domingo, 1 de fevereiro de 2009

Liga Sagres: Sporting empata na Trofa e atrasa-se na perseguição a Benfica e F.C. Porto

O Sporting voltou a somar mais um empate (0-0) na Liga Sagres, após não ter conseguido marcar golos ao Trofense, em partida da 16ª Jornada da principal prova do futebol português.

Com este resultado, os "leões" podem manter-se na terceira posição, mas mais longe dos velhos rivais, se estes vencerem os seus encontros.

Crónica do Jogo:

Sabendo que o Trofense já tinha "roubado" pontos aos outros dois "grandes", o Sporting entrou em campo com vontade de resolver cedo a questão dos 3 pontos.

A equipa leonina atacava muito, enquanto os homens da casa iam aliviando o perigo de forma atabalhoada mas eficaz.

Com meia hora de jogo, o Sporting já tinha conquistado 7 cantos (nos 90 minutos conseguiu 21) e tinha feito mais de uma dúzia de remates, mas nada conseguia transpor a defesa trofense e o guarda-redes Paulo Lopes (o melhor em campo).

Nesta fase, os jogadores leoninos eram os grandes protagonistas mas, o árbitro Nuno Campos (que substituiu o lesionado João Ferreira) resolve "roubar" o protagonismo e, em poucos minutos, não assinala duas grandes penalidades (uma para cada lado). É certo que o campo estava escorregadio, que chovia muito na altura, que os lances são duvidosos, mas se os adeptos viram (cremos, pela reacção) o árbitro tinha mais que a "obrigação" de os ver e marcar. Fora estes "pequenos" lapsos, o homem do apito passou despercebido durante o restante tempo.

Ao intervalo, registava-se um 0-0 apesar do Sporting ter feito cerca de 20 remates e conquistado uma dezena de cantos.


Na segunda parte, mais do mesmo, ou seja, a equipa leonina a atacar muito e o Trofense a defender na mesma medida.

João Moutinho, Simon Vukcevic, Derlei, Marat Izmailov e Liedson tentaram de todas as formas chegar à baliza de Paulo Lopes, mas isso revelava-se uma tarefa quase impossível.

Neste segundo tempo, só por três vezes o Sporting conseguiu ultrapassar a defensiva contrária e criar perigo perto da linha de baliza: remate de Izmailov para o fundo das redes, mas em posição de fora-de-jogo; "bicicleta" de Liedson à barra; e mais uma jogada do Levezinho que cabeceia para a baliza, a bola ia a entrar, mas no último momento Izmailov, também de cabeça, resolve tocar no esférico e impedir a sua equipa de festejar o golo, pois encontrava-se em posição irregular.

Até ao apito final, o Sporting ainda fez mais uma "mão cheia" de remates, mas Paulo Lopes e a defesa do Trofense (nomeadamente Areias e Tiago Pinto) estiveram sempre intransponíveis.


Depois de um empate na Choupana, o Sporting "colecciona" mais um mau resultado fora de portas, podendo ver Benfica e F.C. Porto afastarem-se um pouco mais na classificação da Liga Sagres.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: João Abreu Miranda, fotojornalista "Lusa"

Sem comentários: