado" dois defesas do Sporting e servido Renteria que, completamente isolado, não teve dificuldade em rematar para o fundo da baliza.

Apesar de faltarem apenas 8 minutos, ainda houve tempo para os bracarenses marcarem mais um golo, por intermédio de Márcio Moissoró: bela jogada pelo lado esquerdo de Renteria, que serve Luís Aguiar; o uruguaio remata, a bola é salva em cima da linha de golo por Daniel Carriço e sobra para o lado esquerdo, onde aparece o avançado ex-Marítimo a acreditar que conseguiria fazer o golo, apesar de ter um ângulo muito reduzido; Vukcevic ainda tentou evitar o tento, mas o auxiliar avisou que a bola já tinha ultrapassado (na sua totalidade) a linha de baliza.

Com o marcador a registar 1-3, muitos adeptos começaram a abandonar Alvalade, não tendo assistido ao 5º golo da noite, marcado por Izmailov, que mesmo assim não chegou para salvar a sua equipa de mais uma derrota em casa.


Jornalista: João Miguel Pereira

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Liga Sagres: Sporting empata na Trofa e atrasa-se na perseguição a Benfica e F.C. Porto

O Sporting voltou a somar mais um empate (0-0) na Liga Sagres, após não ter conseguido marcar golos ao Trofense, em partida da 16ª Jornada da principal prova do futebol português.

Com este resultado, os "leões" podem manter-se na terceira posição, mas mais longe dos velhos rivais, se estes vencerem os seus encontros.

Crónica do Jogo:

Sabendo que o Trofense já tinha "roubado" pontos aos outros dois "grandes", o Sporting entrou em campo com vontade de resolver cedo a questão dos 3 pontos.

A equipa leonina atacava muito, enquanto os homens da casa iam aliviando o perigo de forma atabalhoada mas eficaz.

Com meia hora de jogo, o Sporting já tinha conquistado 7 cantos (nos 90 minutos conseguiu 21) e tinha feito mais de uma dúzia de remates, mas nada conseguia transpor a defesa trofense e o guarda-redes Paulo Lopes (o melhor em campo).

Nesta fase, os jogadores leoninos eram os grandes protagonistas mas, o árbitro Nuno Campos (que substituiu o lesionado João Ferreira) resolve "roubar" o protagonismo e, em poucos minutos, não assinala duas grandes penalidades (uma para cada lado). É certo que o campo estava escorregadio, que chovia muito na altura, que os lances são duvidosos, mas se os adeptos viram (cremos, pela reacção) o árbitro tinha mais que a "obrigação" de os ver e marcar. Fora estes "pequenos" lapsos, o homem do apito passou despercebido durante o restante tempo.

Ao intervalo, registava-se um 0-0 apesar do Sporting ter feito cerca de 20 remates e conquistado uma dezena de cantos.


Na segunda parte, mais do mesmo, ou seja, a equipa leonina a atacar muito e o Trofense a defender na mesma medida.

João Moutinho, Simon Vukcevic, Derlei, Marat Izmailov e Liedson tentaram de todas as formas chegar à baliza de Paulo Lopes, mas isso revelava-se uma tarefa quase impossível.

Neste segundo tempo, só por três vezes o Sporting conseguiu ultrapassar a defensiva contrária e criar perigo perto da linha de baliza: remate de Izmailov para o fundo das redes, mas em posição de fora-de-jogo; "bicicleta" de Liedson à barra; e mais uma jogada do Levezinho que cabeceia para a baliza, a bola ia a entrar, mas no último momento Izmailov, também de cabeça, resolve tocar no esférico e impedir a sua equipa de festejar o golo, pois encontrava-se em posição irregular.

Até ao apito final, o Sporting ainda fez mais uma "mão cheia" de remates, mas Paulo Lopes e a defesa do Trofense (nomeadamente Areias e Tiago Pinto) estiveram sempre intransponíveis.


Depois de um empate na Choupana, o Sporting "colecciona" mais um mau resultado fora de portas, podendo ver Benfica e F.C. Porto afastarem-se um pouco mais na classificação da Liga Sagres.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: João Abreu Miranda, fotojornalista "Lusa"