domingo, 15 de fevereiro de 2009

Liga Sagres: Sporting vence no Restelo e reentra na luta pelo título

O Sporting regressou à vitórias na Liga Sagres, ao derrotar (2-1) o Belenenses, em partida referente à 18ª Jornada da maior prova do futebol português.

Com este resultado, os "leões" alcançam o Benfica na 2ª posição, colocando pressão nas "águias", que só amanhã jogam a sua partida desta ronda.

Crónica do Jogo:

Após um empate (0-0 com o Trofense) e uma derrota (2-3 com o Sp. Braga), o Sporting precisava de vencer esta partida, sob pena de se atrasar irremediavelmente da luta pelo título.

Por isso, Paulo Bento apostou numa equipa ofensiva, com Derlei e o regressado Liedson na frente de ataque.

Na primeira parte, o Sporting dominou por completo os acontecimentos, e só não conseguiu marcar porque Júlio César fez uma brilhante exibição entre os postes.

Já o Belenenses, a única coisa que conseguiu nos primeiros 45 minutos foi a "colecção" de várias faltas e alguns cartões amarelos.

Porém, na segunda parte, tudo mudou, porque Jaime Pacheco resolveu tirar um médio (Silas) para colocar um avançado (Saúlo).

Tal alteração deu frutos, já que aos 52 minutos, o recém-entrado avançado cruza para Marcelo, e este em posição irregular (?) marca o primeiro golo do jogo.

Durante os minutos seguintes, o Sporting andou perdido e a equipa do Restelo teve um par de boas oportunidades para ampliar a vantagem, mas os "azuis" estavam com a pontaria desafinada.

Sem saber o que fazer, Paulo Bento resolve realizar a substituição da "praxe", ou seja, a perder tira-se um jogador das linhas atrasadas, para colocar mais um avançado.

Neste caso, não foi um mas sim dois: Yannick Djaló e Hélder Postiga, que entraram para os lugares de Fábio Rochemback e Derlei, respectivamente.

Estas substituições mudaram por completo o rumo do jogo. O Sporting começou a impor velocidade no seu jogo e a importunar cada vez mais o guardião Júlio César.

Aos 75 minutos, Yannick Djaló resolve fintar 3 defesas do Belenenses, ganhar a linha de fundo e cruzar rasteiro para Vukcevic fazer o empate.

Motivados pelo golo, os "leões" voltam a fazer um cerco à baliza dos homens da casa e, pouco depois, o 2º golo aparece, marcado por Hélder Postiga, que aproveita um deslize da defesa contrária.

Até ao apito final, Yannick Djaló (um dos melhores em campo) ainda teve nos pés o 1-3, mas o remate saiu a centímetros do poste esquerdo da baliza do Belenenses.


Com esta vitória, o Sporting passa a ter os mesmos pontos que Benfica e Leixões, embora os "encarnados" ainda não tenham realizado o seu jogo da 18ª Jornada.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: A Bola

Sem comentários: